SUCESSÃO MUNICIPAL 2024: CAMPANHAS ENTRAM NA RETA FINAL

Posted On Sexta, 13 Setembro 2024 07:31
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Faltam praticamente, quatro semanas até o dia seis de outubro, quando o eleitor decidirá o futuro dos 139 municípios tocantinenses por meio do voto. Serão quatro semanas de intensas articulações, composições, alinhamentos, acordos, em que os candidatos a prefeito e a vereador terão que trabalhar com seus “motores” em potência máxima para ganhar musculatura e chegar competitivos no dia da eleição

 

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

 

E o eleitor pode esperar de tudo durante esse período. Tradicionalmente, no Tocantins, 99% das eleições municipais e estuais têm essa liturgia, essa “etapa extra oficial” engloba todos os candidatos, os que se saíram bem nas pesquisas e estão com a popularidade em alta junto aos eleitores e os que não conseguiram decolar suas candidaturas, por diversos motivos, e não vêm outra saída senão negociar o seu apoio, o seu grupo de eleitores fiéis, com os candidatos que têm chances de vencer, para ter uma boquinha ou uma forma de se manter até as próximas eleições.

 

A LENDA DO FUNDO PARTIDÁRIO

Aqueles que, mesmo assim, insistirem em tentar ver se um milagre sai das urnas e usar seus bens – e até empréstimos – para ver se consegue esse milagre, ou que acreditaram na lenda do Fundo Partidário – que só sai dos contos de fadas para as principais cidades do Estado e para candidatos escolhidos a dedo por seus partidos – terão que arcar, após a derrota, com os custos da campanha, pagando com o que têm e com o que não têm.

 

Não restam dúvidas que muitas candidaturas a prefeito e a vereador estão abusando do poder econômico, e também não há dúvidas de que as autoridades estão atentas a tudo o que vem acontecendo em relação a isso, inclusive com o “auxílio” dos adversários que estão de olho em seus concorrentes, transformando qualquer coisa em motivo de denúncia à Justiça Eleitoral.

 

AMASTHA: FAKE, ILAÇÕES OU FATO? A PF DIRÁ...

OS eleitores estão muito mais abertos em ouvir propostas e até mesmo conversar com os candidatos, do que a ficar ouvindo denúncias, insinuações disso ou daquilo. O momento é de apresentar propostas e projetos.

 

O ex-prefeito de Palmas e candidato a vereador Carlos Amastha, por exemplo, gravou um vídeo em frente a um hotel de Palmas, afirmando que, em um dos apartamentos, estava uma pessoa tentando comprar desistências de candidaturas a vereador de candidatos do PSB, do Podemos e do PSDB, inclusive fazendo ameaças a quem se negasse a aceitar a oferta.

 

Mas, se ele sabia disso, porque não filmou essas lideranças entrando no hotel? Por que não chamou a Polícia para verificar e fazer o flagrante?

 

Amastha afirmou que acionou a Polícia Federal, mas que o homem conseguiu fugir. “Mas a Polícia Federal tem todos os instrumentos com os dados dele, todo o depoimento que dei, com todas as informações que passei. Com certeza, a polícia tem o necessário para chegar nele e no mandante", disse Amastha,

 

Se nada disso for comprovado, o vídeo gravado por Amastha pode ser usado contra ele mesmo. Se for tudo Fake News, ilações ou simples mentiras, a Polícia Federal é que vai entrar na jogada. E aí, Amastha terá que “segurar o rojão” sozinho.

 

PESQUISAS

Os candidatos que perderem tempo tentando impedir a publicação, explicar ou desmentir resultados de pesquisas eleitorais de intenção de voto, além de fazer papel de bobos ante a opinião pública, estarão apenas potencializando o interesse do eleitorado sobre o fato, levando muito mais pessoas a buscar informações sobre o fato que ele tenta impedir de chegar ao público.

 

Cada pesquisa tem uma metodologia, uma margem de erro e um “intervalo de segurança”, ou seja, seria normal se duas pesquisas realizadas por instituto diferentes, nos mesmos dias, em uma mesma região, apontassem resultados divergentes.

 

O melhor caminho para quem quer contestar uma pesquisa é a Justiça Eleitoral, e “caladinho”, deixando que o técnicos façam seu trabalho.

 

Cada eleitor enxerga o momento eleitoral de uma maneira e analisa os candidatos pelas mais diversas vertentes. Há até quem vote no que acha mais bonito. Portanto, caro candidato, busque o diálogo com o eleitor, mostre seus projetos e suas ideias. Você terá muito mais chances de convencê-lo.

 

Esse é o caminho...

 

 

 

Última modificação em Sexta, 13 Setembro 2024 07:51