Atentado a tiros contra ex-prefeito de Taboão da Serra durante campanha foi forjado, diz Polícia Civil

Posted On Terça, 18 Fevereiro 2025 04:56
Avalie este item
(0 votos)
José Aprígio da Silva foi baleado em Taboão da Serra (SP) em 18 de outubro de 2024 José Aprígio da Silva foi baleado em Taboão da Serra (SP) em 18 de outubro de 2024

A falsa tentativa de homicídio foi para que José Aprígio da Silva conseguisse destaque e, com isso, a reeleição

 

 

Com site Terra

 

 

A tentativa de homicídio contra José Aprígio da Silva (Podemos), de 72 anos, então candidato à reeleição para a prefeitura de Taboão da Serra (SP), ocorrido em 18 de outubro de 2024, em meio à campanha, foi forjada, informou a Polícia Civil. O falso ataque a tiros foi para que Aprígio conseguisse destaque e, com isso, a reeleição.

 

"Não há ainda como eu afirmar categoricamente que ele [José Aprígio] estava participando disso. A gente tem os indícios. Mas ainda não tenho uma prova cabal para dizer assim: 'Olha, ele participava disso'. Não posso falar", disse o delegado da  Seccional de Taboão da Serra, Dr. Helio Bressan, em coletiva a jornalistas na tarde desta segunda-feira, 17.

 

A Polícia Civil de Taboão da Serra e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo, deflagraram na manhã desta segunda-feira, 17, a Operação Fato Oculto que investiga o falso atentado. Os agentes cumprem dez mandados de busca e apreensão. A operação prendeu temporariamente duas pessoas, incluindo o irmão de Aprígio. Foram apreendidos ainda celulares, computadores, dinheiro e armas. 

 

Os investigados decidiram simular um ataque a tiros contra o veículo de Aprígio para que ele obtivesse vantagens na disputa eleitoral para a prefeitura contra seu adversário no segundo turno, Engenheiro Daniel (União Brasil). Mesmo com o ataque, Aprígio não conseguiu se reeleger e perdeu a disputa.

 

Procurado pela reportagem do Terra, a defesa do ex-prefeito disse "que foi surpreendido com o desdobramento das investigações". Afimou ainda que  "em relação ao dinheiro apreendido, trata-se de quantia devidamente declarada em seu imposto de renda, e, portanto, de origem lícita".

 

Em nota à imprensa, o advogado do ex-prefeito, Allan Mohamed Melo Hassan, ainda reiterou a confiança no trabalho da Polícia Civil e no Ministério Público, e disse ter certeza de que "todos os responsáveis serão devidamente punidos, após o devido processo legal".