Caminhada pelo fim da violência contra a mulher foi realizada em mais dois municípios tocantinenses nesta quarta-feira, 23
Por Carla Adriana
A Secretaria de Estado da Mulher (Secmulher) foi às ruas mais uma vez nesta quarta-feira, 23, para conscientizar a população sobre o fim da violência contra a mulher. Desta vez, a campanha do Agosto Lilás chegou aos municípios de Paraíso do Tocantins e Lagoa da Confusão.
Em Paraíso do Tocantins, a avenida Bernardo Sayao ganhou a cor Lilás, na caminhada que saiu do Fórum, ao som da fanfarra do Colégio Militar do Estado do Tocantins — Unidade V Diaconizio Bezerra da Silva.
As ações do Agosto Lilás visam conscientizar a população sobre os tipos de violências sofridas pelas mulheres: violência física, violência patrimonial, violência psicológica, violência moral e violência sexual.
Instituída em janeiro deste ano pelo Governador Wanderlei Barbosa, a Secretaria da Mulher tem realizado ações que garantam os direitos das mulheres e conscientiza a população para o fim da violência. A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, reforça que a luta pelos direitos das mulheres não é apenas da secretaria, mas de todos. “Sabíamos termos um grande desafio para garantir os direitos das mulheres. Já lançamos algumas campanhas nas praias do estado e hoje estamos com a campanha “Agosto Lilás: Não se Cale! Levante a mão e diga não!” Essa é uma campanha nacional, mas temos a Lei Estadual 3637 para sensibilizar a população, homens e mulheres, órgãos municipais e estaduais, para voltarmos nossos olhares para essa causa que precisa de socorro”, enfatizou.
Conscientizar a população sobre os tipos de violência e os canais de denúncia é uma eficaz medida para o fim da violência contra a mulher. O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, destacou que ações como a campanha Agosto Lilás merecem ser levadas a público. “Precisamos ir às ruas dar visibilidade a temas tão sensíveis como este. Estamos levando a conhecimento de todos um assunto tão importante”, enfatizou.
O evento contou com a participação do Prefeito de Paraíso, Celso Morais, da secretária Municipal de Assistência Social, Hilma Mascarenhas, da Orquestra Sinfônica Granada do Tocantins, das conselheiras tutelares e demais secretários municipais.
Lagoa da Confusão
Em Lagoa da Confusão, a caminhada percorreu toda Avenida Vitorino Panta. Mulheres, homens, representantes de órgãos municipais e estaduais se reuniram ao entardecer para propagar a mensagem do Agosto Lilás.
Em seu discurso, o delegado da Polícia Civil Guilherme Couto falou que essa é uma luta que todos podem contribuir. A polícia está disponível para receber qualquer denúncia contra a mulher. Em briga de marido e mulher se mete a colher sim. O tempo da mulher sofrer calada passou. Essa campanha enaltece isso: a busca por justiça por mulheres que se calaram por muito tempo. Estamos em busca dos autores desses crimes. A Polícia Civil e Polícia Militar estão ao lado da população para responsabilizar qualquer autor de qualquer crime que atinja não só a mulher, mas a todos.
Secretária da Mulher, Berenice Barbosa juntamente com prefeito de Paraíso, Celso Morais durante caminhada em Paraíso - Foto: Davi Andrade Melo
Representando a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, a diretora de enfrentamento à violência contra a mulher, Antonia Ferreira, explicou que a campanha foi criada para acabar com o ciclo de violência. “A campanha Agosto Lilás foi pensada para que de mãos dadas possamos lutar e acolher a mulher que vive em situação de violência. Nosso objetivo é acolher cada uma dessas mulheres e ajudá-las a romper com o ciclo da violência”, explicou.
A comandante da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Joicilene Araújo, reforçou que esta deve ser uma luta verdadeira. “Espero que não estejamos aqui apenas para fotos e vídeos, mas que estejamos de coração, estejamos aguerridos nesta luta em defesa do direito das mulheres. A violência precisa acabar!”, enfatizou.
O prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares, agradeceu ao Governo do Tocantins e a Secretaria da Mulher pela iniciativa. “É com imensa gratidão que reconheço o comprometimento do Governo do Tocantins e da incansável equipe da Secretaria da Mulher. Parabéns por liderarem essa causa tão vital e por inspirarem nossa comunidade”, disse.
A marcha contou com a presença do prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares, da secretária de Assistência Municipal, Anna Flávia Carlos, da Câmara Municipal de Vereadores, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, do delegado Guilherme Couto; secretário de Segurança Pública Municipal, tenente Adão Marinho.
A campanha Agosto Lilás, coordenada pela Diretoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, traz às cidades tocantinenses não apenas conscientização, mas também reflexões profundas acerca da importância e aplicação da Lei Maria da Penha.