PORTO NACIONAL: PRIMEIRA CONVENÇÃO SERÁ DO PSB
O PSB já está nos finalmente dos preparativos para a realização da sua convenção que homologará o nome do empresário Álvaro da A7 como seu candidato a prefeito em outubro próximo, além do seu candidato a vice-prefeito e as duas nominatas de candidatos a vereador.
Várias reuniões já estão sendo agendadas com os pré-candidatos a vereador.
Uma reunião será agendada já para os primeiros dias após a permissão do TSE.
Assim que findar a convenção e iniciar o prazo legal, Álvaro da A7 irá colocar seu – grande – time nas ruas. Não sem antes afirmar que já está pronto para os debates a que for convidado.
Inclusive, Álvaro da A7 já confirmou, de forma antecipada, sua participação no debate a ser promovido pela AVECOM, presidida por Alex Câmara, da qual O Paralelo 13 é sócio fundador.
PESQUISAS DE INSTITUTOS NACIONAIS
A Família O Paralelo 13 estuda o convite de uma empresa de opinião pública, de renome nacional, para ser parceiro na divulgação de pesquisas devidamente registradas no TSE.
A empresa deve atuar, inicialmente, em Palmas e Araguaína.
As articulações ocorreram nesta quarta feira, em Brasília, entre os representantes das empresas e nós, Edson Rodrigues, diretor-presidente de O Paralelo 13, como representante da nossa grande Família.
Os trabalhos devem ser iniciados já na primeira quinzena de julho,
ELEIÇÃO MUNICIPAL DE PALMAS PODE SER JUDICIALIZADA
Em um almoço de negócios, em Brasília, após um longo bate-papo com profissionais das áreas de direito eleitoral e publicidade, o Observatório Político de O Paralelo 13, tomou ciência de que, provavelmente, haverá pedido de impugnação de candidatura na corrida sucessória de Palmas, com chances de chegar até a Suprema Corte Eleitoral.
A possibilidade de haver uma candidatura sum judice vai deixar, infelizmente, o eleitorado palmense com diversas interrogações sobre o que é verdade e o que é fake News.
A única vantagem dessa situação é que os eleitores saberão, com antecedência, quem estará com sua candidatura em risco.
A Justiça Eleitoral tem prazos pré-fixados no Tocantins e no Brasil e vai cumpri-los.
Sinal de redes sociais “engarrafadas” de postagens sobre o assunto...
DEBATES
Os principais colégios eleitorais do Tocantins, onde há emissoras de Rádio e TV realizarão debates entre os candidatos locais, organizados pela AVECOM e pelos diversos veículos de comunicação de todas as regiões, principalmente de Palmas.
Neste caso, os candidatos que foram convidados e não comparecerem precisarão arcar com as consequências da omissão.
REPUBLICANOS DE GURUPI PODE INDICAR VICE DE JOSI NUNES I
O Observatório Político de O Paralelo 13, em conversas reservadas com um grão mestre do partido Republicanos, presidido no Estado pelo governador Wanderlei Barbosa, recebeu a informação de que a legenda pode indicar o candidato a vice-prefeito na chapa da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, à reeleição.
Segundo essa fonte, os preparativos para as convenções já estão adiantados e o diretório gurupiense do Republicanos aguarda apenas o retorno do governador Wanderlei Barbosa da viagem que faz a Portugal, para bater o martelo.
A mesma fonte nos informou que o grupo palaciano tem total ciência das conversações com Josi Nunes.
REPUBLICANOS DE GURUPI PODE INDICAR VICE DE JOSI NUNES II
O candidato do PSD, de Irajá Abreu, de oposição à reeleição de Josi Nunes, é o deputado estadual Eduardo Fortes, que tem laços de amizade com a ex-senadora Kátia Abreu, ambos inimigos declarados do governador Wanderlei Barbosa.
Irajá Abreu, inclusive, é o “denunciante plantonista” em Brasília, tentando desestabilizar, a qualquer custo, a gestão de Wanderlei Barbosa, inclusive com declarações na própria Tribuna do Senado.
