Sucessão em Palmas: Gaguimestá no páreo

Posted On Quinta, 30 Abril 2015 09:37
Avalie este item
(0 votos)

O município de Palmas concentra hoje o maior número de eleitores em todo o Estado e com uma estatística diferenciada dos demais municípios. A grande maioria, tanto de habitantes quanto de eleitores são oriundos de outros Estados ou de outros municípios do Tocantins, que escolheram a Capital para morar, seja em busca de empregos, oportunidades de melhores investimentos ou transferência de domicilio trabalhista. Os motivos são muitos, já que a mais nova capital do País tem um leque de oportunidades para diversas áreas de atuação e atrai, a cada dia, centenas de pessoas que fixam residência em terras palmenses.

Por Edson Rodrigues

De acordo com dados do TRE Tocantins, a Capital Palmas foi a que mais cresceu, em números absolutos de eleitores. Passou de 122,3 mil eleitores em 2006, para 158,9 mil aptos, em 2015 (atualizados em 23.03.2015). O que corresponde a 15,89% dos eleitores de todo o Estado. Por outro lado, temos os moradores da capital que ainda preferem votar em suas cidades de origem, especialmente as que ficam no entorno, o que não os diferencia dos demais, já que pagam seus tributos onde moram e contribuem para o desenvolvimento populacional e financeiro da cidade, portanto, com direitos adquiridos de cobrar melhorias dos serviços públicos como: infraestrutura, transporte coletivo, iluminação pública, saúde e educação de qualidade e outros serviços quem melhorem a qualidade de vida da população.

Assim é Palmas e sua gente. Independentemente de onde votam, são moradores de uma capital planejada e merecem viver com qualidade.

 

Sucessão municipal e a reforma política

O Congresso Nacional (Senado Federal e Câmara dos Deputados) está comprometido em atender o clamor da população por uma reforma política. Nesse sentido, já aprovaram o fim das coligações proporcionais, o fim da reeleição e deverá votar ainda a obrigatoriedade de renúncia, seis meses antes do período eleitoral, daqueles que queiram se candidatar a cargos de prefeitos em 2016.

 

Palmas: Amastha – A reeleição e a renuncia

O atual prefeito de Palmas, natural da Colômbia e naturalizado brasileiro, casado e pai de três filhos, voa em céu de brigadeiro, apesar de não ter construído nenhuma obra física de consistência. Mas também não se envolveu em nenhum escândalo de corrupção ou algo que possa manchar sua imagem de homem público. Carlos Amastha é, além de prefeito da capital, um empresário bem sucedido e rico financeiramente, não precisando usar o dinheiro público para bancar seus caprichos ou necessidades, pelo contrário, doa seu salário de prefeito a entidades filantrópicas.

O prefeito Carlos Amastha tem um comportamento diferente dos demais políticos tocantinenses, um DNA raro talvez. Não foi ‘parido’ por nenhum cacique regional, tão pouco possui o aval dos políticos ditos tradicionais do Estado. É filho político de si próprio e, assim sendo, Amastha tem conseguido ter boa convivência institucional com os poderes legislativos municipal e estadual, executivo estadual, com o governo da Presidente Dilma e também com os congressistas tocantinenses, tanto no Senado, quanto na Câmara, além de ser bem avaliado pela população palmense.

Carlos Gaguim: um candidato de peso político

Outro que provavelmente não ficará de fora é o deputado federal Carlos Gaguim que poderá ser um candidato fortíssimo. Apoiado por vários por vários partidos políticos, Carlos Gaguim é um político que se revelou em Palmas, para onde se mudou ainda em 1989, onde vivenciou todas as dificuldades da época e ajudou a construir a cidade que se desenhava no meio do cerrado.

Na recém criada capital do Tocantins Carlos gaguim fundou e foi o primeiro presidente municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sendo eleito vereador em 1992 e reeleito em 1996. No ano de 1998, candidatou-se a deputado estadual, conquistando a maior votação de sua sigla. Em 2002, é reeleito e assume a segunda vice-presidência do Legislativo.

Na Assembleia Legislativa do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim assumiu a Vice-Presidente da Casa no período de 1998 a 2002 e em seguida foi eleito presidente da Casa para o biênio 2006-2007, sendo reeleito como deputado estadual, no mesmo ano (mandato 2007-2010) e sendo reeleito, também, para o cargo de Presidente da Assembleia Legislativa, biênio 2009/2010.

Sua atuação como parlamentar se destaca pela participação na industrialização do Estado. Algumas de suas vitórias são a implantação das empresas Votorantin, Nova Era Silicon, a autoria dos projetos da criação dos programas Cheque Moradia e Governo Mais Perto de Você, além da luta pelo Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios da Saúde, Educação e do Fisco

Porém o grande desafio que a vida propôs ao então deputado Carlos Henrique Gaguim foi apresentado a ele em 2009, quando ele assumiu, interinamente, o Governo do Estado; sendo eleito, efetivamente, em 08 de outubro do mesmo ano como Governador do Estado do Tocantins.

Carlos Gaguim tem um ótimo patrimônio político em Palmas. Além do seu amor pela cidade, tem residência fixa desde sua criação e conta com um vasto prestígio junto às diversas categorias do funcionalismo público, espacialmente as polícias militar e civil.

Para a sociedade palmense Carlos Gaguim sempre foi um cidadão despachado, um empresário bem sucedido, um político populista e assistencialista, porém moderno e visionário. Carlos Henrique Gaguim possui todos os requisitos para ser o candidato com o maior apoio dos principais partidos e líderes políticos do Estado e um eficiente trabalho de bastidores já está em campo e já ganha musculatura, como confirmou importante ‘cacique partidário’ com mandato no Congresso Nacional, à reportagem do Jornal O paralelo 13. “Já é quase consenso nacional que o único político que nos unirá em prol de uma candidatura, em Palmas, é o ex-governador e deputado federal Carlos Gaguim.

Na verdade, o deputado Carlos Gaguim demonstra estar com uma visão de voo a instrumentos, com vista para 2018, cujo objetivo é pousar no Senado da República que terá duas vagas em disputa, ocupadas hoje pelos Senadores Ataídes de Oliveira e Vicente Alves de Oliveira – o comandante Vicentinho.

Nesse sentido, Carlos Gaguim, que tinha um pequeno desencontro com a Senadora e Ministra Kátia Abreu, foi veloz ao chegar em Brasília para exercer seu mandato de deputado federal pelo mesmo partido da Senadora Kátia. O deputado Gaguim aproximou-se da companheira de partido e tudo se tornou ‘paz e amor’.

Tudo aqui comentado é fruto de articulações nos bastidores e, antes de fecharmos esta análise, tentamos um contato com o parlamentar tocantinense mas nossas ligações foram encaminhadas para a caixa postal.

Por conhecer o comportamento do deputado Carlos Gaguim, temos a certeza de uma coisa; ele não tem medo de desafios e já demonstrou que, quando resolve entrar em uma disputa, entra para ganhar. Portanto, só o tempo será o senhor de qualquer previsão política quando se trata de Carlos Gaguim.