CORONAVÍRUS NO TOCANTINS: ENQUANTO PALAVRAS SUBSTITUÍREM AÇÕES, VIDAS PODEM ESTAR SENDO CEIFADAS PELO VERDADEIRO INIMIGO

Posted On Terça, 19 Mai 2020 11:49
Avalie este item
(0 votos)

Ao que parece, os números de infectados e mortos pela pandemia de Covid-19 não estão sendo suficientes para fazer a questão eleitoral ser colocada de lado para que se cuide do povo

 

Por Edson Rodrigues

 

O momento não é de discussão política nem de troca de farpas em picuinhas pequenas.  O momento é de união geral e irrestrita para salvar o povo tocantinense de um mal que já chegou às casas dos tocantinenses e que, se não for combatido com ações e atitudes, promete dizimar família, destruir sonhos e impossibilitar o tão esperado desenvolvimento econômico.

 

A vida de cada tocantinense vale muito mais que palavras vãs, que acusações mútuas e, principalmente, mais que qualquer eleição.  Afinal, de que adiantarão as candidaturas, se não houver eleitores para votar?

 

O momento é tão crítico que nem mesmo a data das eleições está garantida este ano.  Então, para quê perder tempo tentando montar palanques eleitorais quando se pode estar trabalhando para salvar vidas humanas?

 

No ritmo que as infecções crescem no Tocantins, talvez, não tenhamos nem mesmo candidatos, pois corremos o risco de 200 mil casos, se nada for feito agora, neste exato momento.  Mas, mesmo assim, a mídia, os veículos de comunicação são obrigados a perder tempo reproduzindo palavras proferidas por que deveria estar em Brasília, ao telefone, buscando contato com nossos parlamentares, em busca de recursos, insumos e equipamentos de saúde para o povo.

 

PREVISÕES CATASTRÓFICAS

Corpos amontoados pelo chão do IML em Manaus

 

Chega a ser enervante observar essas discussões virtuais, aquelas que permitem que os dois adversários cheguem aos limites das provocações, pois sabem que, falem o que falarem, não sofrerão consequências físicas, ou seja, aquele tipo de discussão em que todos são muito corajosos, batem no peito e afirmam que sabem tudo, enquanto os hospitais vão ficando lotados de pacientes, os medicamentos vão tendo seus estoques diminuídos e a possibilidade de quem contrai o novo corona vírus sobreviver diminui a cada minuto.

 

Enquanto isso, nossos parlamentares estão “correndo o pires” em Brasília, à porta dos ministérios e secretarias, em busca de recursos que possam amenizar a situação de precariedade que vai tomando conta do sistema de saúde tocantinense. O senador Eduardo Gomes está em tratativas para conseguir, ainda nesta terça-feira (19)), a liberação de 31 milhões de reais para a compra de 30 UTIs para Palmas e outras 20 para Araguaína. E já garantiu três hospitais de campanha para o Estado, um em Gurupi, um em Araguaína e outro em Araguaína.

 

E mais novidades podem ser anunciadas pelo senador Eduardo Gomes ainda neste dia 19!

 

Este apelo pelo bom senso, pela ação e pela atitude não é aleatório.  Estudos do Ministério da Saúde calculam que o Tocantins pode ter mais de 200 mil infectados até o mês de julho, se medidas sérias não forem tomadas em caráter de urgência. Para esse número de casos, o Tocantins precisará ter, no mínimo, dois mil leitos hospitalares à disposição dos infectados e mais 80 UTIs.  Mesmo assim, a previsão é de que podem haver dezenas de mortes.

 

Logo, é hora de passar da palavra (principalmente da palavra vazia, que não leva a nada) à ação.  Arregaçar as mangas e trabalhar na rua, se for preciso, para que o povo tocantinense tenha a atenção que merece e tudo o que for possível para que os hospitais de campanha, os leitos de UTI e os medicamentos necessários estejam á disposição de cada cidadão tocantinense na hora em que for preciso.