No sábado, 02, gestores federais, estaduais e municipais uniram-se aos profissionais de saúde e comunidade, em mutirões
Por Dayana Nascimento
No sábado, 02, o Governo do Tocantins participou do dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue. Em Palmas, a campanha lançada pelo Ministério da Saúde (MS), ‘10 minutos contra a dengue’, aconteceu na quadra Arno 71 (603 norte) e teve a participação do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, juntamente com o secretário-executivo da Pasta, Luciano Lima e equipe técnica da SES-TO. Na ocasião, acompanharam as visitas dos agentes de combate às endemias (ACE) em residências, ao lado da secretária de Saúde do município de Palmas, Anna Crystina e do superintendente do MS no Tocantins, Relmivan Rodrigues Milhomem.
O ACE, Valdivino Maia Barboza mostrou como é feito o trabalho de orientação à população. “Nossas visitas tem o objetivo de orientar o morador e eliminar o criadouro do mosquito da dengue, então fazemos a vistoria aquele local fixo tratamos e os locais que podem ser removidos fazemos a orientação quanto a limpeza e se for o caso o descarte do objeto”, explicou.
“No Tocantins graças às ações das equipes de Saúde, ainda estamos com baixa incidência, mas não podemos descuidar, pois o mosquito está em circulação e se não mantermos esse cuidado com os focos da dengue esse cenário pode mudar, por isso a importância da mobilização e da parceria de todos os orgãos para que possamos efetivamente combater a dengue em nosso Estado”, destacou o secretário Carlos Felinto.
“O Ministério da Saúde, deflagrou nesses últimos dias em decorrência da situação, do elevado número de casos e do período do ano, essa mobilização que está acontecendo em todo o Brasil, são mais de 5 mil municípios que hoje realizam o Dia D, justamente para que a comunidade entenda a importância da participação de cada família, de cada bairro, de cada cidade no combate ao mosquito da dengue, que é efetivamente a melhor forma de combater a doença”, ressaltou o superintendente, Relmivan Rodrigues Milhomem.
A titular da SEMUS de Palmas, Anna Crystina Mota, destacou as ações que o município tem feito para combater a doença. “ Desde o início do ano, temos intensificado o nosso cronograma de ações nas regiões onde a gente tem maior incidência de notificações. Hoje estamos aqui na região norte, no dia D nacional de combate à dengue, mas só neste último mês já realizamos quatro mutirões, levando orientações, identificando os focos e pedindo a mobilização e a conscientização dos palmenses”.
A primeira casa a receber a visita foi da dona Odinélia Teixeira Bispo, que falou da importância desse trabalho. “Sempre abro as portas da minha casa para os agentes, esse trabalho é muito importante e tenho visto na televisão que os casos de dengue têm aumentado. Sempre procuro manter meu quintal limpo e hoje recebi algumas orientações que desconhecia e já vou colocar em prática”, afirmou.