VISITA DE BOLSONARO E MICHELLE À PALMAS: A LEITURA NAS ENTRELINHAS

Posted On Segunda, 10 Junho 2024 05:17
Avalie este item
(2 votos)

O presidente do PL tocantinense, senador Eduardo Gomes, com seu jeito simples, humilde e carismático, passará a dar o tom da sucessão municipal de Palmas, após a espetacular visita do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro e sua esposa, Michelle à Palmas, que fortaleceu a pré-candidatura da deputada estadual Janad Valcari à prefeitura da Capital

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

O Observatório Político de O Paralelo 13, consultando o retrovisor político de Palmas, faz questão de lembrar que o senador Eduardo Gomes, como presidente estadual do PL, colocou seu grupo político para apoiar a candidatura à reeleição de Cinthia Ribeiro Mantoan, e investiu pesado no processo sucessório, que teve o seu irmão, André Gomes, como candidato a vice-prefeito de Cinthia.

 

 

Senador Eduardo Gomes a prefeita Cinthia e o vice prefeito Andre Gomes

 

Toda a infraestrutura político-partidária do PL foi colocada à disposição da campanha pela reeleição da prefeita de Palmas e foi crucial para que ele conseguisse a vitória e a permanência na chefia do Executivo palmense.

 

Mas, após a vitória, Cinthia se distanciou tanto de Eduardo Gomes quanto do seu próprio vice-prefeito, André Gomes, irmão do senador. Mesmo assim, Eduardo Gomes não mudou sua postura nem a seriedade com que sempre tratou a população de Palmas, trabalhando com empenho para carrear recursos federais, via emendas impositivas, para a gestão de Cinthia Ribeiro, o que resultou em mais de 100 milhões de reais transferidos diretamente aos cofres da prefeitura.

 

APOIO À JANAD

 

 

A visita de Jair e Michelle Bolsonaro à Palmas, mais que um ato político, serve para que o PL – cujos quatro presidentes estavam, de forma inédita, na Capital do Tocantins: Bolsonaro, presidente de honra da legenda, Eduardo Gomes, presidente estadual, André Gomes, presidente municipal e Nilmar Ruiz, presidente do PL Mulher Tocantins, sob a Coordenação do senador Eduardo Gomes que, inclusive, foi quem planejou até os mínimos detalhes desta estadia de dois dias do casal Bolsonaro em Palmas, contando, claro, com o auxílio de Nilmar Ruiz, para que tudo transcorresse dentro do esperado, chegando a surpreender, positivamente, em pontos importantes, consolida a força do PL no Estado e abre possibilidades amplas de crescimento nas eleições municipais.

 

André Gomes, vice-prefeito de Cinthia Ribeiro Mantoan, que desde que assumiu o cargo foi solenemente ignorado pela prefeita e por seus principais auxiliares, também teve participação importantíssima na organização da passagem do casal Bolsonaro por Palmas, que arrastou multidões por onde esteve, o que serve de “resposta” ao isolamento que lhe foi imposto e reforça seu cacife político dentro do cenário estadual.

 

“VIVENDO PALMAS”

 

Pode-se dizer que Jair Messias Bolsonaro foi “morador de Palmas” por dois dias, pois tomou café em padarias, foi à Feira Coberta, deu uma passada pelo Camelódromo e almoçou no Restaurante Ecológico, coisa que todo palmense comum faz. E fez isso tudo arrastando multidões por onde foi, foi tietado, deu autógrafos e ganhou centenas de abraços, coisa pouco comum para políticos que não estão em cargos eletivos.

 

Por outro lado, Michelle Bolsonaro reuniu milhares de mulheres e militantes do PL no Encontro PL Mulher, em que ressaltou sua vontade de ajudar às mulheres brasileiras a terem mais visibilidade e oportunidades e pediu união para que “o bem possa voltar”.

 

“ESTRANHO NO NINHO”

 

Um fato curioso sobre a passagem da cúpula do PL nacional por Palmas foi o tratamento dispensado ao deputado federal Felipe Martins.

 

Por diversas vezes Felipe Martins, foi impedido de subir no veículo que conduzia o ex-presidente Jair Bolsonaro pelos seguranças que acompanhavam a comitiva.

 

Vídeos desses momentos, divulgados nas redes sociais foram, no mínimo, humilhantes e constrangedores para a imagem pública de Felipe Martins e, pela grandeza do evento, o parlamentar deveria ter o bom senso de não “forçar a barra”.

 

O fato é que Felipe Martins apoia uma candidatura à prefeitura de Palmas que não é a do PL e o clima não está nada bom entre ele e o diretório municipal da legenda, pois, hoje, o deputado federal é um “estranho no ninho” dentro do partido . 

 

Não se pode subestimar os votos de Felipe Martins, mas, ante seu posicionamento contrário às orientações do partido, querer “pegar carona” na presença de Bolsonaro em Palmas soou como uma bela “cara de pau”, pois o próprio parlamentar estava ciente de que aquele evento “não lhe pertencia”.

 

POLITICAMENTE FALANDO

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 avalia o ato político que foi a presença do casal Bolsonaro em Palmas, após todas as circunstâncias e repercussões, como a formatação de um cenário ideal para que os candidatos do PL recebem um grande reforço político em suas pretensões nestas eleições, principalmente em Palmas. A principal notícia é a entrada, de corpo e alma, do senador Eduardo Gomes no processo sucessório, lembrando que tudo ainda está, politicamente, em aberto, na Capital, pois ainda há um fator para entrar nessa disputa, que é o apoio do governador Wanderlei Barbosa, que ainda não anunciou seu posicionamento.

 

Enfim, estamos a 119 dias do último prazo para a realização das convenções que irão definir os nomes dos escolhidos dos partidos e grupos políticos, e quando começa, oficialmente o processo eleitoral, as campanhas em si.

 

Até lá, ainda há muitos capítulos a serem escritos e encenados, em que operações da Polícia Federal não podem ser descartadas, atingindo, de forma mortal, candidatos e “padrinhos” de candidaturas.

 

Aguardemos!

Última modificação em Segunda, 10 Junho 2024 05:48