Evento reunirá especialistas para debater estratégias de fortalecimento cultural, geração de renda e inclusão social nos dias 29 e 30 de novembro, em Palmas, paralelo a uma programação cultural, realizada entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro
Por Ana Carolina Monteiro
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), promoverá nos dias 29 e 30 de novembro o 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins, com o tema "Territórios Criativos: Inovação, Cultura e Sustentabilidade no Desenvolvimento Local". O evento será no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, e busca destacar o papel transformador da criatividade e da inovação no fortalecimento do desenvolvimento econômico, com foco na geração de renda, inclusão social e preservação sustentável dos recursos culturais e naturais. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio deste formulário.
A programação está diversificada e envolve palestras, painéis e apresentações culturais. No período da manhã, temas como “O Futuro e a Economia Criativa: Oportunidades e Desafios”, ministrada por Lala Deheinzeli (SP), promoverão o debate e a troca de experiências com os agentes culturais locais. À tarde, assuntos como fortalecimento do desenvolvimento local através da economia também serão abordados, com participação de especialistas e convidados.
No sábado, painéis como “Fortalecimento Identitário das Culturas Popular e Tradicional” e “Empreendedorismo Feminino na Economia Criativa” reunirão profissionais como Ciça Pereira (SP) e Aíla Campos (PA), além de representantes de projetos e iniciativas locais. O período vespertino será marcado por debates sobre o mercado audiovisual e soluções criativas na era digital, com palestras de profissionais como Daniel Jarber (MG) e La Mina (RJ). O encerramento do seminário ficará por conta de uma roda de capoeira, seguido do cortejo do Taboka Grande até a Praça dos Girassóis, onde acontece uma programação artística especial que inicia em 28 de novembro e segue até 1º de dezembro, em um palco montado em frente ao Palácio Araguaia, na Praça dos Girassóis, com shows abertos ao público.
Como se inscrever para o seminário?
Para se inscrever no 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins, os interessados devem preencher um formulário on-line com informações como nome completo, contatos, e-mail, área de atuação e município. Também é possível indicar se representa alguma instituição, selecionar identidade de gênero e informar se pertence a comunidades tradicionais ou se possui alguma deficiência, com espaço para detalhar necessidades específicas. Além disso, o participante deve confirmar a presença e autorizar o uso de imagem e voz para registros do evento. Acesse o link do Formulário de Inscrição para garantir sua vaga.
Confira a programação:
1° Seminário de Economia Criativa
Data: 29 e 30 de novembro
Local: Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
29/11 – Sexta-feira
Manhã
8h às 9h: Recepção
8h30 às 9h15: Abertura oficial com a apresentação cultural
9h30 às 11h: Palestra O Futuro e a Economia Criativa: Oportunidades e Desafios, com Lala Deheinzeli (SP), seguida de roda de conversa com Tião Pinheiro (Secult) e Cícero Belém (MinC)
11h30 às 13h: Painel Música e Mercado: Desafios e Estratégias para Romper a Bolha da Indústria Musical, com mediação de Luiz Chaffin (GO)
Convidados: Fábio Rocha (Banda Trio Bacana), Dorivã Borges (músico) e Malusa (cantora e compositora)
Tarde
14h às 16h: Painel Caminhos para a Valorização da Produção Cultural, com mediação de Cláudia Roberta (Cerrado Criativo/TO)
Convidados: Celina Soares (Sebrae-TO), Dayane Fernandes (Coordenadora de Cultura de Porto Nacional) e Luara Aquino
16h: Apresentação cultural
16h30 às 18h: Painel Fortalecimento do Desenvolvimento Local por Meio de Projetos Socioculturais, com mediação de Antônio Miranda
Convidados: Andrea Lambertucci (Varandas do Jalapão), Marcela Pultrini e Flávia Rodrigues (Circo Os Kaco), Márcio Bello (Tambores do Tocantins) e Filemon Amorim (Presidente da Fequajuto)
18h: Apresentação cultural
30/11 – Sábado
Manhã
8h às 9h: Recepção 8h30: Apresentação cultural e intervenção artística
9h às 10h30: Painel Fortalecimento Identitário das Culturas Popular e Tradicional por Meio da Economia Criativa, com Ciça Pereira (SP)
Convidados: Rafaela Karajá (Funai), Célio Canela (Diretor de Cultura da Sepot) e Professora Maria Santana (UFT)
10h30 às 11h: Apresentação cultural
11h às 12h30: Painel Empreendedorismo Feminino na Economia Criativa, com Aíla (PA)
Convidadas: Renata Brum (Projeto Mãos Arteiras), Lara Faez (artista plástica), Fabiana Bezerra (BioJóias), Ester Monteiro e Giovana Kurovski (TrupeAçu)
Tarde
14h às 15h30: Painel Fortalecendo a Cadeia Produtiva Audiovisual: Desafios e Estratégias para um Mercado Sustentável, com Daniel Jarber (MG)
Convidados: Alfredo Bertini (PE) e André Araújo (Produtora Super 8)
15h30: Apresentação cultural
15h45 às 17h15: Painel Ilustração, Designer e Videomapping: Soluções Criativas na Era Digital, com La Mina (RJ) e Jéssica Pezenti (TO)
Convidados: Luiz Izidoro (videomapping e VJ) e Adrians (designer)
17h15 às 18h45: Palestra de encerramento “Se Você Pudesse Escolher Hoje o que Fazer pelo Resto da Vida, o que Seria?”, com Ana Ribeiro (MA)
18h45: Apresentação cultural
Confira também as atrações artísticas da programação cultural, que acontece entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro
28/11 - Abertura:
19h – Tambores do Tocantins
20h – AmazoniCanToria
21h30 – Zé Geraldo
23h – 3 Tons de Preto
29/11
18h – Everton dos Andes
19h – Vozes de Ébano
20h30 – Vozes do Cerrado
22h30 – Geraldinho Lins
00h – Baião D2
30/11
18h – Taboka Grande
19h – Lucimar
20h – Dorivã
21h30 – Nilson Chaves
23h – Luiz Tupiniquim e Banda
00h – Paulinho Braga e Banda
01/12
18h – Eletra
19h – Impacto Latino
20h – Matheus Mancine
21h – Marlon e Muriel
22h – Trio Bacana
23h - Chico ChoKolate e Pedra de Fogo