Com Assessoria
O Prof. Pedro Afonso de Oliveira Almeida, docente da Universidade de São Paulo (USP) e representante da empresa especializada Laboratório de Sistemas de Estruturas (LSE), realizou uma inspeção visual na ponte sobre o Rio Tocantins, na TO-255, em Porto Nacional. A visita do especialista aconteceu na manhã desta sexta-feira, 08, e foi acompanhada por técnicos da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto).
O objetivo da vinda do professor foi definir as ações efetivas a serem realizadas pelos técnicos da Ageto para embasamento de um relatório sobre as condições da estrutura.
O especialista e os técnicos detalharam as medidas a serem implantadas imediatamente para o levantamento dos dados, para a elaboração do relatório sobre a segurança da ponte.
O relatório técnico estrutural deve ser emitido após o levantamento minucioso de todas essas ações. O professor doutor Pedro Almeida foi o responsável pelos últimos levantamentos e laudos feitos na ponte nos anos anteriores, e por isso tem conhecimento sobre o assunto.
A passagem de motos, bicicletas e pedestres está liberada, pois não geram um impacto capaz de atrapalhar os trabalhos realizados na estrutura.
Por: Edson Rodrigues
Após uma sucessão de acontecimentos que envolvem a ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Cidades realizou nesta quinta-feira, a interdição onde a travessia está liberada, apenas, para pedestres. A partir do comunicado, iniciou-se uma série de embates e debates nas redes sociais envolvendo a população e muitos políticos tocantinenses.
Diante dos fatos vamos às contextualizações. Ainda em 2011 a ponte foi parcialmente interditada por apresentar rachaduras e comprometer a segurança de quem passava pelo local. Na época, a interdição foi determinada após um relatório que identificou fissuras nos blocos de fundação e nas bases dos pilares.
Conforme o governo, a interdição está decretada até um especialista da Universidade de São Paulo (USP) emitir um parecer técnico sobre a situação. O laudo deve ser divulgado nos próximos dias. Com o objetivo de sanar parte do problema, será disponibilizado no local balsas que farão a travessia dos veículos.
Mesmo que a decisão desagrade alguns e ter gerado muita polêmica foi uma tomada de atitude sensata por parte do Executivo, pois é de conhecimento que inúmeros foram os laudos emitidos por especialistas da Seinfra, desde a interdição em 2011, que certamente se perderam nos armários das repartições.
O transtorno existe, e isso pode implicar em um “suposto” retrocesso para a economia local, ou maiores custos, tempo, mas a pergunta é: uma vida tem preço? A que custo o Estado precisa desenvolver? À custa de vidas tocantinenses? Estão utilizando do problema que é sério e de interesse público para promover-se, fizeram do local um palanque político, um jogo de interesses no qual a sociedade pode não ser a prioridade. Até quando a politicagem vai transpor as reais necessidades da nossa gente?
Politicagem
O problema persiste há mais de uma década. Onde estavam os defensores de Porto neste período? Não é hora de armar palanque para tirar proveito com vistas nas sucessões municipais.
Apelo
Hoje, em conversa com algumas lideranças, empresários, comerciantes, agricultores e populares pude perceber que o apelo da comunidade é para que o Governo dê uma resposta para a coletividade e não apenas a classe política.
Uma audiência pública com o técnico responsável por emitir o laudo e a participação de membros do Ministério Público Estadual, Defensoria, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, representantes de entidades classistas e os da sociedade de todos os municípios impactados, inclusive políticos como vereadores, prefeitos, deputados, com seus diversos prismas seria uma alternativa democrática e transparente de tornar público o resultado, a real situação, discutir a questão e apresentar quais medidas serão tomadas diante dos fatos.
É importante destacar a participação efetiva dos veículos de comunicação no ato para que não haja interpretações errôneas ou política partidária que contaminam o processo.
Quem vai pagar a conta?
