Por Edson Rodrigues
Foi como um “tiro de misericórdia”. Nos bastidores da política tocantinense ganharam força, na manhã desta quarta-feira (29), informações de que já estava tudo acertado para o ingresso da senadora Kátia Abreu no PP. Mas, uma reviravolta, na sede do partido, em São Paulo, no último fim de semana, obrigou Kátia a mudar o destino do seu vôo.
Uma articulação muito bem “amarrada” do Palácio Araguaia, sob o comando do deputado federal Carlos Gaguim, muito bem relacionado com as cúpulas nacionais de vários partidos, encaminhou a sua ida para o PP, com o consentimento do DEM, seu atual partido, para que não corra riscos de perder seu mandato. Na mesma situação, vão com ele para o PP o governador Mauro Carlesse e, muito provavelmente, o vice-governador Wanderlei Barbosa.
Esse movimento ousado no tabuleiro político, promovido por Carlos Gaguim, parece que fez com que a senadora Kátia Abreu se apressasse em acertar com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD para, ainda nesta quarta-feira, um encontro, em Brasília, para ajustar a agenda definindo sua filiação ao PSD, com a presença de Kassab, em território tocantinense.
ÊXODO
Caso as informações acima se confirmem, devem migrar para o PP, além de Carlesse, Gaguim e Wanderlei, cerca de 24 prefeitos, deixando o DEM, sob comando total da deputada federal Dorinha Seabra, com “apenas” 20 prefeitos.
Esse êxodo rumo ao PP pode significar o início das grandes mudanças e acomodações rumo ao processo eleitoral de outubro próximo.
Lembramos que esses fatos mostram uma “fotografia” tirada e revelada nesta quarta-feira, 29 de janeiro de 2020 e não significa que, se tirada no mesmo lugar e com as mesmas pessoas, amanhã, tenha a mesma configuração.
Como falava o saudoso Tancredo Neves, “política é como um céu cheio de nuvens. Você olha, e vê uma imagem. Olha de novo e a imagem já é outra”.
Até o mês de abril, serão várias as “imagens” que o céu político tocantinense nos mostrará. Quem prestar atenção e souber interpretar o movimento das “nuvens”, sairá na frente na previsão do quadro político.
Até breve!