FUSÃO PSDB E PODEMOS DEVE SER CONCLUÍDA NESTE MÊS
Tudo caminha para que a fusão do PSDB com o Podemos seja concluída até 1º de maio. Juntos, terão uma bancada de 27 deputados na Câmara.
Em seguida, o plano é de se unir ao Solidariedade numa federação, o que agregaria mais cinco deputados. Se as coisas acontecerem dessa forma, surge um... partido de médio porte.
Definiu-se que os partidos seriam rebatizados de PSDB-Podemos até a eleição de 2026. Mas um novo nome deve surgir mais à frente. As opções? Independentes ou Moderados.
EFEITOS COLATERAIS NO TOCANTINS I
Praticamente decidida, a fusão entre Podemos e PSDB parece acontecer tardiamente para o partido Tucano, que assiste a um verdadeiro êxodo de bons nomes entre governadores e congressistas, e vem derretendo rapidamente.
Com apenas o deputado estadual Eduardo Mantoan com mandato e com a credibilidade da ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, em viés de baixa constante, por conta de diversas acusações referentes à sua gestão. A principal delas vem da atual secretária de Educação da Capital.
EFEITOS COLATERAIS NO TOCANTINS II
Confirmada a fusão entre Podemos e PSDB, surgirá um grande conflito de interesses nas candidaturas a deputado federal. Cínthia Ribeiro e Thiago Dimas seriam postulantes à Câmara Federal, mas sem patrimônio nem lastro político na nova sigla para conseguir eleger os dois, já que são oito vagas em disputa e todos os atuais deputados federais, cuja emendas impositivas vêm irrigando os cofres dos 139 municípios nos últimos dois anos e meio, devem disputar a reeleição.
Outro ponto determinante para a definição de quem disputará a vaga pela nova sigla, é que o principal secretário da gestão Eduardo Siqueira Campos é Ronaldo Dimas, pai de Tiago Dimas...
EFEITOS COLATERAIS NO TOCANTINS III
E, para piorar tudo para os lados de Cínthia Ribeiro, o presidente estadual do Podemos, Tiago Dimas, deve assumir como deputado federal no lugar de Lázaro Botelho, após a decisão final do STF quanto às sobras eleitorais.
Vai ficar difícil, beirando o impossível, para Cínthia Ribeiro....
CENTRÃO AVALIA POSITIVAMENTE ATO DE BOLSONARO EM FAVOR DA ANISTIA I
Lideranças de partidos do chamado Centrão avaliaram que o ato liderado por Jair Bolsonaro neste domingo (6/4), em São Paulo, em prol da anistia aos condenado pelo 8 de Janeiro foi mais forte do que as manifestações anteriores
Para caciques do bloco, a principal diferença do protesto na Avenida Paulista em relação ao do Rio de Janeiro, ocorrido em 16 de março, foi a presença de governadores, alguns deles com pretensões de disputar a Presidência da República.
CENTRÃO AVALIA POSITIVAMENTE ATO DE BOLSONARO EM FAVOR DA ANISTIA II
Na avaliação de lideranças do Centrão em conversas reservadas, a presença de sete governadores foi mais relevante que a disputa pelo tamanho do público presente, que, segundo a USP, teria sido de aproximadamente 45 mil pessoas.
Além de representarem seus estados, os governadores presentes representavam cinco partidos de direita e centro. Algumas dessas siglas, inclusive, ainda resistem em apoiar, na Câmara, o PL da Anistia, apesar de apoios isolados em sua bancadas.
CENTRÃO AVALIA POSITIVAMENTE ATO DE BOLSONARO EM FAVOR DA ANISTIA III
Estiveram presentes ao ato os seguintes governadores: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Ratinho Júnior (PSD), do Paraná; Ronaldo Caiado (União), de Goiás; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina; Wilson Lima (União), do Amazonas e Mauro Mendes (União), do Mato Grosso.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), apesar de dizer apoiar a pauta da anistia, não compareceu à manifestação do domingo na Avenida Paulista, em razão das fortes chuvas que atingem seu estado no fim de semana.
RENÚNCIA DE WANDERLEI IMPLODIRIA TABULEIRO SUCESSÓRIO
O Observatório Político de O Paralelo 13 faz um alerta aos presidentes de partidos, lideranças políticas e pré-candidatos.
Uma hipotética renúncia do governador Wanderlei Barbosa para disputar o Senado, em dobradinha com o atual senador Eduardo Gomes, que busca a reeleição, simplesmente implodiria o tabuleiro sucessório para a disputa das duas vagas do Senado.
