Voltei recentemente de uma viagem à China, especificamente Xangai, Guanzow, shenzen, Zhujiajiao, jinshan, Dongguan, Hangzhou e Chengduo, onde junto com um grupo de empreendedores Tocantinenses (sob minha coordenação ) fomos visitar algumas autoridades e conhecer algumas iniciativas e o ecossistema de negócios que acontece por lá além de mostrar as potencialidades do município de Palmas como Polo de atração industrial e turístico para empresas e trade turístico chinesas
Por Tom Lyra
Impressionante o tanto que vimos em termos de empreendedorismo e de desenvolvimento econômico.
Xangai impressiona por ser uma cidade limpa, arborizada, florida, bem servida por linhas de metrô etc.
Impressiona também a pujança e o tanto que acontece em termos de iniciativas ligadas às novas tecnologias como e-commerce, formas de pagamento, reconhecimento facial, inteligência artificial, novas funcionalidades de logística, energia limpa, entre outras tantas.
A China, em 1978, tinha 94% da população abaixo da linha de pobreza, em 2024 , esse número chegou em 2,4%. Nesse período, segundo dados oficiais do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), a China tirou 740 milhões de pessoas da pobreza, de acordo com estatísticas oficiais.
Como isso aconteceu?
Maciço investimento em educação, desde 1978, quando Deng Xiaoping deu esse foco. E o objetivo do atual Presidente Xi Jinping é eliminar a miséria do país até 2025.
O plano na China é evoluir em três estágios: copiar, aprimorar e inovar. E vem sendo seguido à risca. O que começa com uma cópia simples, vai sendo aprimorado e recebendo inovações até que eles se tornam líderes. A tecnologia 5G é só um dos exemplos de como eles estão na linha de frente da ciência.
O Brasil, claro, fica devendo nesse foco na educação. Temos visto mais movimentação em alguns municípios a exemplo de Palmas do que antes, isso é bom, mas ainda é tímido para o tamanho do desafio que temos. Perseveremos. Aceleremos.
Por outro lado, jovens empreendedores Tocantinenses têm conseguido importantes avanços, alguns inclusive participaram desta viagem. Apesar da infraestrutura deficiente e outras dificuldades como as questões tributárias já amplamente conhecidas, temos visto importantes iniciativas que nos enchem de orgulho e esperança. Que esses bravos empreendedores, com apoio de novas tecnologias, nos ajudem a acelerar na educação, na saúde, e na tão necessária inclusão financeira.
Valorizemos e reforcemos o que temos de bom, sem, é claro, descuidar das outras tantas que temos a corrigir.
A hora não é de esmorecer, mas seguir o exemplo do benefício do foco na educação e no empreendedorismo. Eles nos mostram que é possível sim!
“Vamos cruzar o rio, indo passo a passo. Sentindo as pedras.”
Deng Xiaoping
Por Tom Lyra , Presidente da agência de turismo do município de Palmas . Ex vice governador do estado do Tocantins, e secretário de estado da indústria e comércio e serviços, ex secretário de estado de Turismo cultura e economia criativa , ex presidente da agência de mineração do Tocantins, ex presidente do Conselho de desenvolvimento econômico do estado Tocantins. Empresário e fundador da Here There ewerewear .