STF é ruim ou péssimo para 60% dos que votam em Bolsonaro

Posted On Sábado, 17 Setembro 2022 05:01
Avalie este item
(0 votos)

PoderData mostra que eleitores de Lula são mais favoráveis ao Supremo, mas avaliam Senado mais severamente

 

Com Poder360 

Pesquisa PoderData realizada de 11 a 13 de setembro mostra que o trabalho dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) é considerado “ruim” ou “péssimo” por 60% dos que pretendem votar no presidente Jair Bolsonaro (PL). Essa taxa cai para 39% entre quem declara voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

O desempenho do Supremo é avaliado como “bom” ou “ótimo” por 30% dos lulistas e por 1 em cada 5 bolsonaristas (20%). Os que o consideram “regular” em cada grupo são, respectivamente, 26% e 17%.

Os números também variam quando se verifica a avaliação das duas Casas do Congresso Nacional. Os que declaram voto no candidato do PT têm visão mais desfavorável do Senado –51% o consideram ou “ruim” ou “péssimo”. Entre os que preferem Bolsonaro, esse percentual é de 43%.

 

Só 9% de quem vota em Lula e 14% dos que querem a reeleição de Bolsonaro consideram satisfatório o atual trabalho dos senadores.

 

Os eleitores lulistas também têm opinião desfavorável sobre a Câmara dos Deputados. O trabalho é avaliado negativamente por 49%. No espectro bolsonarista, por 46%.

 

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 11 a 13 de setembro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 298 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-02955/2022.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

 

Para chegar ao resultado, o PoderData cruzou o resultado das perguntas: “de maneira geral, como você avalia o trabalho da Câmara dos Deputados até agora?”, “como você avalia o trabalho do Senado até agora?”, “como você avalia o trabalho do STF, o Supremo Tribunal Federal?” com a pergunta “se a eleição fosse hoje, você votaria em qual dos candidatos?”.