EDUARDO GOMES CONSEGUE AUTORIZAÇÃO DO PRESIDENTE JAIR BORSOLNARO PARA EMPRÉSTIMO DE R$ 220 MILHÕES PARA ARAGUAINA

Posted On Segunda, 16 Dezembro 2019 04:32
Avalie este item
(0 votos)

O senador Eduardo Gomes emplacou mais uma vitória junto ao governo federal, ao conseguir a liberação pessoal, por parte do presidente Jair Bolsonaro, de R$ 220 milhões para a cidade de Araguaína.  A participação de Bolsonaro foi intervir junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (Corporação Andina de Fomento - CAF), no aval pelo empréstimo

 

Por Edson Rodrigues

 

O dinheiro vem para ser aplicado essencialmente em obras de infraestrutura e foi muito comemorado pelo prefeito Ronaldo Dimas, cujo sonho sempre foi transformar a cidade na primeira metrópole tocantinense.

 

Para conseguir o aval, Gomes mobilizou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre e angariou o apoio dos outros dois senadores tocantinenses, Kátia e Irajá Abreu, para que tudo tramitasse sem empecilhos.

 

Conseguir o aval do governo federal para um empréstimo internacional não é coisa fácil, principalmente para um estado novo e especificamente voltado a um município. O empenho de Eduardo Gomes e o apoio de Kátia e Irajá Abreu mostra, mais uma vez a força que os parlamentares tocantinenses têm conseguido demonstrar dentro do Congresso Nacional.

 

ARAGUAÍNA AGRADECE

Em nome dos munícipes de Araguaína, o prefeito, Ronaldo Dimas, agradeceu principalmente ao senador Eduardo Gomes por ter encabeçado o movimento aval do governo federal ao empréstimo, assim como à Kátia e Irajá Abreu.

 

Dimas consegue, desta forma, mais fôlego para dar continuidade a uma administração que vem surpreendendo a classe política tocantinense por sua forma de gerir o bem público, com uma visão macro do município e o apoio de uma equipe formada por técnicos capacitados e auxiliares empenhados em proporcionar o desenvolvimento da cidade, com projeto inovadores, bem articulados e elaborados, voltados para setores prioritários, como o maior projeto habitacional do Estado, altos investimentos na área da Saúde e na educação, sem deixar de lados os investimento necessários na infraestrutura e no saneamento.

 

 

Dimas conta, também, com outro aliado de peso juto ao governo federal, que é seu filho, o deputado federal Thiago Dimas, que vem ajudando o trabalho dos senadores, garantindo muito dinheiro aos cofres municipais para o ano que vem, com milhões já assegurados no Orçamento da União, via emendas impositivas.

 

ARTICULAÇÕES

Paralelamente à garantia de um ano de 2020 repleto de obras e ações municipais, Ronaldo Dimas vem percorrendo todo o Tocantins, mantendo reuniões com lideranças empresarias, políticas, religiosas, classistas, estudantis e de empresários liberais, de onde pretende tirar os nomes que serão os candidatos a vereador e a prefeito pelo Podemos, partido presidido pelo prefeito de Araguaína no Estado.

 

Na pauta também estão discussões sobre coligações com outras legendas, buscando a formação de um grupo político forte e capacitado, repleto de cabeças pensantes e de estudiosos, para formatar a nova maneira de administrar que Dimas vem aplicando em Araguaína e que vem agradando a todos.

 

A intenção de Dimas é trabalhar e reconhecer o terreno para uma possível candidatura ao governo do Estado em 2022, com uma política voltada para o desenvolvimento do Estado, que dividirá em microrregiões, utilizando-se das potencialidades de cada uma para definir as prioridades e formas de ação que tornem o processo de crescimento mais fácil e rápido.

 

O Paralelo 13 esteve com Ronaldo Dimas, na semana passada, e pode observar que o prefeito de Araguaína está debruçado dobre estudos e projetos a serem implantados no Tocantins, visando a geração de milhares de empregos permanentes, desenvolvendo cada setor econômico  de forma sólida e perene.

 

 

Presentes ao nosso encontro, o ex-secretário de Infraestrutura do Estado, Dr. Renato Assunção, o empresário e pré-candidato a prefeito de Palmas, Gil Barison, a liderança jovem e suplente de vereador na Capital, Kassyo Fernando e o Dr. Adolfo Gomes brito, foram unânimes ao afirmar que não se surpreenderam com a alta qualidade dos planos de Dimas, pois acompanham sua trajetória política e são sabedores de suas capacidades administrativas.

 

ARAGUAÍNA

Araguaína tem uma  população estimada em 2018 era de 177 517 habitantes, sendo o segundo município mais populoso do estado, atrás apenas da capital Palmas.

 

A cidade atende a um total de 1,7 milhão de pessoas incluindo o próprio estado, o sudeste do Pará e o sudoeste do Maranhão. Os limites do município estão completamente inseridos na extensão geográfica do MATOPIBA, importante região de expansão da fronteira agrícola das regiões Norte e Nordeste. Por tal razão, dentre outros motivos, é considerada capital econômica do Tocantins e capital simbólica do MATOPIBA.

 

Gomes com Dimas o deputado federal Thiago Dimas e o ministro da Saúde em busca de melhorias para a cidade 

 

Araguaína passou a ser conhecida como a "Capital do Boi Gordo" na década de 90, com a consolidação de grandes propriedades rurais, destacando-se a criação de gado para cria, recria, engorda e abate, a produção leiteira e de produtos agrícolas. Nos anos 2000, passou a receber grandes empreendimentos imobiliários e investimentos na infraestrutura, sobretudo devido à inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul em 2007 e às novas expansões da fronteira agrícola do MATOPIBA.

 

Araguaína é um centro econômico forte e estratégico, indutor de desenvolvimento regional, inserido em uma das regiões que mais crescem atualmente no Brasil. Destaca-se por seu centro comercial varejista e atacadista, atendendo um mercado de 2 milhões de consumidores em um raio de 250 km. O comércio é alimentado pela força do agronegócio, cada vez mais profissionalizado e produtivo. A agricultura de precisão na produção de grãos e a pecuária de ponta movimentam as demais cadeias produtivas. O município conta com 6 frigoríficos exportadores, além de 2 unidades produtoras e de abate de frango. Na silvicultura, os mais de 100 mil hectares de floresta plantados, incluindo eucaliptos, seringueiras e madeiras nobres, geram oportunidade de negócios nos setores de movelaria, produção de celulose e de carvão.

 

Nos últimos anos, Araguaína recebeu grandes empreendimentos imobiliários de alto padrão e passou a se verticalizar. Foram construídos novos conjuntos habitacionais, com infraestrutura completa, atingindo a meta de 6 mil moradias erguidas em 4 anos. A mais recente revisão do Plano Diretor Municipal permitiu o crescimento ordenado da cidade, sem ocupações irregulares, além de uma gestão de águas moderna e com proteção às nascentes fluviais em sua área.

Última modificação em Segunda, 16 Dezembro 2019 04:52