CANDIDATURAS AO SENADO SEM PROBLEMAS FINANCEIROS

Posted On Segunda, 11 Julho 2022 07:05
Avalie este item
(0 votos)
Alguns dos prováveis candidatos ao senado pelo Tocantins Alguns dos prováveis candidatos ao senado pelo Tocantins

Nenhuma das candidaturas ao senado pode ser subestimada.  Cada uma tem sua própria musculatura política, sendo que, as quatro principais – Kátia Abreu, Dorinha Seabra, Ataídes Oliveira e Mauro Carlesse – têm bons fundos partidários, recursos próprios e bons tempo no Horário Obrigatório de Rádio e TV, com destaque para suas situações financeiras.

 

Por Edson Rodrigues

 

Logo, o fator determinante será saber com qual candidato ao governo cada uma dessas candidaturas ao Senado irá se lançar, uma vez que dependerão das estruturas de marketing político e da força das chapas proporcionais que cada grupo político está aglutinando.

 

Desta forma, saber com quem “colar” nesta campanha que se aproxima, será determinante para o sucesso ou o fracasso em dois de outubro.

 

MUNICÍPIOS

 

Outro fator a ser levado em consideração é o apoio em cada um dos 139 municípios, com especial atenção para os cinco maiores colégios eleitorais, onde a conquista de lideranças locais será o passo mais importante para formar uma boa base de votos que, somados, podem fazer a diferença.

 

Para isso, o trabalho de marketing político junto aos principais e mais tradicionais veículos de comunicação será um diferencial, pela penetração e influência que os mesmos têm junto à população que busca informações para formular seus votos, uma vez que para a disputa do cargo de governador, haverá segundo turno, já a de senador, tem que ser decidida em dois de outubro.

 

Após as convenções partidárias, quem já estiver com suas estruturas de campanha prontas, com o marketing político definido, parcerias com os veículos de comunicação e suas propostas a apresentar aos líderes políticos e aos eleitores “na ponta da língua”, certamente largará na frente, com muito mais chances de ganhar a confiança e a simpatia do eleitorado.

 

AQUECIMENTO

E a hora é agora, pois nessa disputa por uma única vaga de senador, para um mandato de oito anos, os atuais pré-candidatos ainda não conseguiram fazer chegar aos eleitores uma linha sequer de suas propostas. 

 

E a situação é ainda pior quando se percebe que há candidatos ao Senado que o eleitor nem sabe que é candidato ou não sabe o que já faz pelo Tocantins o seu histórico político.

 

Por enquanto, isso ainda não quer dizer que esses candidatos “desconhecidos” estejam fora do páreo, mas, sem sombra de dúvidas, é hora de reunir uma equipe profissional de marketing político e de comunicação, colocar suas ideias no papel e definir a estratégia de popularização dos seus nomes, o famoso “colocar o bloco na rua” e alinhar um planejamento para o uso do Horário Obrigatório de Rádio e TV que tenha complementação nas publicações permitidas nos veículos de comunicação.  Só com essa junção de meios, o candidato ao Senado conseguirá mostrar tudo o que que pode, quer e deseja fazer pelo eleitor.

 

Em época em que os comícios estão esvaziados, com as presenças apenas do pessoal das bandeirinhas, que recebem para estar ali, e que o povo não quer se arriscar em aglomerações, o trabalho de marketing e de mídia terá que ser muito bem planejado e executado.

 

ELEITORES DESINTERESSADOS

O maior desafio dos candidatos ao Senado será despertar o interesse dos eleitores em uma eleição atípica, em que, até a última amostragem, 47% não sabem em quem votar por não estar interessados em política ou simplesmente desconhecer os candidatos.

 

Os nomes para o cargo de governador são pronunciados naturalmente, tornando-se conhecidos sem muito trabalho.  Já o dos candidatos a senador, tem eleitor que nem sabe que haverá uma vaga em disputa em dois de outubro. Abrir a mente desses eleitores, colocar suas ideias, seus projetos e planos de ação para serem analisados, será um desafio hercúleo para os candidatos ao Senado.

 

Os debates serão as melhores oportunidades para concretizar suas propostas e fixar na mente do eleitorado suas qualidades e o porquê merecem ser eleitos para o senado, mas isso só vai acontecer se o eleitor já tiver em mente a ideologia política e o posicionamento dos candidatos.  E isso só vai ser possível se houver um trabalho anterior de marketing e mídia.

 

Segundo os números das pesquisas de intenção de voto para consumo interno, a eleição para o senado vai ser a mais difícil neste pleito.  Portanto, o recado está dado.

 

Quem não é visto, não é lembrado.  Fica a dica!