EM VIAGEM, MAS CONECTADOS
A partir de hoje estaremos em viagem, fora do Estado, até a próxima quinta-feira. Durante este período, Edvaldo Rodrigues, nosso Editor Chefe, estará acompanhando os fatos políticos do Tocantins.
Mesmo em viagem, nosso Observatório Político ficará conectado aos bastidores da sucessão municipal 2024 e, por meio das nossas fontes, qualquer fato extraordinário será noticiado em primeira-mão!
O CONSELHO DE TANCREDO NEVES SOBRE PESQUISAS
Um aliado político do saudoso Tancredo Neves lhe fez uma reclamação sobre os resultados de uma pesquisa que colocavam seu adversário muitos pontos à sua frente, ao contrário de uma pesquisa do IBOPE, que tinha em mãos, lhe dando 18,5 pontos percentuais de vantagem sobre aquele mesmo adversário.
Tancredo olhou bem nos olhos de seu aliado e lhe disse: “deixe ele mentir para si mesmo. Deixe o instituto que ele contratou vender seus falsos resultados. Volte para sua cidade, dobre o tempo de trabalho em sua campanha, comece às 6h da manhã e termine à meia-noite. Nunca se desmente um resultado de pesquisa falso, senão, você mesmo estará validando isso junto aos seus eleitores”.
Assim feito, o aliado de Tancredo acabou vencendo as eleições com 22,5% de vantagem.
Fica a dica!
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024: RESULTADOS DUVIDOSOS
O Observatório Político de O Paralelo 13 já alertou, mas volta aa assunto para acalmar alguns corações. Os resultados de pesquisas em diversos municípios ainda não correspondem à realidade.
Estamos em uma fase de pré-campanha e a maioria dos eleitores ainda não está nem aí para o processo sucessório. Pesquisas que tragam apenas 8% ou 10% de indecisos, são pesquisas fake, feita por caçadores de dinheiro fácil dos pobres pré-candidatos...
SUCESSÃO MUNICIPAL NOS PRINCIPAIS COLÉGIOS ELEITORAIS
Quem acha que há eleições decididas nos principais colégios eleitorais do Tocantins, comete um grave erro.
As convenções partidárias ainda nem aconteceram, e podem trazer muitas surpresas.
Depois delas, vêm os debates, os programetes do Horário Eleitoral Obrigatório de Rádio e TV, propostas, postura de cada candidato e o grau de profissionalismo de suas campanhas.
Isso tudo farpa muita diferença na hora do eleitor decidir seu voto, lembrando que cada município tem suas peculiaridades políticas.
Vai vendo....
SUCESSÃO MUNICIPAL 2024 NÃO SERÁ PARA AMADORES
As eleições municipais de 2024, as primeiras sem coligações proporcionais e com a presença das Federações Partidárias, e com a vigilância 24h da aplicação dos recursos do Fundo Partidário vão representar um desafio para muita gente que se acha expert em eleições.
Sem um consultor político, sem um publicitário experiente, sem uma assessoria jurídica capaz e uma equipe de contabilidade por dentro das novas regras, ninguém terá chance de vitória.
Acabou a era do improviso e do amadorismo. Candidatura na base do “vamos ver o que vai dar”, só vai ver os “burro n’água”.
TITO AMARAL DE LUZIMANGUES
O ex-estudante do Colégio Estadual Florêncio Ayres, de Porto Nacional, Titio Amaral, de Luzimangues, técnico em contabilidade e empresário bem-sucedido no ramo de supermercados e material de construção, é pré-candidato a vereador pelo Distrito de Luzimangues, em Porto Nacional.
Sua intenção é retribuir à boa gente portuense, a confiança em seu trabalho, sendo um vereador atuante, independente e comum atuação cristalina, sempre deportas abertas para receber o povo.
Sua bandeira será pela emancipação de Luzimangues, local que o acolheu e o fez prosperar.
NAIDES CÉSAR: GRAVE ESTE NOME
Uma portuense, residente em Palmas há mais de 20 anos, funcionária pública concursada, perita da Polícia Civil, será candidata a vereadora, na Capital.
Estamos falando de Naides César, que irá divulgar suas propostas assim que a Legislação Eleitoral permitir.
No momento, ela vem fazendo visitas e participando de pequenas reuniões com grupos de apoiadores e conquistando cada vez mais pessoas com seu jeito simples e simpático.
Um grupo de portuenses, residentes e eleitores em Palmas, prepara uma grandiosa reunião para apresentar e ouvis as propostas de Naides César.
PL MULHER CANCELA EVENTOS POR MORTE DE DEPUTADA FEDERAL
O PL Mulher, presidido pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), cancelou os eventos que ocorreriam neste mês de maio devido à morte da deputada federal Amália Barros (PL-MT) no último domingo, 12. Por causa da "necessidade de readequação do calendário de atividades", os encontros do grupo nas capitais dos Estados de Roraima, Tocantins, Piauí e São Paulo foram remarcados para os quatro primeiros sábados de junho, respectivamente.
Amália, que era vice-presidente da legenda feminina do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), estava hospitalizada desde o dia 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Durante a internação, que ocorreu para a retirada de um nódulo do pâncreas, a parlamentar foi submetida a diversos procedimentos cirúrgicos.
LULA NOMEIA CANDIDATO AO GOVERNO PARA TOCAR RECONSTRUÇÃO DO RS
A escolha do Lula (PT) pelo nome de Paulo Pimenta (PT) para comandar as ações federais na reconstrução do estado do Rio Grande do Sul foi criticada por integrantes do partido nos bastidores.
A preocupação é que a nomeação termine de vez por polarizar e politizar a situação no Rio Grande do Sul em um momento em que o país pede união e reconstrução - lema do governo federal.
Nas palavras de um petista da cúpula do partido, Pimenta é “o homem errado na hora errada para o RS” porque é pré-candidato ao governo do Estado e também ventilado para o Senado.
O temor é que ele transforme as ações no Estado em vitrine – e crime – eleitoral.
LULA E SEU “PROJETO DE PODER”
Enquanto fazia os anúncios nesta quarta-feira, 15, para o enfrentamento da calamidade no Rio Grande do Sul e apresentava oficialmente Paulo Pimenta, agora ex-titular da Secretaria de Comunicação da Presidência, como a autoridade federal no Estado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou em eleições. Não a deste ano, mas as presidenciais.
Para uma plateia, disse que vai viver até os 120 anos e que disputará mais dez eleições - até quando estiver andando com o auxílio de uma bengala. Lula fez as declarações em São Leopoldo (RS), ao lado de Pimenta, de outros ministros e do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB).
LULA COMETE GAFES NO RIO GRANDE DO SUL
Ainda no Estado gaúcho, Lula também comentou que não tinha conhecimento que havia tantas pessoas negras no Rio Grande do Sul. O Estado tem mais de 1,6 milhão de pessoas pretas ou pardas. O presidente afirmou ainda que está ficando "moderno" e passou a cumprimentar com beijos os participantes de agendas do governo federal. "Pode ser homem ou mulher", disse.
Já em tom de brincadeira, ele disse a um prefeito do evento para "mandar uma carta" ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para liberar recurso para cesta básica aos animais atingidos pela tragédia.