Nesta segunda-feira, 11, a Prefeitura de Gurupi finalizou a quinta etapa do Projeto Vem Ver Gurupi, que proporcionou atendimentos e cirurgias oftalmológicas gratuitas para a população

 

 

Por Josy Rodrigues Donato

 

 

Desde o início do projeto, que teve sua primeira etapa em maio desse ano, já foram realizadas mais de 2.800 cirurgias de pterígio ou catarata e quase 5 mil consultas, gerando mais de 7 mil atendimentos. A ação tem sido fundamental para atender pacientes que aguardavam por cirurgias de catarata e pterígio, garantindo maior qualidade de vida e saúde ocular. Durante esta etapa foram realizadas cerca de 420 cirurgias e mais de 900 consultas oftalmológicas.

 

Entre os pacientes beneficiados nesta etapa está a aposentada Izabel Bonfim, que comemorou. “Acabei de fazer a cirurgia e olha que já estou enxergando bem melhor do quando cheguei”. Ilda de Oliveira, também aposentada, já havia passado pelo procedimento de pterígio na etapa anterior e, agora, realizou a cirurgia de catarata. “Foi um alívio quando tirou a “carne” que tinha no olho e incomodava agora vai tirar a catarata e sei que vai ficar ainda melhor minha visão, estou muito feliz e tenho uma gratidão imensa pelo projeto e pelos profissionais que nos atendem aqui”, declarou.

 

Para a aposentada Isaura Mota Pereira, o projeto tem sido essencial para quem não tem condições de arcar com os custos de uma cirurgia oftalmológica. “Esse projeto é uma bênção para a gente que não tem condição de pagar por uma cirurgia dessas. Sei que é caro, e a Prefeita e todos os envolvidos estão de parabéns pelo projeto e pelo atendimento, com um médico tão humano e atencioso” destacou.

 

O diretor de especialidades, Ricardo Silva de Jesus, celebrou o sucesso da quinta etapa. “O sentimento é de satisfação e gratidão em poder ter levado às pessoas a transformação da visão delas. Somos gratos a cada profissional que vem dando seu melhor e ainda não acabou. Em dezembro, realizaremos a última etapa deste ano, e já temos garantias de recursos para manter o projeto em 2025, beneficiando ainda mais pessoas”, afirmou.

 

Para a diretora da Central de Regulação, Aniele Soares, a sensação é dever cumprido. Ela afirmou que atualmente Gurupi não possui mais demanda reprimida na área de cirurgias de pterígio e catarata. “ Ver a felicidade dos nossos pacientes, o reconhecimento de que a qualidade de vida deles melhorou, e uma prova disso é que nós fomos a cidade que mais realizou cirurgias oftalmológicas e consultas no estado do Tocantins em 2024, esse reconhecimento veio por parte do Instituto Idesp. Então hoje não existe mais demanda reprimida na Central de Regulação de Gurupi, existe uma demanda que foi atendida e resolvida com muita eficiência, graças a Deus, nossa Prefeita e nossa equipe engajada”.

 

 

 

 

Posted On Terça, 12 Novembro 2024 04:12 Escrito por O Paralelo 13

Edital publicado nesta segunda-feira (11/11) prevê vagas para níveis técnico, médio e superior

 

 

Com Assessoria

 

 

O concurso público do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) está com o edital disponível e com as inscrições abertas a partir desta segunda-feira (11/11). Os interessados podem acessar o site do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) para consultar as regras, solicitar inscrição ou esclarecer dúvidas. São oferecidas 18 vagas imediatas mais cadastro de reserva para diversas áreas de níveis técnico, médio e superior, com lotação em Palmas, Araguaína, Augustinópolis e Gurupi.

 

O certame oferece oportunidades aos cargos de assistente administrativo, técnico de informática, contador, analista jurídico, administrador, enfermeiro fiscal, enfermeiro e técnico de Enfermagem. Os salários variam entre R$ 2.535,72 e R$ 8.029,78 para carga horária semanal de 40 horas.

 

Dentre as vagas imediatas e das que vierem a ser criadas durante a validade do concurso, 20% são destinadas a pessoas negras e 5% a pessoas com deficiência, conforme determina a legislação brasileira.

 

Os candidatos têm até o dia 12 de dezembro para efetuar as inscrições exclusivamente pelo site do IDIB, banca organizadora do concurso. Os valores das taxas são de R$ 80,00 para cargos de níveis médio e técnico e R$ 120,00 para nível superior.

 

As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no dia 19 de janeiro de 2025, das 8 às 12 horas, para todos os cargos. Os locais de provas serão divulgados antecipadamente aos candidatos que tiverem suas inscrições efetivadas.

