ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE ARAGUAÍNA 2024: MDB A CAMINHO DA IMPLOSÃO

Posted On Segunda, 05 Junho 2023 06:41
Avalie este item
(0 votos)

As últimas movimentações nos bastidores do MDB estadual colocaram a Comissão Provisória do partido em Araguaína à beira de uma implosão, aquele tipo de explosão de dentro pra fora, em que a estrutura é destruída, mas preserva-se o entorno.

 

Por Edson Rodrigues

 

As oposições ao prefeito Wagner Rodrigues já começaram a ter publicadas as desavenças entre si. A principal delas é o racha no MDB, que acabou de nomear o tio do deputado estadual Jorge Frederico para ser o presidente da Comissão Provisória, o que iniciou a “fritura em óleo morno” do vereador por três mandatos Geraldo Silva, que faz parte da base de apoio ao prefeito Wagner Rodrigues que, inclusive, havia convidado o prefeito para se filiar ao MDB por onde pleitearia sua reeleição, causando um grande abismo entre as alas internas da legenda.

 

Vereador Geraldo Silva

 

Por outro lado, Jorge Frederico é um forte pré-candidato a prefeito da Capital do Boi Gordo, que conta com o apoio do ex-deputado Elenil da Penha. A postulação de Frederico vem ganhando corpo nos últimos dias, em detrimento da pré-candidatura de Alexandre Guimarães, do Republicanos, que parece patinar no mesmo lugar, justamente no melhor momento para decolar.

 

Enquanto isso, o deputado federal Lázaro Botelho, ex-secretário do governo do Estado, e sua esposa, ex-deputada Valderez Castelo Branco, que foi líder do governo Wanderlei Barbosa na Assembleia Legislativa, aguardam o posicionamento do grupo palaciano para tomar posição e anunciar que será o candidato deles a prefeito de Araguaína.

 

CHANCE ZERO E PROBLEMAS NA JUSTIÇA

Prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues

 

Logo, as chances de o governador Wanderlei Barbosa apoiar a candidatura à reeleição de Wagner Rodrigues, aliado do senador Irajá Abreu, que acaba de fazer um pedido de auditorias nas contas da secretaria estadual de Saúde, é zero.

 

Outro motivo que distancia o Palácio Araguaia de Wagner Rodrigues, é que ele está sendo alvo de denúncias e investigações, por parte do Ministério Público, por improbidade administrativa na nomeação de parentes de primeiro grau de seus secretários.

 

Cabe ressaltar que Wagner Rodrigues tem credibilidade junto á população, conseguida por ter demonstrado ser um gestor de conceito, mas, politicamente, sua atuação é contestada e, se não agir rápido, realizando uma oxigenação em sua equipe e não melhorar em sua atuação no aspecto político, o prefeito de Araguaína vai encontrar muitas dificuldades em busca de apoio e respaldo político à sua reeleição.

 

ÚNICO ALÍVIO

O único alívio de Wagner Rodrigues é a certeza de que a oposição vindo com várias candidaturas e rachada, como é o caso do MDB, só beneficia a sua postulação à reeleição, deixando tempo e espaço livres para que ele faça os ajustes necessários e mudar a rota da sua administração, sem os secretários que mais atrapalham que ajudam.

 

Já a oposição, precisa ser mais inteligente, principalmente a parte ligada ao governador Wanderlei Barbosa, que espera que cada um faça a sua parte para que ele possa fazer a sua, pois sua gestão, em termos políticos e de ação e obras, já é um respaldo mais que suficiente.

 

O certo é que há espaço tanto para Wagner Rodrigues quanto para a oposição ao seu governo crescer e se tornarem competitivos, mas, dividida, dificilmente a oposição conseguirá fazer frente à reeleição do prefeito de Araguaína.

 

Só os fortes permanecem!