Os Executivos Municipais e Estadual precisam se unir para evitar um sofrimento ainda maior para os ribeirinhos, moradores da zona rural, pessoas que trabalham, estudam em Porto Nacional, precisam utilizar da ponte para a travessia e não tem condições financeiras de arcar com o custo diário da balsa. Muitos do que usam são pessoas de baixa renda que mantêm-se de salários mínimos. Os nossos legisladores vão deixar que suor destas pessoas vão por água abaixo? É justo pagar o preço deste transtorno que é de responsabilidade pública?
União
Não há responsáveis legais quando os prejudicados são o povo, todos em todas as esferas precisam juntos encontrar uma solução, pois caso aconteça uma tragédia que já é anunciada, não haverão inocentes e sim, omissos.O momento deve ser de maturidade e união.
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, entregou na manhã desta quinta-feira, 7, as obras de reforma da Escola Estadual Riachuelo, em Oliveira de Fátima, a 130 km de Palmas
Por Élcio Mendes
O Governo investiu R$ 333.212,54 na reforma do prédio, troca de cobertura, reforma elétrica, instalação de ferro e pintura da unidade escolar, com recursos do Tesouro do Estado. A Escola Estadual Riachuelo é a única que oferece ensino médio na cidade.
“Esta é a primeira obra que estamos inaugurando esse ano e esse é só o começo. Temos mais de 200 obras para entregar para a população e estamos trabalhando muito para retomar obras que estão paradas. Por isso, a reforma administrativa para o Governo ter dinheiro para investir nas necessidades da população, investir na Saúde, na Educação e na Segurança”, afirmou o Governador.
Além de inaugurar a estrutura física reformada, que compreende o prédio principal da escola, o governador Mauro Carlesse autorizou a Secretaria da Educação a reformar também a quadra de esportes da Escola Riachuelo. “Pra ficar completa essa obra, a nossa secretária da Educação, professora Adriana, já está autorizada a reformar também a quadra de esportes e eu vou voltar aqui para entregar mais essa obra com vocês”, disse Carlesse.
Ainda durante a cerimônia, o governador realizou a entrega de kits para professores, material escolar para alunos e conjuntos de mesas, cadeiras e carteiras escolares.
Presentes
O presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade, acompanhou o governador durante a inauguração, juntamente com o prefeito de Oliveira de Fátima, Gesiel dos Santos, além de secretários de Estado, prefeitos da região e vereadores de Oliveira de Fátima.
A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) informa que:
- A partir das 18 horas desta quinta-feira, 7 de fevereiro, o tráfego sobre a ponte do Rio Tocantins, no município de Porto Nacional, será TOTALMENTE INTERDITADO, exceto para pedestres;
- A decisão foi tomada por precaução até que os serviços topográficos sejam finalizados e o Governo do Estado tenha plena segurança da trafegabilidade sobre a ponte;
- A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) acredita, ainda, que essa é a atitude mais sensata a ser tomada no momento;
- Paralelo aos trabalhos de topografia, a Ageto inicia, também nesta quinta-feira, as obras que vão possibilitar a travessia de balsa no local;
- Para quem usa a TO-255 para chegar a Palmas ou necessita ter acesso ao trecho da TO-255, que liga Porto Nacional a BR-153, a alternativa é utilizar a rota que engloba as TO’s -454/455/080, que liga os Distritos Escola Brasil e Luzimangues, e realizar a travessia pela Ponte Fernando Henrique Cardoso.
Governador Mauro Carlesse vistoria Ponte de Porto Nacional
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, estará nesta quinta-feira, 7, às 7h30, na ponte de Porto Nacional, quando, juntamente com integrantes da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e técnicos especialistas da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), procederá a uma vistoria em pontos da superestrutura da Ponte.
Em seguida o governador atravessará a ponte em direção ao município de Oliveira de Fátima, onde inaugura, às 9 horas, obras de reforma da Escola Estadual Riachuelo, naquele município.
