Aposentados e pensionistas do Igeprev devem realizar a Prova de Vida, de forma digital, pelo App Meu RPPS, nos meses de novembro e dezembro
Por Morgana Taíse
Mais de 18 mil aposentados e pensionistas do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO) estão aptos para realizar a Prova de Vida 2022, entre os meses de novembro e dezembro, que tem como objetivo provar a existência física dos beneficiários do Instituto, com a finalidade de garantir os direitos previdenciários de cada segurado e a manutenção do benefício.
A Prova de Vida é um procedimento de caráter obrigatório para todos os segurados e beneficiários do Instituto, que recebem o benefício. Todos precisam comprovar que estão vivos e, portanto, que podem continuar recebendo os proventos. A comprovação serve também para identificar os segurados e se estes se mantêm vivos, de um ano para o outro; além de garantir a continuidade do benefício, sem interrupções, com intuito de evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Devem fazer a Prova de Vida todos os servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS), dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública, Militares Reformados ou da Reserva Remunerada, Cartorários e Pensionistas, que foram concedidos os benefícios até 2022.
A Prova de Vida pode ser realizada exclusivamente de forma digital, pelo Aplicativo Meu RPPS. Para baixar o App, basta acessar a loja virtual do seu dispositivo móvel, Android ou IOS e digitar Meu RPPS. Ao baixar o aplicativo, basta escolher o Estado do Tocantins, a cidade de Palmas, em seguida clicar em Igeprev e se cadastrar. Lembrando que os beneficiários não precisam comparecer até a sede do Instituto, podendo realizar o processo de qualquer local, a partir de um celular ou dispositivo móvel conectado à internet.
Para os beneficiários que moram no exterior, é necessário entrar em contato com o Igeprev, em dias úteis, pelo número (63) 99225-9117, das 8 às 13 horas, horário de Brasília.
“Importante ressaltar que o beneficiário que não realizar a Prova de Vida, poderá ter o pagamento do seu benefício suspenso por meio de Portaria, publicada 30 dias após o encerramento do prazo. E que o prazo para realização da Prova de Vida ocorrerá de 1° de novembro a 31 de dezembro de 2022”, destaca o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima.
Vale destacar que o procedimento não é validado automaticamente. Os documentos passam por análise, bem como o reconhecimento facial na base de dados do sistema. Após confirmada a validação, o beneficiário receberá uma mensagem de confirmação.
Mais informações:
0800-647-0747
(63) 3218-7216
Central de Atendimento Previdenciário (CAP) - (63) 99233-5935
Diretoria de Previdência (Diprev) - (63) 99225-9117