FUMAÇA BRANCA NA CÚPULA DO MDB EM BRASÍLIA I
Fosse no Vaticano, diriam “habemus Papam”, mas estamos falando da cúpula do MDB tocantinense que se reuniu, em Brasília, com a cúpula nacional da legenda e com o deputado federal Alexandre Guimarães, para definir a forma com que o parlamentar irá ingressar no partido.
Presentes à reunião o presidente nacional do MDB, baleia Rossi e o presidente estadual, ex-governador Marcelo Miranda, além, claro, de Alexandre Guimarães.
Ao final do encontro, “fumaça branca” saída da chaminé, ou seja, assim como no Vaticano, quando a cor da fumaça indica a decisão tomada, o clima após a reunião era de entendimento e harmonia.
FUMAÇA BRANCA NA CÚPULA DO MDB EM BRASÍLIA II
As primeiras notícias da reunião, que terminou às 19h45, indicam que a filiação de Alexandre Guimarães ao MDB já é fato consumado, o que muda, completamente a forma com que o partido participará das eleições municipais deste ano.
Assim como Guimarães, dezenas de lideranças políticas, candidatos a vereador e a prefeito também engrossarão as fileiras da legenda.
Alexandre Guimarães e Marcelo Miranda eram só sorrisos após a reunião e o futuro do MDB tocantinense parece estar devidamente encaminhado.
Uma grande matéria, em breve, trará mais informações, levantadas pelo Observatório Político de O Paralelo 13.
PRODUTORES RURAIS CONTESTAM MARCELO LELIS
Deu ruim o debate público entre o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, e o presidente Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest), Wagno Milhomem. A entidade emitiu uma nota em conjunto com outras seis representantes do agronegócio nesta segunda-feira, 5, para cobrar detalhes da informação dada pela pasta de que 34% dos desmatamentos no Tocantins são ilegais.
Assinam a nota a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Federação da Agricultura e Pecuária (Faet), Sindicato Rural de Araguaína (SRA); Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Conselho Temático da Agroindústria (COAGRI) da Federação das Indústrias (FIETO) e Frisia.
A nota defende que o Estado “precisa detalhar” a fonte deste dado. O principal questionamento do grupo é se o número apresentado pelo secretário leva em consideração áreas desmatadas entre 2012 a 2015 com a autorização dada pelo próprio governo.
GOVERNADOR PARTICIPA DA 1ª SESSÃO DA ALETO EM 2024
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou na manhã desta terça-feira, 6, a solenidade de abertura da sessão de 2024 da 10ª Legislatura. A reunião contou com a tradicional mensagem do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que foi lida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Filho.
Mas, Wanderlei estava presente à cerimônia com discurso na Tribuna. “Reafirmo o meu compromisso em manter uma relação de respeito, transparência e colaboração com os deputados estaduais, buscando sempre ouvir suas demandas e contribuições que atendam aos anseios do povo tocantinense”, destacou.
OBRAS EM ARAGUAÍNA E PORTO E MALHA VIÁRIA SERÃO PRIORIDADES
Em seu discurso, Wanderlei Barbosa listou prioridades para 2024. “O nosso projeto é continuar melhorando a saúde em todo o Tocantins, e uma das formas de fazer isso será com a entrega do Hospital de Araguaína, ainda neste ano; e continuar melhorando as rodovias do Tocantins. Até junho, entregaremos a ponte de Porto Nacional, uma obra importantíssima”, listou.
O governador ainda abordou a questão do reajuste de 25% para o funcionalismo – cobrada pelas entidades representantes dos servidores. O gestor pediu compreensão e garantiu o pagamento assim que o imbróglio jurídico for concluído.
PGR CONTESTA PERDÃO DE TOFFOLI À J&F
A Procuradoria-Geral da República recorreu da decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o pagamento da multa do acordo de leniência da J&F.
Em dezembro, Toffoli determinou a suspensão do pagamento da multa de R$ 10,3 bilhões até que a empresa analise todas as mensagens aprendidas pela Operação Spoofing. O ministro atendeu um pedido da defesa da empresa, que busca repactuar o acordo. Essa operação da Polícia Federal, deflagrada em 2019, investiga a ação de hackers que vazaram conversas de autoridades, entre elas procuradores e juízes que atuaram na Lava Jato.
J&F É UMA DAS MAIORES EMPRESAS DO BRASIL
A J&F é controladora da JBS, maior produtora mundial de carne bovina, carne de frango e couros; da Eldorado Brasil, uma das maiores e mais modernas plantas de celulose do mundo; do Banco Original, o primeiro a permitir abertura de conta corrente 100% digital; do PicPay, maior app de pagamentos instantâneos do Brasil, além da Âmbar Energia, Flora, J&F Mineração e Canal Rural.
Ela pertence aos empresários goianos conhecidos como “irmãos Batista”.
PARES DO STF NÃO CONCORDAM COM TOFFOLI
A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, que suspendeu a multa de R$ 10,3 bilhões do acordo de leniência da J&F e determinou a investigação da ONG Transparência Internacional no Brasil, divide magistrados da Corte. Em conversas reservadas, pelo menos cinco dos 11 ministros do STF mostra dúvidas sobre o despacho de Toffoli.
Sem unanimidade no plenário, o mais provável é que Toffoli envie para a Segunda Turma do STF o recurso do procurador-geral da República, Paulo Gonet, argumentando que "não há provas de que houve coação" contra os empresários Joesley e Wesley Batista, controladores da J&F.
TOFFOLI QUER PEDIR PERDÃO A LULA
Desde o fim do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a pelo menos dois integrantes do Judiciário, ouvidos pelo Estadão, que quer receber Toffoli, no Palácio da Alvorada, para uma conversa privada. Tudo caminha para uma reconciliação entre eles.
Em dezembro de 2022, após a cerimônia de diplomação de Lula, o ministro já havia lhe pedido perdão por ter proibido sua ida ao velório do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá. À época da morte de Genival, em janeiro de 2019, o petista estava preso em Curitiba.
Foi Lula quem indicou Toffoli para ocupar uma cadeira no Supremo, em 2009. O atual ministro era advogado-geral da União e o presidente dizia para quem quisesse ouvir que o considerava como um filho. Mas Lula ficou sem falar com ele após uma série de decisões que o desagradaram, entre as quais a condenação de José Genoino, ex-presidente do PT, no processo do mensalão.
GOVERNO FAZ APELO CONTRA A DENGUE
Em pronunciamento em cadeia de rádio e TV na noite desta terça-feira (6), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pediu à população para reforçar cuidados contra focos de dengue e receber os agentes de combate a endemias do ministério em suas casas.
Segundo um estudo do Ministério da Saúde, 75% dos focos do mosquito da dengue estão dentro da casa dos brasileiros. O país enfrenta uma escalada no número de casos da doença, com mais de 364 mil casos registrados até agora.
No pronunciamento, Nísia Trindade destacou a necessidade de ações de prefeitos e governadores na limpeza urbana e apoio a sistemas de saúde, mas também da população, no que chamou de "mobilização nacional".
LULA LOUCO PRA SE LIVRAR DE LIRA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez acenos recentes a possíveis sucessores de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara, mas só apoiará um candidato se houver um bolsonarista com chances de vitória, afirmam fontes do Palácio do Planalto.
Nos últimos dias, Lula deu carona ao deputado Marcos Pereira, do Republicanos, no avião presidencial para um evento em Santos e convidou o deputado Antonio Brito, do PSD, para receber o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).