UFT concederá título de Doutor Honoris Causa a Hamilton Pereira da Silva (Pedro Tierra) na próxima segunda (15)

Posted On Domingo, 14 Dezembro 2014 09:25
Avalie este item
(0 votos)

A Universidade Federal do Tocantins realizará na próxima segunda-feira (15), a partir das 19h no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas, a solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa a Hamilton Pereira da Silva, escritor e poeta também conhecido como Pedro Tierra. Durante a solenidade ocorrerão momentos culturais e homenagens ao escritor. A decisão de laurear o escritor com o doutorado honorífico foi tomada em reunião do Conselho Universitário do dia 24 de setembro último, por indicação do reitor Márcio Silveira. Atualmente o homenageado é Secretário de Cultura do Governo do Distrito Federal (GDF).

Histórico - Hamilton Pereira da Silva é natural de Porto Nacional (TO), onde nasceu em 1948. Quando jovem, morou em Anápolis (GO), onde terminou os estudos do segundo grau - que hoje corresponderia ao Ensino Médio. Não continuou os estudos superiores, porque decidira lançar-se na luta contra a ditadura militar, implantada em 1964. Ingressou na Aliança Libertadora Nacional (ALN) e em 1972, aos 24 anos, foi preso e torturado em quarteis do Exército em Goiás e Brasília. Ali era mantido sem qualquer comunicação. Passou pelo DOI-Codi, em São Paulo, depois pelo Presídio do Barro Branco, da PM paulista, e por fim foi levado para prisões civis.

Foi no cárcere que começou a escrever. Como não tinha permissão para comunicar-se, aproveitou um descuido da segurança e pegou um lápis que estava na mesa do interrogador. Na cela, escreveu no lado de dentro de um maço de cigarros. Conseguiu enviar os escritos para fora da prisão dentro de canetas Bic amarelas por intermédio do padre Renzo Rossi e do advogado Luiz Eduardo Greenhalgh. Os textos foram editados e publicados primeiro na Espanha, sob o título de "Poemas do Povo da Noite" e com o pseudônimo de Pedro Tierra . A obra ganhou menção honrosa no Prêmio Casa de las Américas de 1978, mas só foi publicada no Brasil em 1979.

O prefácio de sua primeira obra - traduzida anos depois para alemão, italiano, francês e inglês - é do hoje bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, Pedro Casaldáliga. Além do bispo, estão entre seus parceiros literários nomes como Milton Nascimento e Martin Coplas. Com Siron Franco homenageou o índio pataxó Galdino dos Santos, morto em Brasília; e com o arquiteto Oscar Niemeyer lembrou, em monumento, os trabalhadores rurais sem-terra mortos em Eldorado dos Carajás.

Em 1977, o escritor deixa a prisão e passou a militar na organização de sindicatos de trabalhadores rurais. É um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; da Central Única dos Trabalhadores e também da Fundação Perseu Abramo, onde fez parte da primeira diretoria. Em sua trajetória política, ressaltam-se ainda cargos como o de Secretário de Cultura do Distrito Federal (1997-1998); coordenação de campanha na área de cultura do então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e depois trabalhou no no Ministério do Meio Ambiente no primeiro mandado de Lula. Em 2011 voltou à Secretaria de Cultura do GDF, onde está até hoje.

Além de "Poemas do Povo da Noite", Pedro Tierra escreveu "Águas de Rebelião", "Missa da Terra sem males" (em parceria com D. Pedro Casaldáliga e Martin Coplas); "Missa dos Quilombos" (parceria com D. Pedro Casaldáliga e Milton Nascimento); "Inventar o Fogo"; "Dies Irae"; "Passarinhar" e "Porto Submerso". Nestes dois últimos livros faz referências à sua cidade-natal, Porto Nacional, e seus personagens. Na Alemanha teve uma antologia de poemas seus publicadas em 1990, sob o título de “Zeit der Widrigkeiten”, pela Edition DIÁ; e em 2009 publica, pela Editora da Fundação Perseu Abramo e Publisher Brasil, a "Edição para não esquecer" do livro "Poemas do Povo da Noite".

SERVIÇO
O quê: Solenidade entrega do título de Doutor Honoris Causa a Hamilton Pereira da Silva (Pedro Tierra)
Quando: 15 de dezembro de 2014 (segunda-feira)
Horário: 19 horas
Onde: Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus da UFT em Palmas