TRANSPORTE URBANO DE PALMAS: "A MOSCA NA SOPA" DA GESTÃO CÍNTHIA RIBEIRO

Posted On Quarta, 01 Março 2023 07:14
Avalie este item
(0 votos)

Apesar da ótima boa vontade da prefeita Cínthia Ribeiro, a cada dia que passa complica  mais a situação do transporte urbano da Capital do Tocantins, Palmas,  depois que foi encampado pelo município.

 

Por Edson Rodrigues

 

"A MOSCA NA SOPA"

 

A prefeita Cínthia Ribeiro precisa tomar com urgência uma decisão sobre o transporte coletivo da da Capital, para evitar a deterioração do seu bom conceito de gestão. Isso porque os problemas com o atendimento ao usuário do sistema de transporte coletivo urbano cada vez aumenta mais. A falta crônica de investimentos na manutenção da frota e aquisição de novos ônibus foi agravada na transição da gestão privada para a pública pelo déficit de motoristas, pessoal de apoio e boicote dos antigos gestores do sistema.

 

Ao nosso ver,  existem duas alternativas lógicas para resolver o problema do transporte público urbano de Palmas: investimentos pesados na compra de dezenas de ônibus  e concurso público para formação de um quadro de servidores especializados permanentes para o setor. Sabemos demanda tempo para cumprir a burocracia do serviço público no que concerne a licitação e realização de concurso. Além da necessária previsão orçamentária para sua realização e implantação.

 

Prefeita Cinthia Ribeiro, quebrando o monopólio no transporte publico e abrindo licitação publica para o serviço

 

Outras possibilidades são a dispensa de licitação dentro das normas legais para aquisição de ônibus novos via empréstimo federal, lembrando sempre da  necessária autorização legislativa... ou tereirizar novamente o transporte coletivo de Palmas. O certo é que a continuação da gratuidade é um saco sem fundo que fragiliza os cofres públicos do município. Uma verdadeira "mosca na sopa" da gestão Cínthia Ribeiro.

 

Estamos diante de uma situação de fato que contamina todos os esforços da prefeita e sua excelente equipe, os quais não têm conseguido resolver com agilidade os problemas do transporte coletivo de Palmas. A situação só tende a se complicar, com ameaças de paralisação e a atuação da oposição, que cumpre seu papel ao exigir mais eficiência do poder executivo municipal.

 

Cínthia Ribeiro precisa encontrar uma solução urgente para o transporte coletivo de Palmas, sob pena de a "mosca" contaminar toda a "sopa" da sua boa gestão, causando-lhe prejuízos nas áreas política e administrativa.