Um emocionado Eduardo Gomes agradeceu ao apoio da bancada tocantinense “desde a coordenação de Tiago Dimas, até a de Osires Damaso, passando por todos os demais”, nas conquistas que o Tocantins vem realizando, no governo de Jair Bolsonaro, do qual é o líder no Congresso Nacional, principalmente em relação à BR-235, uma rodovia há muito desejada pelo povo tocantinense, principalmente pelos produtores rurais, agropecuaristas, comerciantes e empresários, que teve o seu edital do seu projeto executivo publicado no Diário Oficial nesta terça-feira, 22.
Por Edson Rodrigues
O agradecimento de Eduardo Gomes aconteceu na cidade de Xambioá, aonde o presidente da República, Jair Bolsonaro, realizou uma vistoriar as obras da ponte que irá ligar o município a São Geraldo do Araguaia, no Pará. A programação também contou com a presença dos ministros da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e do Turismo, Gilson Machado.
Bolsonaro chegou á Xambioá depois de visitar as obras de modernização do Aeroporto de Araguaína, onde embarcou em um Helicóptero até o município.
UMA ESTRADA PARA O FUTURO
Presidente em Araguaína
Embora esperada para hoje, a publicação do edital da BR-235 foi muito festejada. A BR-235 é uma rodovia que sai de Aracaju, no Oceano Atlântico, e vai em direção Oeste, cortando Sergipe, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Tocantins, até chegar ao interior do Pará.
São quase dois mil quilômetros de estrada, em meio à região mais promissora para o agronegócio brasileiro: o Matopiba. Nessa região fica a maior fronteira agrícola do País. Além disso, o Matopiba está entre as riquezas minerais da Região Amazônica, como a serra de Carajás, e os portos do Atlântico.
Trata-se, portanto, de uma rodovia fundamental para o desenvolvimento da economia brasileira, especialmente dos estados que abrange, por várias razões estratégicas. Houve até movimentos populares pedindo a conclusão dos trechos que ainda faltam ser pavimentados, formados por lideranças políticas, empresários, produtores rurais e a comunidade em geral. Um sonho que, agora, torna-se real.
A BR-235 só está integralmente asfaltada em Sergipe, e em quase toda a Bahia. No resto do trajeto, várias pontes ainda estão sendo construídas, e há desvios, buracos a serem tapados e melhorias a serem feitas. Apesar disso, mesmo da forma precária em que existe hoje, a BR 235 já gera emprego para milhares de famílias, escoando a produção de centenas de milhares de hectares.
Quando pronta, a rodovia integrará o litoral nordestino com regiões densamente povoadas dos sertões das regiões Nordeste e Norte, como o polo fruticultor de Juazeiro/Petrolina, a 422 km da capital sergipana.
Além disso, será integrada a essa malha viária o mais importante patrimônio pré-histórico brasileiro, o Parque Nacional Serra da Capivara; e as regiões de Carajás, Tapajós, no Pará, os campos de soja de Balsas, no Maranhão, a Pedro Afonso e Palmas, no Tocantins. Serão estimulados não apenas grandes negócios, como a mineração e a soja, mas também a produção familiar de mel e caju na caatinga. O ecoturismo, o comércio e diversos serviços surgirão no curto prazo. No médio prazo, toda essa região será consolidada como o braço atlântico de um corredor que nos ligará ao oceano Pacífico e aos mercados que ele propicia, como Chile, Peru e toda a Ásia.
TEMPO CURTO
Durante discurso, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas ainda anunciou que o governo federal se prepara para receber a federalização da TO-020, que liga Palmas e Aparecida do Rio Negro, e terminou afirmando que o governo federal também prepara um pacote de obras para a BR-010.
Senador Eduardo Gomes e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas
Já o presidente Jair Bolsonaro falou sobre o curto período de tempo que tinha na agenda para passar no Tocantins, mas disse que cada minuto foi muito valioso, e que o Tocantins pode esperar muito mais do seu governo e do “bom soldado” Eduardo Gomes, a quem creditou o sucesso das gestões relativas ás demandas do povo tocantinense, se referindo à obra da ponte e elogiando os ministros: “nosso governo, que teve um dos menores orçamentos da União, foi um dos que mais realizou obras em todo o Brasil. Três anos e três meses sem uma denúncia sequer de corrupção, apesar doe termos pouco tempo para agir, pois enfrentamos uma pandemia e, agora, uma guerra”.
ARAGUAÍNA
Ao contrário do que estava previsto, Bolsonaro não pôde prestigiar Ronaldo Dimas e o deputado federal Tiago Dimas, que permaneceram em Araguaína. A expectativa era de que o presidente da República abonasse a fixa de filiação de Dimas ao PL, partido pelo qual o ex-prefeito deve disputar o governo do Estado. Bolsonaro, que vistoriou as obras no aeroporto da Capital do Boi Gordo, se limitou a agradecer a hospitalidade, citou as parcerias do governo federal com a municipalidade.
Senador Eduardo Gomes e prefeitos
Depois, o presidente seguiu para Xambioá, aonde foi recepcionado por uma multidão, que acompanhava o senador Eduardo Gomes. O staff do presidente só permitiu o uso da palavra aos políticos que faziam parte das conquistas anunciadas, como o próprio Gomes e a prefeita de Xambioá.
Dessa forma, não foi dada a oportunidade de ninguém tirar proveito da visita presidencial ou tentar fazer palanque antecipado, mostrando que todo o evento e as obras de que tratavam eram uma conquista conseguida pelo senador Eduardo Gomes, junto ao governo Federal.
Depois de Xambioá, Bolsonaro seguiu para Porto Nacional, aonde a deputada federal Dorinha Seabra se juntou à sua comitiva, para o lançamento do Programa DNA do Brasil, voltado ao desenvolvimento de jovens talentos do esporte. O programa prevê também a capacitação de professores nos objetivos estratégicos aplicados na área de desenvolvimento esportivo.
Bolsonaro fez um discurso curto, em Porto Nacional, de onde voltou com a comitiva presidencial para Brasília.
Uma visita rápida, mas que trouxe muitos ganhos para o Tocantins e seu povo!