Alusivas à Semana do Meio ambiente, as ações realizadas em parceira com a Prefeitura de Araguacema tiveram como objetivo promover engajamento social na pauta ambiental e foram direcionadas a vários públicos
Por Wanja Nóbrega
Envolver a comunidade na pauta ambiental, por meio de atividades que promovem integração e consciência ecológica, especialmente no que tange à preservação. Esse foi o objetivo de uma série de eventos realizados pela equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão.
Os eventos foram realizados durante a Semana Mundial do Meio Ambiente e foram planejadas em parceria com as prefeituras de Araguacema, Dois Irmãos e Abreulândia, por meio de suas secretarias do Meio Ambiente.
A programação teve início no último dia 6, em Araguacema, quando a educadora ambiental da APA Ilha do Bananal/Cantão, Hélia Regina, participou de um programa da rádio Sil FM, oportunidade em que falou sobre a programação que transcorreria durante a semana e convidou a comunidade em geral para participar das atividades.
Plantio de 42 mudas de árvores nativas, no Assentamento da Mata, no município de Araguacema
No dia 7, ainda em Araguacema, foi feito distribuição de mudas de árvores nativas do Cerrado, por meio do sistema de drive thru (motoristas recebem sem precisar sair dos veículos). No mesmo dia, foram realizadas palestras nas escolas sobre a importância de cada um fazer sua parte para preservar o planeta. As palestras também ocorreram simultaneamente no município de Dois Irmãos.
No dia 8, foi realizada a limpeza do córrego Vale, em Araguacema, por meio da coleta manual de lixo, feita por voluntários, coordenada pela equipe da APA e da prefeitura. Ao todo foram retirados do local quase 150 quilos de lixo.
A programação contou ainda com plantio de mudas de árvores nativas no Assentamento da Mata, em Araguacema. No município, a programação terminou no dia 9, com capacitação para a comunidade da Colônia de Pescadores, sobre o acordo de pesca do rio Caiapó. A capacitação teve como público-alvo os guias e condutores de pesca e ribeirinhos da área abrangente do acordo.
Já em Abreulândia, no dia 10, foram realizadas palestras na Escola Municipal Arco Íris, sobre os protocolos do Manejo Integrado do Fogo (MIF) e sobre o perigo das queimadas ilegais, que podem se transformar em incêndios. Nessa segunda-feira, 13, foi a vez dos alunos da Escola Municipal Paulo Freire.