SSP-TO recebe equipe técnica do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Posted On Sexta, 28 Junho 2024 04:26
Avalie este item
(0 votos)
Secretário Wlademir Mota Oliveira recebeu os representantes do Ministério dos Direitos Humanos em seu gabinete Secretário Wlademir Mota Oliveira recebeu os representantes do Ministério dos Direitos Humanos em seu gabinete Foto Vania Machado

Equipe atua na proteção dos defensores de direitos humanos

 

 

`Poe Vania Machado

 

 

Com o intuito de articular ações para fortalecer a rede de proteção aos defensores dos direitos humanos, ambientalistas e comunicadores, representantes do Ministério dos Direitos e da Cidadania foram recebidos na manhã desta quinta-feira, 27, pelo secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira.

 

“Viemos ao Tocantins para fazer a articulação com as organizações tanto públicas quanto da sociedade civil, para pensar em ações que garantam a segurança desses defensores de direitos humanos, para que assim eles possam continuar atuando na luta deles, nas mais diversas pautas indígenas, quilombolas, a questão da terra, várias temáticas”, explicou Ana Raquel Âmbar, técnica social da entidade Vida e Juventude que executa o programa vinculado ao Ministério.

 

A técnica social explicou como o programa atua na prática. “Quando fazemos o atendimento ao defensor, verificamos quais as fragilidades que envolvem aquela comunidade e, a partir daí, vamos dialogando com a rede para que, de forma conjunta, consiga contribuir de alguma maneira para reduzir essa situação de risco e vulnerabilidade”, complementa.

 

“Aqui na Segurança Pública buscamos articular ações não só com o poder público, mas principalmente com a comunidade que está na ponta e que conhece bem a realidade em que vive. Somos entusiastas dos Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social, os Consegs, por acreditar que a segurança pública é responsabilidade de todos. Além disso, o governador Wanderlei Barbosa defende a humanização dos serviços públicos em todas as áreas”, destacou o secretário Wlademir Mota Oliveira.

 

Também participaram da reunião, a superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda; o subdiretor do Sistema Integrado de Operações (Siop), delegado Anderson Casé; o superintendente de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas da Secretaria da Cidadania e Justiça, Chris Madureira; e a coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Major Tatiane Guastti.

 

Outras reuniões serão realizadas com as secretarias do Meio Ambiente e da Saúde.