Tocantins apresenta perspectivas para industrialização no Encontro dos Economistas do Estado

Posted On Quarta, 13 Agosto 2025 07:56
Avalie este item
(0 votos)

Abertura oficial do evento foi realizada no dia 11 de agosto e programação segue até o dia 13, em Palmas

 

 

Da Assessoria

 

 

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, participou nesta terça-feira, 12, do Encontro dos Economistas do Tocantins, ministrando a palestra Perspectivas da Industrialização no Estado do Tocantins. A programação, que iniciou oficialmente na última segunda-feira, 11, segue até o dia 13, em Palmas, reunindo profissionais, estudantes e especialistas para debates, palestras e networking voltados ao fortalecimento da profissão e à discussão dos desafios e oportunidades da economia regional e nacional.

 

 

Durante sua apresentação, o secretário destacou dados estratégicos da economia tocantinense e das políticas públicas implementadas pelo Governo do Tocantins, com apoio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), que vêm fortalecendo a industrialização e o crescimento econômico no estado.

 

Entre os números apresentados, chamou atenção o crescimento de 11,5% nas exportações entre janeiro e junho de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. No setor industrial, até junho deste ano, 41.874 pessoas estavam empregadas, correspondendo a 16% do total de empregos formais no estado. Esse desempenho evidencia a indústria como um dos pilares do mercado de trabalho tocantinense, com forte integração às cadeias produtivas locais, demanda por mão de obra qualificada e estabilidade diante de oscilações econômicas.

 

 

O PIB do primeiro trimestre de 2025 atingiu R$ 24,2 bilhões,crescimento estimado de 3,1% em comparação ao mesmo período do ano de 2024, conforme estimativa da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). Ainda no acumulado dos últimos 12 meses, o setor industrial apresentou crescimento de 10,4%, com destaque para a construção civil. Esse segmento vem registrando incrementos significativos, impulsionados principalmente por investimentos públicos em infraestrutura e habitação.

 

 

“O Tocantins vive um momento de expansão econômica sólida. A industrialização avança com base em planejamento e no trabalho integrado entre o setor público e a iniciativa privada, fortalecendo nossa competitividade. Sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa, e com o suporte de programas como o PICS, seguimos construindo um ambiente propício para negócios e geração de empregos”, destacou Carlos Humberto.

 

Encontro dos Economistas do Estado do Tocantins

 

O primeiro Encontro dos Economistas do Estado do Tocantins é uma realização do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional do Território do Centro Norte do Brasil (DRT – Centro Norte), do Conselho Regional de Economia (CORECON-TO), da Coordenação de Curso e do Grupo PET Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

 

A iniciativa conta com o apoio de parceiros como o Conselho Federal de Economia (COFECON), EMBRAPA, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Secretaria de Planejamento (SEPLAN), Universidade do Estado do Tocantins (Unitins), Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}