Lembrando aos viajantes deste trem sucessório, que esta hipótese não está descartada!
Mais detalhes, amanhã em nossa Análise Política Olho no Olho.
WANDERLEI RECEPCIONA DIAS TÓFFOLI NA ILHA DO BANANAL
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, visitaram, neste domingo, 6, a Aldeia São João, na Ilha do Bananal. A visita antecede a 1ª Semana Nacional de Saúde, que inicia nesta segunda-feira, 7, e segue até a sexta-feira, 11, no município de Formoso do Araguaia.
O Governo do Tocantins é parceiro da iniciativa, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com foco nas mulheres indígenas da Ilha do Bananal.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa evidenciou as iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Tocantins para os povos indígenas.
“Desde que assumimos o Governo, criamos a Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, desenvolvemos políticas de acessibilidade aos povos indígenas e esta parceria possibilita um trabalho contínuo. No estado, já estabelecemos cotas de 5% para a comunidade indígena, inclusive o concurso da Educação já trouxe esta especificidade”, salientou o governador Wanderlei Barbosa.
GESTÃO EDUARDO SIQUEIRA: DIÁLOGO PERMANENTE COM A IMPRENSA I
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, junto com seu secretário de Comunicação, Élcio Mendes, realizou um café da manhã nesta segunda-feira, em comemoração ao Dia do Jornalista.
Desde que assumiu a prefeitura da Capital, Eduardo Siqueira Campos vem imprimindo um relacionamento com a imprensa totalmente diferente ao da sua antecessora, Cínthia Ribeiro, que não deixou saudades a nenhum veículo de comunicação de Palmas e do Estado.
Vale lembrar que além do prefeito Eduardo Siqueira Campos e de Élcio Mendes, todos os secretários da gestão municipal estão sempre à disposição para atender os veículos de imprensa. Totalmente diferente do que ocorria na gestão anterior.
GESTÃO EDUARDO SIQUEIRA: DIÁLOGO PERMANENTE COM A IMPRENSA II
A presença dos principais veículos de comunicação de Palmas e do Estado no evento da prefeitura de Palmas deixou claro que havia uma grande carência de articulação da última gestão com a imprensa.
Eduardo fez questão de conversar descontraidamente com cada um dos comunicadores presentes, posou para fotos e esbanjou simpatia.
PORTO NACIONAL: ATENDIMENTO VIP NA POLÍCIA CIVIL
Quem precisa ir à delegacia de Flagrantes da Polícia Civil em Porto Nacional em busca de algum dos vários serviços prestados pela unidade de segurança pública, tem recebido um atendimento de alta qualidade.
Uma atuação da Polícia Civil que merece palmas e elogios...
ALEXANDRE DE MORAES IGNORA PEDIDO DA OAB
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve rejeitar o pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre reclamações feitas pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro Walter Braga Netto, no âmbito do inquérito que investiga um plano de golpe de Estado em 2022.
Na última quinta-feira (3), o presidente da OAB, Beto Simonetti, se reuniu com Moraes para entregar um ofício que cita “prejuízos irreparáveis” às defesas dos envolvidos e discorre, principalmente, sobre a acusação de advogados, de não terem acesso à integralidade dos autos.
NUNES QUER MDB APOIANDO ANISTIA
Durante ato que reúne o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados em São Paulo neste domingo (6) para defender a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que irá “lutar” para seu partido apoiar o projeto de lei sobre o tema que tramita na Câmara dos Deputados.
“Eu sou do MDB, e vou dizer como prefeito da maior cidade da América Latina: vou lutar com deputados do meu partido para assinar pela anistia, cada um de nós precisa reforçar com os deputados da nossa cidade”, disse.
CAIADO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
O lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado à presidência na sexta (4) em Salvador (BA) movimentou o meio político brasileiro, apesar dos analistas políticos considerarem o ato muito precoce.
No entanto, o entorno do governador de Goiás avalia que ele tem chances reais de se viabilizar se Tarcísio de Freitas não for candidato, o que pode acontecer com a ajuda de Jair Bolsonaro.
O cálculo leva em conta o comportamento do ex-presidente, considerado o principal líder de direita do país. Bolsonaro está inelegível mas tem sinalizado que deverá repetir a tática – frustrada, por sinal – do presidente Lula, quando estava preso em 2018: registrar a candidatura e, depois da rejeição pela Justiça Eleitoral, escolher outro nome para o seu lugar.