Sucessão municipal de Gurupi: Carlesse x Laurez Moreira

Posted On Sexta, 21 Agosto 2020 06:11
Avalie este item
(0 votos)

A sucessão municipal de Gurupi, Sul do Estado, pode ser a mais quente dentre os 139 municípios tocantinenses. O resultado das eleições que acontecem no dia 15 de novembro impacta significativamente na sucessão estadual em 2022, onde o governador Mauro Carlesse será candidato ao Senado Federal, disputando a única vaga disponível. Atualmente a vaga é ocupada pela senadora Kátia Abreu, eleita em 2014 para o mandato.

 

Por Edson Rodrigues

 

A disputa pela cadeira no senado será uma das lutas do século, pois o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira precisa vencer a candidata a prefeita, a ex-deputada federal Josi Nunes que tem o apoio do Palácio Araguaia e de todo o grupo de Mauro Carlesse. O ex-secretário de saúde do município, Gutierres Torquato é a aposta de Laurez para sua sucessão. Atualmente, Laurez Moreira carrega o título de um dos melhores gestores do Tocantins. Bem avaliado pelo trabalho realizado em Gurupi, o índice de aprovação do prefeito é significativo.

 

Gurupi é também o domicílio eleitoral de Mauro Carlesse e o resultado desta disputa será de grande valia àquele que sair vitorioso. Os resultados, tanto o positivo quanto o negativo são inevitáveis. Gurupi se destaca também por ser o terceiro maior colégio eleitoral no Tocantins com uma expressiva influência no Sul do Estado que hoje possui mais de 16 colégios eleitorais no entorno. Outro ponto que deve ser analisado e faz parte deste embate, ainda que nas redes sociais, é a propaganda gratuita eleitoral, uma vez que os municípios circunvizinhos, tanto de TV quanto rádio recebem a programação da Capital da Amizade.

 

Embate

Em entrevista, nesta quarta-feira, a uma emissora de televisão, Mauro Carlesse fez duras críticas quanto a administração de Laurez Moreira em Gurupi sobre o não investimento para combate à pandemia da covid-19. Mauro Carlesse lembrou que a falta de estrutura na saúde vem interrompendo a vida de muitas famílias na cidade. O discurso de Mauro Carlesse demonstra uma demarcação territorial e sem comprova que o Palácio Araguaia não ficará fora da sucessão municipal em Gurupi, reduto eleitoral do Governador.

 

Laurez não deixou barato. Gravou um vídeo em que lembra Mauro Carlesse que é dever do Estado cuidar dos casos de alta complexidade. Destacou que o Gurupi recebe hoje pacientes de mais de 20 municípios, e questiona o que foi feito com mais de R$300 milhões recebidos pelo Governo do Tocantins para combate à covid-19. O gestor explicou ainda que o município recebeu cerca de R$5 milhões destinados às Unidades de Pronto Atendimento.

 

O que está em jogo?

Quem vencer este embate conquista uma cadeira na mesa que irá discutir e formar chapa completa para governador, vice-governador, com os 24 deputados estaduais, oito federais e uma vaga de senador e outra de suplente. Vale destacar que esta é a primeira eleição municipal que não haverá coligações proporcionais, em meio a uma pandemia que determinou um novo cenário para a campanha municipal. A sorte está em jogo. As peças postas. Que vença o melhor e que os gurupienses possam sair vencedores de uma escolha que será feita por todos eles.

 

Terceiro colégio eleitoral do Estado do Tocantins

De acordo com dados do Tribunal Superior eleitoral, Gurupi possui atualmente 54.303 eleitores aptos a votar. Destes, 16 mil possuem o segundo grau completo, 10 mil ensino fundamental incompleto, nove mil ensino médio incompletos. Apenas 13% do eleitorado gurupiense possuem ensino superior, o que equivale a pouco mais de sete mil pessoas. Quatro mil têm o ensino superior incompleto. 5% dos eleitores cursaram o ensino fundamental que resulta em 3 mil gurupienses. No entanto, quatro mil são analfabetos ou apenas leem.

 

O relatório do TSE sobre a qualificação dos eleitores em Gurupi traz ainda informação sobre a quantidade e quais deficiências os eleitores têm, assim como o dado de que 53,2% do total de eleitores são mulheres.