Equipe atua na proteção dos defensores de direitos humanos
`Poe Vania Machado
Com o intuito de articular ações para fortalecer a rede de proteção aos defensores dos direitos humanos, ambientalistas e comunicadores, representantes do Ministério dos Direitos e da Cidadania foram recebidos na manhã desta quinta-feira, 27, pelo secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira.
“Viemos ao Tocantins para fazer a articulação com as organizações tanto públicas quanto da sociedade civil, para pensar em ações que garantam a segurança desses defensores de direitos humanos, para que assim eles possam continuar atuando na luta deles, nas mais diversas pautas indígenas, quilombolas, a questão da terra, várias temáticas”, explicou Ana Raquel Âmbar, técnica social da entidade Vida e Juventude que executa o programa vinculado ao Ministério.
A técnica social explicou como o programa atua na prática. “Quando fazemos o atendimento ao defensor, verificamos quais as fragilidades que envolvem aquela comunidade e, a partir daí, vamos dialogando com a rede para que, de forma conjunta, consiga contribuir de alguma maneira para reduzir essa situação de risco e vulnerabilidade”, complementa.
“Aqui na Segurança Pública buscamos articular ações não só com o poder público, mas principalmente com a comunidade que está na ponta e que conhece bem a realidade em que vive. Somos entusiastas dos Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social, os Consegs, por acreditar que a segurança pública é responsabilidade de todos. Além disso, o governador Wanderlei Barbosa defende a humanização dos serviços públicos em todas as áreas”, destacou o secretário Wlademir Mota Oliveira.
Também participaram da reunião, a superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda; o subdiretor do Sistema Integrado de Operações (Siop), delegado Anderson Casé; o superintendente de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas da Secretaria da Cidadania e Justiça, Chris Madureira; e a coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Major Tatiane Guastti.
Outras reuniões serão realizadas com as secretarias do Meio Ambiente e da Saúde.