Carlesse mostra força no pré-lançamento de sua candidatura ao Governo do Estado

Posted On Domingo, 25 Fevereiro 2018 22:42
Avalie este item
(0 votos)

Durante o lançamento da pré-candidatura ao Governo do Tocantins ocorrida na última sexta-feira, em Gurupi, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), demonstrou força com a presença de vários deputados estaduais e federais, prefeitos e lideranças de diversos segmentos políticos, empresariais e populares, que o apoia e reforça a sua candidatura na disputa pela vaga no Palácio Araguaia.

 

Por Edson Rodrigues

 

Em vários artigos já divulgado neste veículo, por várias vezes ressaltamos o desejo do deputado para a disputa, assim como em uma análise política salientamos a importância de não subestimar nenhum pré-candidato No caso do deputado, em específico, ele sempre declarou o seu interesse assim como o suposto apoio de vários dos seus colegas de Casa e, isso pode ser visto na reunião de Gurupi.

 

Outra ferramenta que Carlesse usa em seu discurso a fim de convencer os possíveis eleitores de que fará uma boa gestão, é a intenção de fazer um governo municipalista, tanto que é o responsável por contemplar os 139 municípios em infraestrutura, com parte dos recursos do financiamento realizado pelo Executivo junto a Caixa Econômica Federal, aprovado pela Assembleia Legislativa. 

 

Até as convenções, o deputado declarou que fará outros três encontros Regionais para discutir o futuro do Tocantins a partir de 2019. Segundo ele, reunirá-se com aliados, políticos e lideranças, no Bico do Papagaio, Araguaína e Palmas. Paralelo às ações de pré-campanha, Mauro Carlesse tem dialogado com dirigentes de outras legendas para a formação de sua plataforma partidária para estruturar a coligação proporcional com candidatos ao Senado,deputados estaduais e federal. No entanto, o nobre governadoriável tem quatro meses para construir sua base política para o embate sucessório rumo ao comando do Palácio Araguaia.

 

A meu ver, a presença dos 12 deputados no encontro de Gurupi, estes filiados a diversos partidos, menos ao PHS, pode no atual momento pode não representar união ou apoio ao deputado, pois de abril até julho, período das convenções partidários no qual os grupos definem os candidatos que disputarão para representar o Tocantins para todas as funções, tanto no Estado, quanto em Brasília, bem como as coligações.

 

Deputados presentes:

Deputado federal Carlos Gaguim e os deputados estaduais Wanderlei Barbosa, Rocha Miranda, Luana Ribeiro, Eli Borges, Eduardo do Dertins, Nilton Franco, Olinto Neto, Cleiton Cardoso, José Roberto, Ivory de Lira, Osires Damaso e Toinho Andrade.

 

Diante destes fatos, apesar de ser um pré- candidato a governador, e ocupar a presidência da Assembleia Legislativa e do PHS no Tocantins, é notório que ainda não há uma estrutura partidária nos municípios, e diante da proporcionalidade dos Siglas eles terão um curto horário eleitoral gratuito nos veículos de comunicação, o que os impede de apresentar as propostas de forma mais detalhada. Dentre as 20 maiores cidades do Tocantins, Mauro Carlesse não conta com o apoio de nenhum prefeito, e os deputados que não são donos dos partidos no Estado têm data de retirada para a realização da convenção partidária para não cometer adultério e correr o risco de perder os seus registros de candidatura.

 

Porém, Mauro Carlesse demonstra confiança e sabe que está disputa será como um filme de “Tarzan e o Jacaré”, em que o telespectador torce pelo Tarzan e não para o jacaré. mas nesta obra cinematográfica eleitoral, o deputado não faz o personagem do Tarzan, e precisa ser bem competente para cair no gosto do eleitorado e fazer com que eles mudem o seu personagem favorito.

 

Cabe ressaltar aquela velha e boa expressão: em política nada é exato e o tempo é o senhor das respostas.