OPINIÃO II
A ida do governador Wanderlei Barbosa foi louvável para os portuenses, independente de cor partidária, com o anúncio das reformas do Colégio Florêncio Ayres e do Ginásio de Esportes, recapeamento do anel viário, asfaltamento do Distrito Industrial e da rodovia que liga a sede do município à Capital, Palmas.
Por Edson Rodrigues
Mas houve momentos fora da curva. Nos dois pronunciamentos que fez, na Praça do Centenário e no Distrito Industrial, o deputado federal Vicentinho Alves Júnior fez menção à sucessão municipal. No que foi rebatido pelo também deputado federal Ricardo Ayres, apoiador do prefeito Ronivon Maciel, que afirmou que não era hora de fazer política. (assista vídeo no fim da matéria)
No entanto, Vicentinho Júnior deixou claro seu apoio à pré-candidatura a mais um deputado federal de Porto Nacional, Antonio Andrade, à sucessão municipal. Andrade também tem o aval do governador Wanderlei Barbosa á sua pretensão de administrar Porto. A deselegância de Vicentinho Júnior criou um clima desconfortável para o prefeito Ronivon Maciel, que já foi aliado do parlamentar.
Ao fazer uso da palavra, o governador Wanderlei Barbosa saudou o prefeito Ronivon Maciel com o respeito da liturgia do cargo e elogiou o trabalho do deputado federal Antonio Andrade, sem falar em sucessão municipal.
O Secretário de industria e Comercio assina Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva, também assina benefícios para a cidade
A cerimônia de assinatura da ordem de serviço para asfaltamento do Distrito Industrial de Porto Nacional demonstrou que o prefeito Ronivon Maciel sentiu o golpe da deselegância de Vicentinho Júnior no evento anterior, na Praça do Centenário. Nem o prefeito e nenhum de seus auxiliares compareceram ao evento, que foi prestigiado por lideranças classistas da cidade e dois vereadores do distrito de Luzimangues.
No Distrito, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Estado, Carlos Humberto Lima, ressaltou o empenho do governador Wanderlei Barbosa em atender aos empresários portuenses e a importância da obra para a economia do município.
TABUS A SEREM QUEBRADOS
Os dois pronunciamentos do deputado federal Vicentinho Júnior, durante as cerimônias comemorativas dos 162 anos de emancipação política de Porto Nacional, quando declarou apoio ao também deputado federal Antonio Andrade, deu a largada antecipada do processo sucessório no município. Há um indicativo, portanto, de polarização entre as duas candidaturas, que pode significar, ou não, a quebra de tabus.
Há mais de 16 anos nenhum candidato a prefeito de Porto Nacional apoiado pelo Palácio Araguaia conseguiu se eleger. E, também, nenhum prefeito conseguiu se reeleger. Quebrar esses tabus será um desafio para os dois principais pré-candidatos às próximas eleições, deputado federal Antonio Andrade e prefeito Ronivon Maciel.
TERCEIRA VIA
Prováveis candidatos a prefeitura de Porto Nacional
Em tempos passados, Porto Nacional viveu esse clima, quando uma terceira via saiu vitoriosa. Resta saber se os já declarados pré-candidatos da chamada “terceira via” conseguem se unir em torno de um só nome, com credibilidade, e tenham propostas que preencham os anseios por mudanças tão sonhadas pela maioria dos eleitores portuenses.
Tem muito tempo para que uma candidatura da terceira via seja moldada, já que o processo sucessório foi deflagrado. O tempo se encarrega de agasalhar cada peça no tabuleiro do jogo sucessório em 2024. Ninguém é tão forte que não possa ser derrotado, da mesma forma que ninguém é tão fraco que não possa conseguir a vitória, principalmente quando em se tratando de sucessão municipal em Porto Nacional, a Capital da Cultura tocantinense.
COM SEUS SEGREDOS, VAMOS AGUARDAR NOS RESULTADOS DAS URNAS