No Tocantins já vimos marqueteiro fazer candidatos e candidatas comer ovo cru e até beijar jumento. Chorar, desmaiar, fazer discurso de despedida ao falecido dizendo ser amigo de infância sem nem saber o nome do desencarnado, candidato que nunca havia comido pequi, ao chegar em uma festa tradicional, em frente a um prato de arroz com pequi enfiar os dentes e ir parar no dentista pra tirar os espinhos; outro, chorou na frente de todo mundo ao se dizer conhecedor de pimenta e atochar molho de dedo de moça no prato, entre outras peripécias, apenas para garantir – ou não – o voto.
Por Edson Rodrigues
Hoje, a sociedade tocantinense já demonstrou que isso faz parte de um passado político caricato, que não acompanhou o desenvolvimento da cultura e da inteligência da população.
Na manhã desta sexta-feira (3), O Paralelo 13 teve acesso a uma pesquisa de intenção de voto relativa à eleição em Palmas, em que 50,5% dos entrevistados simplesmente ainda não sabem quem são os candidatos ou ainda não decidiram em quem votar ou admitem pagar a multa “vultosa” de três reais, pois não têm intenção de ir às urnas ou votarão nulo ou em branco. Apesar da pesquisa ter abrangido 1.020 pessoas, isso mostra que o quadro sucessório em Palmas ainda é muito nebuloso para o eleitor.
A prefeita, Cinthia Ribeiro, lidera essa pesquisa, assim como tem liderado todas as demais, para consumo interno, de todos os partidos e entidades classistas já realizaram.
Mesmo com essa visibilidade e com a “caneta” na mão, Cinthia Ribeiro não pode se descuidar em sua administração nem em sua imagem pessoal.
MUNIÇÃO PARA O INIMIGO
Pois, justamente nesta sexta-feira a prefeita deu uma “escorregada” ver postado por seus adversários um vídeo nas redes sociais em que se joga – de roupa e tudo – em um lago, em uma atitude completamente sem sentido, ato que foi repetido por uma de suas assessoras, imediatamente apelidada pelos internautas de “baba ovo”.
Não satisfeitos, ainda postaram uma foto em que tenta subir em um pé de pequi. Em menos de 10 minutos, um internauta replicou a foto da prefeita comparada à foto de um bicho preguiça em situação semelhante.
Esses “vacilos” podem não parecer nada, mas dão uma ideia do tipo de munição que a prefeita pode estar dando ao inimigo, que são seus adversários na corrida pela prefeitura.
Imagem de Mergulho em Buritirana do Facebook da Prefeita
https://www.facebook.com/CinthiaRibeiroOficial/videos/1142370459467086
Cinthia já consolidou sua imagem como tocadora de obra, simpática e educada, mas jamais de “popular”, “gente como a gente”, e a “esticada de corda” desta sexta-feira fez as redes sociais “bombar” com críticas pejorativas, piadas e alguns comentários impublicáveis.
É certo que não foi a própria Cinthia quem postou o vide e a foto, isso só pode ser obra de algum “infiltrado” em seu governo, mas, mesmo assim, se as situações colocadas nas redes sociais da prefeita foram sugestão do seu marqueteiro, sugerimos que se rescinda o contrato dessa pessoa e se procure outro, imediatamente, pois, como dizem os jovens, ele “forçou a amizade”.
TODO CUIDADO É POUCO
Já assistimos de camarote candidatos praticamente eleitos em Gurupi e Porto Nacional que deixaram de ganhar por seguir as orientações de marqueteiros “importados” de outros estados, que desconhecem completamente o jeito de pensar, de agir e de reagir do eleitorado tocantinense.
Esperamos que as críticas, piadas e paródias motivadas pelas publicações da prefeita sirvam de lição não só para ela, mas para outras candidaturas apara que prestem atenção na hora de escolher seus marqueteiros e conselheiros políticos.
Cinthia Ribeiro precisa ter muito cuidado, pois o jogo político está apenas no começo. As forças que irão se digladiar estão apenas “no aquecimento” e qualquer erro pode ser fatal.
Se o voo de Cinthia Ribeiro, até agora, foi em céu de brigadeiro, ela deve tomar consciência de que, em breve, enfrentará trovoadas, ventanias, tempestades e turbulências, antes de pousar em uma pista curta e escorregadia, embarcada em uma aeronave que leva, de lastro, alguns sanguessugas, adesistas e aproveitadores, “doutorados” nas campanhas políticas de Palmas.
O momento é de estar de olho aberto e mente atenta para não perder a rota.
Fica a dica!