SES-TO implanta Projeto PlanificaSUS em municípios da região Ilha do Bananal

Posted On Sexta, 26 Julho 2024 07:22
Avalie este item
(0 votos)
Projeto foca na melhoria da qualidade do atendimentos aos usuários do SUS Projeto foca na melhoria da qualidade do atendimentos aos usuários do SUS

Ação visa melhorar os serviços de saúde da Rede de Atenção Primária e Atenção Especializada, para avançar na assistência ao usuário do SUS

 

 

Por André Araújo

 

Com foco no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e a organização das Redes de Atenção à Saúde, no Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) tem realizado a implantação, na região da Ilha do Bananal, do projeto de Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS). A iniciativa visa aplicar a metodologia voltada para a organização e integração da APS e da Atenção Especializada (AE), para o atendimento dos usuários, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), em regiões de saúde das 27 unidades federativas.

 

No Tocantins, o projeto é realizado em parceria da SES-TO com o Ministério da Saúde (MS), CONASS, Hospital Albert Einstein e Secretarias Municipais de Saúde (SEMUS), contemplando 20 municípios da região da Ilha do Bananal, com realização de encontros periódicos.

 

“Visualizo que esse primeiro momento do PlanificaSUS vem com o objetivo de fortalecer a Atenção de Primária dos Municípios da Ilha do Bananal, conhecer os gestores e responsáveis técnicos correspondentes de seus municípios, melhorando os processos e as linhas de cuidado da rede de acordo com a realidade de cada município. A ideia é que a partir deste piloto, posteriormente estendermos as outras regiões do Estado do Tocantins”, destacou a Assistente Social da SES-TO, Bianca Pereira da Silva.

 

Segundo a gestora do Fundo Municipal de Saúde do município de São Salvador do Tocantins, Tatiana Gomes da Costa, “o PlanificaSUS é uma ferramenta de trabalho que irá nos auxiliar em organizar nossos serviços e aprimorar cada vez mais nossas ações, um marco importante para a Ilha do Bananal”.

 

Para a coordenadora da APS, do município de Araguaçú, Lourena Marra, “colocando esse projeto em prática o resultado final é a melhoria do processo de trabalho, tornando-o mais o qualificado, baseado em diagnósticos, em conhecimento do território e das nossas reais necessidades dos serviços de atenção primária de cada município para uma assistência mais resolutiva aos usuários”.