Washington Olivetto, ícone da publicidade e criador do 'Garoto Bombril', morre aos 73 anos

Posted On Segunda, 14 Outubro 2024 06:24
Avalie este item
(0 votos)
Ele estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro Ele estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro

Publicitário foi um dos maiores nomes da área; entre criações, está o movimento que ficou conhecido como Democracia Corintiana

 

 

Por Guilherme Resck

 

 

Morreu neste domingo (13), aos 73 anos, o publicitário Washington Olivetto. Ele estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, e a morte foi confirmada pela própria unidade de saúde, que se solidarizou com a família e amigos pela "irreparável perda".

 

Horas após o anúncio, uma mensagem foi divulgada pelo perfil de Olivetto em redes sociais. A publicação agradecia as ações do publicitário enquanto em vida, além de lembrar do aspecto pessoal, como marido, pai e avô.

 

"É com muita alegria que celebramos a vida do maior publicitário do mundo. Do mais generoso dos amigos. Do mais brilhante dos brasileiros. Do mais fiel dos corintianos. Do mais maravilhoso marido, pai e avô. O melhor Washington Olivetto de todos os tempos. Obrigado, obrigado, obrigado", diz a publicação.

 

Trajetória

 

Washington Olivetto nasceu em 29 de setembro de 1951, em São Paulo. Cursou faculdade de publicidade na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Em 1978, criou o "Garoto Bombril". Na década de 80, foi um dos criadores do movimento que ficou conhecido como Democracia Corintiana, além de ter criado a peça publicitária "O Primeiro Sutiã" para a Valisère.

 

Em sua trajetória, conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, na categoria filmes, e foi o único latino-americano a ganhar um Clio em 2001. Chegou a ser nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International e eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (Alap) e pelo site de notícias Monitor Mercantil.

 

Foi nomeado vencedor do "2014 Clio Lifetime Achievement Award" e, em 2015, foi escolhido como o primeiro anglo-saxão da história a entrar para o "Creative Hall of Fame" (Hall da Fama Criativo), da ONG americana The One Club.

 

O Corinthians lamentou a morte, cuja causa não foi informada pelo hospital. "Um dos ícones da publicidade, herdou a paixão pelo Corinthians de seu tio Armando. Olivetto foi vice-presidente de Marketing do Clube e além de ser um dos fundadores do movimento Democracia Corinthians. Autor dos livros 'Corinthians x Outros' e 'Corinthians - É Preto no Branco'", ressaltou o clube, que ainda se solidarizou com a família "nesse momento de dor".