 

Acesse www.idib.selecao.net.br

 

 

 

 

Posted On Terça, 12 Novembro 2024 04:10 Escrito por O Paralelo 13

Não há dúvida nenhuma de que o prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, do Podemos, capitaneará uma gestão moderna, transformativa e inclusiva, dada a sua experiência, uma busca diuturna pela redenção política e, acima de tudo,  compromisso em verticalizar um rico legado espelhado pelo criador da capital de todos os tocantinenses: seu pai, José Wilson Siqueirau Campos

 

 

 

Por Edivaldo Rodrigues e Edson Rodrigues

 

 

 

Essa certeza se concretiza nas suas movimentações políticas após os resultados das urnas, buscando estabelecer pontes, fortalecer diálogos, e propor parcerias com foco numa gestão fortalecida através dos elos imprescindíveis com os poderes estaduais. Além do que, as escolhas acertadas de nomes chaves para compor seu quadro de auxiliares.

 

Um dessas escolhas é o de Sérgio Vieira, o popular Soró, anunciado pelo prefeito eleito, Eduardo Siqueira Campos, para ocupar o cargo de Secretário de Governo. Esse jovem fazedor de políticas públicas é portador de uma inigualável folha de serviços prestados na administração pública do Tocantins, com destacadas atuações tanto no executivo estadual, quanto nos municípios onde atuou.

 

Sérgio Vieira (Soró) em comemoração com o prefeito eleito de Palmas Eduardo Siqueira Campos 

 

Foi eleito vereador por dois mandatos na Capital da Amizade, Gurupi, onde  também exerceu os cargos de secretário municipal  nas gestões de  Laurez Moreira e de Josi Nunes.  Nessa última ocupou o posto de Secretário de Governo, além de também comandar a pasta de esportes.

 

Soró sempre teve uma ligação muito próxima com  Eduardo  SiqueiraCampos, que vai do fraternal ao familiar. Foi um expressivo interlocutor e atuante membro de comando na campanha que levou o herdeiro político de Siqueira Campos à vitória, se mantendo ao lado do candidato e depois prefeito eleito em todos os instantes, participando ativamente de momentos difíceis e decisivos para a concretização de uma jornada que se iniciou lá atrás e que agora é vitoriosa.

 

Mas Soró não é só isso. Ele também se mostra um construtor da paz, um mensageiro do diálogo, sempre com as mãos estendidas para servir os mas desprovidos, que buscam amparo no aconchego dos que representam o povo nas diferentes esferas dos poderes.

 

Sérgio Vieira (Soró)  com o prefeito eleito de Palmas Eduardo Siqueira Campos 

 

E essa sua capacidade de atuar com serenidade, comprometimento e conhecimento profundo das vontades e necessidades do povo tocantinense e em especial da coletividade palmense, além de manter colaborativas relações pessoais e Institucionais com integrantes da Assembleia Legislativa, com congressistas do Estado na Câmara e no Senado, contribuirá significativamente para a gestão Eduardo Siqueira Campos, líder que Soró conhece como ninguém, sabendo dos seus projetos, vontades e sentimentos.

 

É por isso e muito mais que, a escolha de Soró  para ocupar o importante cargo de Secretário de Governo da gestão de Eduardo Siqueira Campos, fala alto, indicando que Palmas seguirá caminhos que com certeza indicarão um futuro promissor, de grande desenvolvimento e de construção de cidadania, o que levará para as ruas, avenidas e praças da capital mais jovem do Brasil, em forma de ações e realizações, os compromissos feitos em palanque, que esperamos já estejam desmontados.

 

 

 

Posted On Segunda, 11 Novembro 2024 10:41 Escrito por O Paralelo 13

Com inscrições abertas até 17 de novembro, documentos foram divulgados no site da Secult e também serão publicados no Diário Oficial do Estado

 

 

Por Eduarda Formiga

 

 

Na noite desta sexta-feira, 8, o Governo do Tocantins, via Secretaria da Cultura, publicou no site oficial da pasta três editais lançados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), voltados para a Política Nacional da Cultura Viva. Ao todo, são R$ 2.370.000,00 milhões destinados ao fomento - sendo R$ 780.000,00 para Pontos de Cultura e R$360.000,00 para Pontões de Cultura - , e para premiações que somam R$ 1.230.000,00. As inscrições podem ser realizadas na plataforma pnab.cultura.to.gov.br até o dia 17 de novembro e os certames também serão divulgados no Diário Oficial do Estado (DOE).

 

Edital de Pontos de Cultura (Fomento)

 

O valor total do edital é de R$ 780.000,00 para a seleção de 6 projetos, para todo o estado, no valor de R$ 130.000,00 cada. O objetivo é selecionar projetos que promovam o acesso da população aos bens e aos serviços culturais nos territórios e comunidades onde atuam, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva. Podem participar Pontos e Pontões de Cultura certificados pelo Ministério da Cultura e com constituição jurídica (CNPJ); e Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades, e ainda não estejam certificadas como Ponto ou Pontão de Cultura pelo Ministério da Cultura, desde que cumpram os requisitos para a certificação no Cadastro Nacional.

