Apoio ao ensino superior: Presidente em exercício do Senado, Eduardo Gomes recebe reitores de universidades “supernovas” para audiência pública

Posted On Quarta, 26 Março 2025 17:26
Avalie este item
(0 votos)
Senador Eduardo Gomes recebe Reitores Senador Eduardo Gomes recebe Reitores

Reitores de universidades federais do interior do país, conhecidas como “supernovas”, foram recebidos nesta quarta-feira, 26, pelo presidente em exercício do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, em Brasília (DF). Os dirigentes acadêmicos participam de uma audiência pública na Comissão de Educação para debater o papel social dessas instituições

 

 

 

Da Assessoria

 

 

Durante o encontro, o senador deu as boas-vindas aos reitores e realizou a abertura da sessão. A reunião contou com a presença do senador Wellington Fagundes (PL-MT), que presidiu a audiência pública e foi o autor do requerimento para sua realização. O evento propõe avaliar os avanços, desafios e perspectivas das universidades federais do interior, fundamentais para a expansão do ensino superior em regiões afastadas dos grandes centros urbanos.

 

 

Em sua fala, o senador Eduardo Gomes destacou o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do ex-presidente Jair Bolsonaro para sancionar a criação dessas universidades.

 

“A institucionalização dessas universidades foi um passo histórico na educação superior do país. O presidente Davi Alcolumbre teve um papel fundamental na tramitação no Senado, e o presidente Bolsonaro garantiu a sanção do projeto quando eu ainda era líder do governo. Hoje, essas instituições estão transformando a realidade de milhares de estudantes, levando conhecimento e oportunidades para regiões que antes estavam à margem do ensino superior de qualidade”, afirmou.

 

Participaram da audiência os reitores Analy Castilho Polizel de Souza, da Universidade Federal de Rondonópolis (MT); João Paulo Sales Macedo, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (PI); Christiano Peres Coelho, da Universidade Federal de Jataí (GO); Roselma Lucchese, da Universidade Federal de Catalão (GO); Airton Sieben, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (TO); e Airon Aparecido Silva de Melo, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (PE).

 

O que são as “supernovas” universidades federais?

 

 

O termo “supernovas” universidades federais foi cunhado pelo senador Wellington Fagundes para se referir às instituições criadas em 2018, a partir do desmembramento de universidades federais já existentes. Atualmente, essas universidades estão distribuídas por cinco estados brasileiros, em três regiões:

 

* Centro-Oeste: Universidade Federal de Rondonópolis (MT), Universidade Federal de Jataí (GO) e Universidade Federal de Catalão (GO);

 

* Nordeste: Universidade Federal do Delta do Parnaíba (PI) e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (PE), em Garanhuns;

 

* Norte: Universidade Federal do Norte do Tocantins (TO), localizada em Araguaína.

 

Criadas com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, essas instituições têm um papel essencial na interiorização do ensino superior, permitindo que estudantes de regiões distantes dos grandes centros urbanos tenham acesso a uma educação de qualidade sem precisar se deslocar para capitais ou grandes cidades.

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}