O governo do Estado está monitorando, por meio da equipe técnica da infraestrutura, desde o último final de semana, as rachaduras da ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional. Conforme o órgão, um engenheiro com especialização técnica na área chega ao Tocantins esta semana para uma melhor análise e, assim, emitir o parecer técnico se o local será interditado ou não
Da Redação
A ponte têm deixado muitos motoristas com medo durante a travessia, isso porque a obra com mais de 40 anos apresenta visíveis problemas na estrutura. Desde que foi parcialmente interditada, em setembro de 2011, o trajeto é considerado perigoso. Atualmente, a travessia só é permitida para veículos com até 30 toneladas. O governo anunciou que caso haja interdição total da ponte, balsas serão instaladas na região para travessia dos veículos.
Construtora
A empresa vencedora do processo licitatório e responsável pela construção da ponte, já foi denunciada e é ré em mais de 60 processos por esquema de irregularidades em obras públicas. O Ministério Público Estadual (MPE), um dos denunciantes da construtora evidenciou que a empresa já teria causado prejuízos que estima-se em quase meio bilhão de reais aos cofres públicos.
É preciso que além do governo, os órgãos competentes analisem sobre o histórico e idoneidade desta construtora que venceu a concorrência. Esta alerta faz-se necessária para evitar problemas jurídicos, e como a imprensa que já noticiou inúmeros problemas dentre eles a não execução total das obras.
Caso haja evidências destas irregularidades haverá impedimentos legais para a contratação da empresa o que poderá adiar ainda mais a questão da ponte, que é de interesse de todos. Portanto, o MPE, Executivo via a Procuradoria Geral do Estado e o secretário da Pasta devem estar de olho nestas eventualidades.
Se houver veracidade nos fatos, o governo deverá abrir um novo processo licitatório para habilitar a contrair o empréstimo para a construção da ponte.
Contrato
A contratação da empresa foi publicada na página 54, do Diário Oficial do Tocantins do dia 6 de novembro de 2015. A empresa, conforme o contrato fica responsável por realizar serviços de terraplenagem e pavimentação, com extensão de 1.488,00m no qual receberá um montante que ultrapassa os R$ 100 milhões.
Governo redobra atenção sobre o caso
A equipe da Secretaria de Infraestrutura está monitorando diariamente a Ponte de Porto Nacional. Todas as atenções estão concentradas até a emissão do laudo sobre o caso. Nesta terça-feira, o Executivo emitiu uma nota de controle de tráfego.O documento cita dias e horários das interdições que segue até o dia 15 de fevereiro.
Confira a nota na íntegra
O Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), informa que a Ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional, terá trânsito controlado entre os dias 5 e 15 de fevereiro, em horários pré-determinados, com interdição total e liberação do tráfego a cada 50 minutos.
O objetivo do controle de tráfego é garantir, com segurança, a realização do levantamento topográfico na superestrutura da ponte.
Os períodos de interdição são necessários e fazem parte do processo de inspeção que está sendo realizado na Ponte de Porto Nacional desde a semana passada, com a intenção de obter informações que embasarão medidas administrativas que visam garantir a segurança dos usuários da via.
Após a finalização dos trabalhos, será feito um relatório que será analisado e divulgado.
Cronograma de interdição:
Dia 5 (Terça-feira) - 15 às 18 horas
Dia 6 (Quarta-feira) - 6 às 10 e das 15 às 18 horas
Dia 7 (Quinta-feira) - 6 às 10 e das 15 às 18 horas
Dia 8 (Sexta-feira) - 6 às 10 e das 15 às 18 horas
Dia 11 (Segunda-feira) - 6 às 10 e das 15 às 18 horas
Dia 12 (Terça-feira) - 6 às 10 e das 15 às 18 horas
Dia 13 (Quarta-feira) - 6 às 10 e das 15 às 18 horas
Dia 14 (Quinta-feira) - 6 às 10 e das 15 às 18 horas
Dia 15 (Sexta-feira) - 6 às 10 e das 15 às 18 horas