A PRÁTICA DA CIVILIDADE PELOS POLÍTICOS TOCANTINENSES

Posted On Segunda, 29 Mai 2023 14:37
Avalie este item
(0 votos)

Estivemos nos últimos 20 dias em tratamento de saúde, em Goiânia, e graças ao Nosso Senhor Jesus Cristo, vamos retornar, ainda esta semana, com as baterias recarregadas, cheios de boas notícias e prontos para prosseguir com nossos afazeres.

 

Por Edson Rodrigues

 

Mesmo estando ausentes, fisicamente, nos mantivemos antenados a tudo o que vem acontecendo em nosso querido Tocantins, com ênfase nas movimentações dos bastidores políticos, por meio das nossas diversas fontes e colaboradores, sempre atentos e bem-informados.

 

Chegamos em solo tocantinense com boas notícias sobre nossa saúde e ótimas notícias sobre a política tocantinense, que deu claros exemplos de que caminha para uma nova era, uma era de civilidade, da boa convivência e das boas práticas, deixando para traz o denuncismo, as inimizades, os xingamentos e as picuinhas rasteiras.

 

E essa nova era chega, justamente, pelas mãos dos eleitores, que deixaram de apoiar políticos com atuações abaixo da crítica e que buscam abrir caminhos por meio de agressões verbais, ataques levianos e denuncismo. A mensagem já ficou clara: quem não embarcar nessa locomotiva da nova maneira de fazer política, dificilmente conseguirá alcançar ou manter um cargo eletivo.

 

EXEMPLOS

O governador Wanderlei Barbosa e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, fizeram do “azedo” do limão uma limonada, levando as discussões sobre os gargalos da saúde pública em Palmas para a mesa de negociações, dividiram as responsabilidades e partiram para a ação, com resultados práticos já sendo observados.

 

Bastou uma reunião, a portas fechadas, um tanto de diálogo, e as soluções começaram a ser observadas, como a cessão de um prédio do Hospital Padre Luso, no serro sul da Capital, a doação de um terreno de 24 mil metros quadrados, por parte do Estado, para que a prefeitura  possa construir o Hospital Municipal de Palmas e todo o desgaste dos últimos dias foi, ralo abaixo, rumo ao esquecimento.

 

O segredo? Diálogo! Os dois se reuniram, neste fim de semana no Palácio Araguaia e ajustaram os ponteiros da forma mais civilizada possível, abusando dos preceitos da democracia, tomando decisões que só beneficiam a quem interessa: o povo tocantinense.

 

 

Enquanto isso, a Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene, alusiva aos 34 anos de Palmas, proposta pelo deputado Júnior Geo que, inclusive, presidiu a sessão, e o que se viu, do início ao fim, foi a prática da boa política, em que a deputada do PL – e candidata à prefeita da Capital – Janad Valcari,(foto) fez um pronunciamento brilhante, cirúrgico, em que saudou a prefeita Cinthia Ribeiro de forma ética e educada, mesmo sendo uma das críticas mais combativas ao atual governo da Capital.

 

Da mesma forma agiram Júnior Geo – também cotado como candidato a prefeito de Palmas – e a própria prefeita Cinthia Ribeiro, que saudos a todos os nobres parlamentares, mesmo sabendo que entre eles estão prováveis pré-candidatos à sua sucessão, inclusive os oposicionistas, e direcionou seu discurso para uma explanação sobre sua gestão. Todos deixaram de lado as cores partidárias para engrandecer um momento sublime da democracia.

 

Nenhum dos oradores saiu da linha da boa convivência política, mantendo o clima amistoso e de congraçamento. Dentre os presentes, o secretário estadual de governo, Jairo Mariano, um político lapidado e preparado para desempenhar qualquer função política que lhe for indicada, e considerado um “zap” na manga do Palácio Araguaia na corrida sucessória municipal em Palmas.

 

O clima de boa convivência política observado na sessão solene da Assembleia Legislativa, acabou transformando o evento em uma vitrine política, expondo aos eleitores os novos e bons tempos que a classe política tocantinense começa a desenhar, e que deve se alastrar pelos demais 138 municípios do Tocantins, transformando este Estado em um grande exemplo para o País.

 

SENADOR EDUARDO GOMES

Ao que parece, todos os parlamentares tocantinenses foram “contaminados” pela forma de fazer política do senador Eduardo Gomes, um dos pouquíssimos políticos quem, desde que chegou ao senado Federal pratica apenas a boa política, tendo o diálogo como combustível para uma ascensão meteórica, que o levou a ocupar a primeira-secretaria da Mesa Diretora da Casa Alta, a liderança do governo de Jair Bolsonaro em todo o Congresso Nacional e, hoje, servindo de principal ponte entre a oposição e o governo de Lula, com tanta moral e credibilidade que já foi convidado para integrar a base de apoio ao atual presidente da República, e continua sendo um dos principais carreadores de recursos federais para os 139 municípios e para o Estado do Tocantins, incluindo, claro, Palmas, seus domicílio eleitoral e para onde tem trazido milhões e milhões de reais, sempre que pode.

 

WANDERLEI “CURRALEIRO” BARBOSA

Esse novo clima político vivido no Tocantins também deve ser, devidamente, creditado em grande parte à forma com que o governador Wanderlei Barbosa vem conduzindo seu governo, na plenitude de um mandato só seu, sem as amarras de ter sido vice-governador, eleito pelo povoo para comandar os destinos do Tocantins por quatro anos.

 

Nestes últimos cinco meses, Wanderlei vem surpreendendo de forma positiva, com uma governança bondosa, com um coração generoso, de homem público simples, com visão absolutamente voltada para o benefício do povo, sem perseguições, sem arrogância e, principalmente, sem preguiça de oxigenar as administrações municipais, independente da cor partidária, estendendo as mão para prefeitos que não apoiaram sua candidatura à reeleição da mesma forma com que estende para os que sempre foram seus aliados, não se limitando nem negando a visitar todos os municípios, em receber os prefeitos em audiências e espalhar as boas ações do seu governo aos quatro cantos do Tocantins.

 

OPOSIÇÃO E CONVIVÊNCIA

 

Essa nova realidade política vivida pelo Tocantins faz com que a oposição, por mais inflexível que seja, tenha que se adaptar à boa vizinhança, pois com o Palácio Araguaia sempre aberto ao diálogo, caem por terra as alegações de animosidade onde a boa convivência é procurada por quem está no poder.

 

Na verdade, a nova realidade política que se instalou no Tocantins, coloca em voga a grande família tocantinense, de homens e mulheres conscientes de que, seja de que lado estejam, o mais importante é buscar o bem-estar da população, cativar o eleitorado com ações inteligentes e voltadas à melhoria, mesmo que seja uma cobrança ou uma crítica, mas que busque sempre o benefício ao povo, mesmo que isso signifique caminha junto de quem não tem a mesma ideologia política, mas, unidos pela democracia, continuem em busca de tempos melhores.

 

Enquanto isso, a oposição que bater o pé em se pautar pelo denuncismo, da disseminação da discórdia e da política rasteira, essa está buscando o caminho da extinção de seus praticantes, pois o próprio eleitorado tocantinense já deixou seu recado nas urnas e pretende continuar com a faxina, até que a nova ordem da boa política não seja mais novidade, e vire a prática comum do dia a dia.

 

O Tocantins só tem a comemorar!