PODERÁ OSIRES SER CANDIDATO PELO PODEMOS? I
Até que ponto vai a garantia do Podemos à candidatura de Osires Damaso à prefeitura de Paraíso? O nome do ex-deputado federal foi decidido por aclamação entre os aliados do governador Wanderlei Barbosa, incluindo o ex-governador Moisés Avelino, mas o presidente da legenda é o ex-deputado federal Tiago Dimas, adversário figadal do governo do Estado.
Se Osires terá apoio do Palácio Araguaia, estará Tiago Dimas disposto a liberar a legenda para o aliado do grupo palaciano, justamente agora, que as máscaras começam a cair?
PODERÁ OSIRES SER CANDIDATO PELO PODEMOS? II
Todo cuidado é pouco, tanto para o palácio Araguaia quanto para Osires Damaso, principalmente, a data limite para a filiação de candidatos.
As divergências entre o grupo palaciano e o Podemos de Tiago Dimas e Eduardo Siqueira Campos pode “subir no telhado” antes de maio e, nos bastidores, os ruídos indicam tratamento na base do “olho por olho, dente por dente”.
Em palmas, Paraíso e Araguaína, quem não “abrir a capa do zôi”, pode ficar a ver navios...
SEMANA PRODUTIVA NO CARNAVAL
O Brasil parou para brincar o carnaval e milhões de pessoas se jogaram na folia. No entanto o gabinete do senador Eduardo Gomes trabalhou a todo vapor e liberou recursos para várias áreas e municípios. Araguatins recebeu R$1.6 milhão para custeio na área da saúde e a autorização para iniciar a obra mais aguardada pela população, que é o asfalto ligando a cidade ao IFTO - Instituto Federal do Tocantins. Os trabalhos serão iniciados logo após o período chuvoso. A cidade de Formoso do Araguaia foi contemplada com mais R$2 milhões para o asfaltamento. O dinheiro já está na conta da prefeitura.
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO
Na reabertura dos trabalhos no legislativo federal, o senador Eduardo Gomes destaca-se por sua atuação em dois temas de alta relevância, Inteligência Artificial e Redução Imposto do Saneamento.
Projeto de lei de autoria do senador foi encaminhado à CCJ - Comissão de Constituição e Justiça do senado, propondo a redução em até 60% do imposto sobre saneamento em municípios com menor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano. Isso vai impactar diretamente no bolso das pessoas de menor renda. Outra PEC também de autoria do senador Eduardo Gomes, trata da competência privativa da união de legislar sobre defesa cibernética. O tema da Inteligência Artificial é destaque no mundo inteiro e o senador Eduardo Gomes representará o parlamento brasileiro em discussões que acontecerão em Barcelona, em fevereiro e em Washington, DC, em março. Protagonista na discussão de temas tão relevantes, colocam o senador tocantinense na elite parlamentar do senado da república.
CHEGANDO A HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA
O Palácio Araguaia está no mais puro modo “big brother”, com câmeras e microfones ligados até o talo, guardando material para a hora que a onça for beber água.
O grupo palaciano passou a monitorara com mais contundência, ainda, as mexidas e ecos da oposição, onde quer que ela esteja e travestido em qual pele fora, a de lobo ou a de cordeiro.
Estão descartadas tomadas de medidas precipitadas, principalmente em Palmas.
Tudo ao tempo de Wanderlei Barbosa, que sabe com quem poderá contar na hora do “vamos ver”. Sua experiência e vivência política vêm dando o tom de sua preparação para o período sucessório municipal.
OPOSIÇÕES NUNCA ESTIVERAM DESCONECTADAS
Subestimar as lideranças oposicionistas ao Palácio Araguaia é coisa de amador. Mais unidas que nunca, elas jamais estiveram desconectadas entre si e trazem como cabeças pensantes as principais cabeças pensantes antagônicas ao grupo palaciano.
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro e seu esposo, deputado estadual Eduardo Mantoan vêm atuando como polo de atração da oposição, trazendo para perto de si o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, o ex-deputado federal Tiago Dimas, a ex-senadora Kátia Abreu e seu filho, senador Irajá Abreu e diversas outras lideranças oposicionistas.
O grupo espera, ainda, o momento pós-janela política para a troca de partidos, conseguir atrair mais nomes de peso para suas hostes, com a promessa de poderem ser candidatos.
AS MÁSCARAS CAINDO
Aliados do governador Wanderlei Barbosa dizem que o casal Mantoan já tem o discurso na ponta da língua, o de que tentaram ficar no mesmo palanque que Wanderlei Barbosa, mas não tiveram sua pretensão retribuída.
