Protestos de moradores impediu o início do funcionamento. Moradores atearam fogo em pneus na área de embarque e desembarque dos automóveis
Da Redação
A ponte foi interditada no dia 7 de fevereiro, ela faz a ligação do município com a Belém-Brasília (BR-153), com Brejinho de Nazaré, Fátima e Aliança. Construída na década de 70 a ponte está comprometida segundo estudo e teve a recomendação de interdição Ministério Público do Estado.
A interdição levou o governador Mauro Carlesse a decretas situação de emergência na região de Porto Nacional. Antes porém, no dia da interdição, o prefeito Joaquim Maia e assessores chegaram a discutir com o governador a decisão de interditar a ponte. Carlesse, contudo, defendeu que a medida visava “salvar vidas”. Segundo o decreto: “risco iminente que ameaça a segurança de pessoas”.
Os moradores querem que o serviço seja gratuito. Moradores alegam que não podem ser prejudicados pela interdição da ponte. Ontem o movimento começou por volta das 7 horas e as balsas continuam paradas. A interdição conta com a participação de moradores da cidade e dos distritos de Nova Pinheirópolis e Escola Brasil, dois locais que contam com cerca de 7 mil pessoas. Além de chacareiras, fazendeiros e assentados. Eles querem que o governo do Tocantins arque com os custos integrais da travessia.
O governador esteve reunido com a superintendente da Caixa Econômica Federal no Tocantins, Silvia Leandra Pelloso, e também com o gerente regional de relacionamento da instituição, Vandeir Ferreira, para pedir agilidade na liberação de empréstimo de R$ 130 milhões para a construção da nova ponte.
Ainda ontem a Marinha libera uma das duas balsas para fazer travessia, a outa está com o certificado de segurança de navegação vencido. Empresa deve providenciar o documento antes da embarcação ser liberada.
Uma tabela de preços que foi divulgada mostrado valores entre R$ 8,50 e R$ 326,25 pela travessia. Nesta quarta foi informado que estes números são de referência e que a tabela para a situação específica de Porto Nacional ainda não está definida.
A subseção de Porto Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu uma audiência pública no dia 15 passado, para discutir os impactos da interdição da ponte e deliberação de providências para a amenização das consequências. Foi formada uma comissão de OAB local e Defensoria Pública para negociar e tratar das questões relacionadas aos impactados. (Com informações da Secom TO e portal Cleber Toledo)