Chuvas em Pernambuco: Bolsonaro lamenta e anuncia ações

Posted On Domingo, 29 Mai 2022 06:51
Avalie este item
(0 votos)
Deslizamento em Jardim Monte Verde causado pelas chuvas, em Jaboatão dos Guararapes Deslizamento em Jardim Monte Verde causado pelas chuvas, em Jaboatão dos Guararapes FOTO: GLEYDSON XAVIER

Presidente afirmou que governo fará monitoramento ininterrupto e enviará equipes para socorrer vítimas na região do Recife

Chuvas provocaram ao menos 29 mortes apenas neste sábado (28)

 

Por Ana Maria Miranda

 

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, afirmou neste sábado (28) que o Estado contará com o reforço das Forças Armadas para atender às ocorrências relacionadas às chuvas. Só neste sábado, as precipitações que caíram na Região Metropolitana do Recife (RMR) provocaram ao menos 29 mortes.

 

"Tivemos um dia muito difícil hoje, uma área de abrangência de chuvas que pegou a Região Metropolitana, Zona da Mata Norte, uma parte da Zona da Mata Sul. Todo o efetivo foi empregado ao longo do dia e agora nós vamos reforçar isso", declarou o governador, em entrevista à TV Globo.

 

O reforço deverá valer a partir deste domingo (29), quando também são esperadas chuvas fortes durante todo o dia no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste.

 

"Vamos ter o apoio agora das Forças Armadas, o Exército já vai nos ajudar também a qualquer tipo de ocorrência que a partir de agora ocorra, e também estamos chamando concursados, antecipamos a nomeação de concursados, 92 bombeiros militares também, já a partir de amanhã vão se integrar também às forças operativas e vamos continuar acompanhando", afirmou.

 

Em uma rede social, o presidente da República, Jair Bolsonaro, já havia informado que as Forças Armadas, o Ministério da Defesa e o Ministério da Cidadania seriam mobilizados para auxiliar no socorro às famílias atingidas no Grande Recife. O Ministério do Desenvolvimento Regional monitora a situação.

 

De acordo com o governo federal, os ministros Daniel Ferreira (Ministério do Desenvolvimento Nacional), Carlos Brito (Turismo), Marcelo Queiroga (Saúde) e Ronaldo Bento (Cidadania) estarão no Recife para "apoiar e orientar as Defesas Civis locais".

 

Uma equipe de técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil chega ao Estado na manhã do domingo para auxiliar e instruir os gestores municipais na elaboração dos Planos de Trabalho para agilizar a liberação dos recursos federais. O governo garante que a equipe do MDR permanecerá em Pernambuco "o tempo que for necessário".