 

Edital de Pontões de Cultura (Fomento)

O certame possui uma vaga de R$360.000,00 destinada a projetos que desenvolvam, acompanhem e articulem atividades culturais, em parceria com as redes regionais, identitárias e temáticas de pontos de cultura. Podem participar associações culturais já certificadas como Pontos ou Pontões de Cultura.

 

Edital de Pontos e Pontões de Cultura (Premiação)

O objetivo é premiar projetos, iniciativas, atividades ou ações de Pontos e Pontões de Cultura, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva. Além do reconhecimento pela contribuição já realizada por Pontos e Pontões de Cultura (com ou sem CNPJ), o edital certificará também as entidades (com CNPJ) e coletivos informais (sem CNPJ) que ainda não são certificadas, mas que têm características de Pontos de Cultura.

 

O valor do edital de premiação contempla 35 entidades e/ou coletivos, e totaliza R$ 1.230.000,00, sendo dividido nas seguintes categorias:

 

a) 4 prêmios de R$60.000,00 para Pontos ou Pontões de Cultura já certificados com CNPJ próprio ou entidade parceira;

b) 2 prêmios de R$60.000,00 para entidades com CNPJ não certificados;

b) 19 prêmios de R$30.000,00 para Coletivos Culturais, já certificados como Pontos de Cultura;

c) 10 prêmios de R$30.000,00 para Coletivos Culturais ainda não certificados como Pontos de Cultura.

 

Confira o cronograma dos três editais:

 

Lançamento dos Editais: 08 de novembro

Inscrições: 08 a 17 de novembro

Publicação das inscrições recebidas: 18 de novembro

Avaliação das inscrições: 20 a 26 de novembro

Publicação do resultado preliminar da Avaliação: 27 de novembro

Prazo de recursos ao resultado preliminar: 28 a 30 de novembro

Avaliação dos recursos: 02 a 07 de dezembro

Publicação do resultado final da Seleção: 09 de dezembro

Apresentação de documentos para Habilitação: 10 a 17 de dezembro

Publicação do resultado preliminar da Habilitação: 18 de dezembro

Prazo de recursos ao resultado preliminar: 19 a 23 de dezembro

Publicação do resultado final da Habilitação: 24 de dezembro

Assinatura de contratos: 26 a 30 de dezembro

 

Posted On Domingo, 10 Novembro 2024 05:01 Escrito por O Paralelo 13

O prefeito eleito de Palmas, Eduardo Siqueira Campo, do Podemos, recebeu do eleitor da capital, nas eleições municipais de 6 de outubro passado, uma missão ornada em responsabilidade e desafios, que certamente, para ser cumprida, necessitará de extremada dedicação, comprometimento diuturno  e, acima de tudo, capacidade política/administrativa fora da curva

 

 

Por Edivaldo Rodrigues

 

 

É por isso e muito mais que, o filho do lendário criador de Palmas, José Wilson Siqueira Campos, precisará se cercar de auxiliares e assessores embarcados nos seus sonhos transformativos, além carregarem em si muita capacidade administrativa, compromisso social e princípios da moralidade.

 

Ciente dos caminhos a seguir e em que companhias deve se fazer acompanhado, Eduardo Siqueira Campos escolheu o ex- senador Vicentinho Alves para ocupar a secretaria de Captação Internacional de Recursos, que ainda será criada com foco na viabilização de financiamento dos grandes  projetos que, com certeza, impulsionarão Palmas numa nova trajetória rumo ao desenvolvimento pleno.

 

Vicentinho Alves, uma das figuras públicas mais emblemáticas da centenária sociedade portuense, não carece de apresentação, mas faz-se necessário dizer dele para reafirmar o quanto foi acertada a escolha do prefeito eleito Eduardo Siqueira Campos  para ocupar tão expressivo cargo.

 

 

Moldado numa geração de visionários, criou asas, voo longe e se fez um vencedor, como empresário e político. Nas duas condições de vida acumulou vitórias, sendo que a principal delas foi construir uma familia refletida nos seus feitos.

 

Além disso, espelhou ações e realizações por onde passou, como na Prefeitura de Porto Nacional, e na Assembleia Legislativa, onde foi um atuante deputado estadual, que o levou a presidir aque Casa de Leis, que o permitiu ocupar a cadeira número um do Palácio Araguaia, como governador interino.

 

No Congresso Nacional Vicentinho Alves deixou sua marca na Câmara dos Deputados, e se consagrou como um dos principais líderes do Senado Federal, como 1° Secretário da Mesa Diretora da instituição mais elevada do legislativo brasileiro.

 

É essa biografia maiuscula, retrato de uma incontestável experiência política e administrativa que Palmas terá a seu serviço.

 

Com certeza esse é um excelente começar!!!

 

 

Posted On Sábado, 09 Novembro 2024 06:17 Escrito por O Paralelo 13
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