Esse posicionamento do clã dos Abreu torna impossível qualquer presença de aliados palacianos no palanque de Eduardo Fortes.
REPUBLICANOS DE GURUPI PODE INDICAR VICE DE JOSI NUNES III
Os mais sábios afirmam que o vice-governador, Laurez Moreira tinha conhecimento da impossibilidade de ter o governador Wanderlei Barbosa no palanque de Eduardo Fortes, por conta da ligação com o senador Iarajá Abreu, mesmo seu filho sendo o candidato a vice-prefeito na chapa.
A situação ficou ainda mais clara com o clima entre Laurez e Wanderlei se deteriorar, tornando a convivência política nada boa.
A verdade é que os próximos dias podem trazer uma resposta para tantos imbróglios políticos envolvendo a sucessão municipal de Gurupi e a indicação do vice de Josi Nunes.
Estamos de olho!!
RETORNO DE WANDERLEI DARÁ O RUMO DO PALÁCIO ARAGUAIA NA SUCESSÃO MUNICIPAL
Os principais aliados e companheiros do governador Wanderlei Barbosa, assim como seus auxiliares “de elite” estão aguardando o retorno do governador da viagem à Portugal para apresentar o novo mapa político dos 139 municípios tocantinenses.
A intenção é expor as movimentações nos tabuleiros sucessórios. Um desses companheiros foi claro e taxativo ao nosso Observatório Político: “será uma verdadeira radiografia de cada cidade, com mais profundidade onde o governador tem os seus candidatos próprios a prefeito”.
Como se sabe, Wanderlei Barbosa tem o seu modo e o seu tempo de agir, e essa hora pode estar chegando, assim como as convenções partidárias...
ECONOMIA E DECLARAÇÕES DE LULA AFETAM MERCADO
A situação das contas públicas e declarações do presidente Lula produziram reflexos ruins no mercado financeiro.
O presidente Lula foi questionado sobre a situação das contas públicas, pela manhã, em entrevista ao portal de notícias UOL e se o governo fará cortes de gastos. O presidente respondeu que é necessário avaliar se a saída é o corte de gastos ou um aumento na arrecadação.
Lula descartou a possibilidade de desvincular do salário mínimo os benefícios previdenciários, como o BPC - benefício de prestação continuada, equivalente a um salário mínimo pago a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. Para o presidente, esses benefícios não podem ser considerados como gastos.
À tarde, o Tesouro divulgou que, em maio, as contas do governo federal fecharam com um rombo de R$ 61 bilhões, o segundo pior resultado para um mês de maio desde o início da série histórica, há 27 anos. Fica atrás de 2020, ano de pandemia da Covid-19.
PACHECO BUSCA REDUÇÃO DA DÍVIDA DOS ESTADOS
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seguiu nesta quarta-feira (26) com as negociações de alternativa ao regime de recuperação fiscal para estados endividados — caso de Minas Gerais, estado do senador.
A expectativa é que Pacheco apresente na próxima segunda (1º) um projeto com objetivo de reduzir os juros de pagamento dos débitos. Isso ocorrerá se os estados entregarem ao governo federal ativos que possuem em empresas e investirem em segurança, por exemplo.
Nesta semana, Pacheco se reuniu com os secretários executivo, Dario Durigan, e do Tesouro, Rogério Ceron, do Ministério da Fazenda. Assim como com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e secretários de MG.
PAPA FAZ DISCURSO ANTIDROGAS APÓS DECISÃO DO STF
O Papa Francisco fez um discurso contra a legalização das drogas no Vaticano, um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter formado maioria para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.
Segundo o Vatican News, o discurso antidrogas do Papa ocorreu por conta do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado nesta quarta. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 1987.
"As drogas pisoteiam a dignidade humana. A redução da dependência de drogas não é alcançada pela legalização do uso de drogas, como algumas pessoas têm proposto ou alguns países já implementaram. Isso é uma fantasia", disse Francisco
.