Por: Edson Rodrigues
O deputado estadual Ricardo Ayres, filho de família tradicional de Porto Nacional, bisneto do Dr. Francisco Ayres, sobrinho e primo de vários ex-prefeitos em Porto Nacional e cidades vizinhas, com uma larga folha de serviços prestados ao município e ao Estado finalmente marcou a data para o esperado anúncio de sua candidatura à prefeitura de sua cidade natal.
Ricardo Ayres começou sua vida política como líder estudantil, foi secretário de juventude do 2° governo de Marcelo Miranda, é deputado estadual pelo 2° mandato, tendo sua formação acadêmica em Direito. Ele estará oficializando sua pré-candidatura a na próxima semana.
Sua pré-candidatura, sem sombra de dúvidas, enriquecerá a disputa sucessória portuense, por se tratar de um político tarimbado e preparado, que irá trazer ao eleitor uma oportunidade de escolha, juntando-se aos demais pretendentes ao cargo, como o jovem Dr. Joaquim Maia, já na estrada como pré-candidato pelo PV. Os dois, aliás, fazem parte da base política do governador Marcelo Miranda. Ricardo está filiado ao PSB, do qual é vice-presidente estadual.
O outro pré-candidato é o atual prefeito, Otoniel Andrade, que vem fazendo uma boa administração.
ELEIÇÃO CASEIRA
Os três pré-candidatos são filhos legítimos de Porto Nacional, fato que tornará o embate bastante interessante, pois todos conhecem bem os problemas da cidade, assim como a população e os eleitores em geral. Espera-se que essa circunstância transforme a campanha num de debates de alto nível, cada um colocando apenas seus planos de governo em evidência, pois como “irmãos portuenses” sabem que pisar no calo de um será pisar no calo de todos. Essa característica da campanha deve deixar o eleitor portuense bem à vontade para escolher em quem votar.
O Palácio Araguaia deverá aguardar as duas pré-candidaturas da base deslanchar, entrarem realmente em campo, para daqui a uns 60 dias decidir qual será seu posicionamento em relação a apoios e, se for o caso, criar condições para que elas se fundam em uma só, caso uma delas esteja melhor e mais bem colocada junto à opinião pública, na tentativa de fazer uma chapa, com condições reais de vitória. O Palácio Araguaia, entraria como mediador é só então tomará partido.
O ex-prefeito Paulo Mourão, inclusive, saiu na frente e se reuniu com os dois pré-candidatos a prefeito, confirmando que tem um projeto político no futuro em nível estadual, informando que apoiará aquele que estiver melhor nas pesquisas. Mourão aconselhou os dois a pôr os pés na estrada em busca de apoio junto ao eleitorado portuense e aos partidos da base, dentre eles o PMDB, partido do governador Marcelo Miranda, que tem em Brasília Michel Temer como presidente interino, Renan Calheiros como presidente do Senado e Eduardo Cunha como presidente afastado da Câmara dos Deputados. Mourão os lembrou, também, que há duas deputadas federais – Dulce Miranda e Josi Nunes – e cinco deputados estaduais aquém os dois podem recorrer por apoios.
Um fato é certo: a pré-candidatura do deputado Ricardo Ayres aquecerá o caldeirão sucessório portuense, dando fortes sinais que a disputa pelos votos promete bons e caloroso debates.