“Como está na legislação eleitoral, nós contrataremos uma empresa para fazer auditoria nas eleições”, disse.
Por Júlia Arbex
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (5) que o PL, partido ao qual é filiado desde o final de novembro de 2021, vai contratar uma empresa para “fazer uma auditoria” antes das eleições deste ano. A declaração foi feita durante transmissão ao vivo nas redes sociais.
Segundo o chefe do Executivo, a empresa não fará o trabalho após o pleito, mas assim que for contratada. Ainda de acordo com Bolsonaro, outras siglas devem apoiar a auditoria.
“Pode acontecer que, em poucas semanas de trabalho, essa empresa que faz auditoria no mundo todo chegue à conclusão de que é impossível auditar e não é possível fazer o trabalho. Olha a que ponto nós chegamos”, argumentou.
Apesar disso, Bolsonaro não deu nenhuma prova de irregularidades no sistema eleitoral brasileiro.
Forças Armadas
Por conta dos inúmeros e frequentes ataques do presidente às urnas eletrônicas, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) convidou, no ano passado, as Forças Armadas a participarem de uma comissão externa para acompanhar as eleições marcadas para outubro. O objetivo é dar transparência ao sistema de votação do país.
Ainda na live, o mandatário afirmou que as Forças Armadas não vão fazer o papel de “chancelar” o resultado.
Além disso, pediu para que Edson Fachin, presidente do tribunal, tome providências para que as eleições sejam realizadas “sem qualquer suspeita de irregularidades”.