A questão é que nos bastidores da política palmense, o grupo palaciano já tinha certeza de que os Mantoan, Kátia Abreu e Eduardo Siqueira Campos, por exemplo, sempre estiveram conectados de alguma forma, e que outros nomes que não apareciam nos holofotes também estarão deixando as máscaras cair e optando pelo lado oposicionista.
PALÁCIO ARAGUAIA E OS "MUI AMIGOS”...
Serão muitos os “mui amigos” do Palácio Araguaia aparecendo em palanques oposicionistas na Capital e nos principais colégios eleitorais, dentre eles, alguns com mandatos nos Legislativos municipais e no Estadual.
A pergunta que não quer calar é: quem estará nos palanques dos candidatos a prefeito apoiados por Wanderlei Barbosa?
EDUARDO SIQUEIRA E CARLOS AMASTHAS EM SILÊNCIO ABSOLUTO
Os pré-candidatos a prefeito de Palmas, Carlos Amastha e Eduardo Siqueira Campos vêm se mantendo no mais absoluto silêncio nas últimas duas semanas.
Longe da imprensa e dos holofotes dos noticiários políticos, os dois evitam ser vidraças, mas, sem, porém, deixar de articular quanto á atração e novos nomes e lideranças capazes de agregar com seus grupos políticos.
Surpresas podem estar por vir...
SAIDA DE RONIVON DO PSD É TIDA COMO CERTA
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel está com o “passaporte” pronto para ser o candidato à reeleição pelo MDB, presidido, hoje, pelo ex-governador Marcelo Miranda e que deve ter seu comando, durante o período eleitoral nas mãos do deputado federal Alexandre Guimarães, que aguarda autorização do TSE para presidir a legenda emedebista a partir de maio.
Ronivon tem uma ótima convivência com a cúpula nacional do MDB, um aponte construída, habilmente, pelo presidente municipal do partido em Porto Nacional, Arlindo da Rebram.
CONFIRMADOS NO EVENTO DE BOLSONARO
O ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o domingo (25.fev.2024) na Avenida Paulista, em São Paulo, tem ao menos 84 deputados federais confirmados (16% da Câmara), segundo lista que tem circulado em grupos de WhatsApp do Partido Liberal.
Além deles, governadores, senadores, deputados estaduais e outras figuras públicas de direita confirmaram presença. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), disseram que também participarão do ato.
CONCURSOS INTERNOS PODEM SER SOLUÇÃO
O SINSP protocolou ofício à governadora solicitando que o Estado realize urgentemente concurso interno para que servidores não concursados sejam efetivados no cargo público que ocupam.
Essa é uma importantíssima medida a ser tomada para resguardar as servidoras e servidores que estão sendo obrigados a se aposentar compulsoriamente após decisão do Tribunal de Contas do Estado.
A solicitação tem como base decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 24 de outubro de 2023. A recente decisão dos ministros da Segunda Turma da Corte traz a possibilidade da transformação da função pública em cargo público para o servidor que for aprovado em concurso público interno. (Veja a decisão abaixo)
Com a decisão do STF, o Estado pode realizar um processo seletivo interno sem nenhum prejuízo a qualquer outro candidato, pois não há vaga disputa de cargo vago, sendo o concurso interno voltado para o servidor já estabilizado na vaga em que ocupa no serviço público, buscando sua efetividade.
SOBRAS ELEITORAIS DEVEM SER JULGADAS NESTA QUINTA-FEIRA
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar, nesta quarta-feira (21), ações que discutem a divisão das chamadas sobras eleitorais na disputa por vagas no Poder Legislativo.
Uma decisão da Corte neste caso pode ter repercussão para a composição da Câmara dos Deputados eleita em 2022 ou ser aplicada apenas para as eleições de 2024. Caberá aos ministros definir quando o entendimento adotado será aplicado.
IMPEACHMENT DE LULA?
Um grupo de mais de 40 deputados federais apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai protocolar pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela fala do chefe do Poder Executivo neste domingo, 18. Lula comparou a guerra de Israel em Gaza ao Holocausto. Mais de 28 mil palestinos morreram, sendo 12 mil crianças.
Os deputados citam um trecho da lei que fundamenta os crimes de responsabilidade para justificar o pedido. O texto diz que é crime "cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade".
Netanyahu diz que fala de Lula comparando Israel ao Holocausto é vergonhosa e convoca embaixador.