Governador Wanderlei Barbosa e ministro Dias Toffoli abrem Semana Nacional de Saúde em Formoso do Araguaia com serviços para comunidades indígenas

Posted On Segunda, 07 Abril 2025 15:58
Avalie este item
(0 votos)
Governador Wanderlei Barbosa e ministro Dias Toffoli abrem Semana Nacional de Saúde em Formoso do Araguaia com serviços para comunidades indígenas Governador Wanderlei Barbosa e ministro Dias Toffoli abrem Semana Nacional de Saúde em Formoso do Araguaia com serviços para comunidades indígenas Foto: Márcio Vieira

Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), leva para as mulheres indígenas diversos atendimentos médicos

 

 

Por Guilherme Lima

 

 

Na cidade de Formoso do Araguaia, um dos portais de entrada para a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, o governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participação Social, Karynne Sotero, participou da abertura da 1ª Semana Nacional de Saúde, nesta segunda-feira, 7. O evento é uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), com a parceria do Governo do Tocantins, e contou com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

 

Até o dia 11 de abril, muitas ações do Governo do Tocantins serão realizadas com foco nas mulheres indígenas da Ilha do Bananal, beneficiando mais de 600 pessoas, em 13 aldeias.

 

O governador Wanderlei Barbosa discursa na abertura da 1ª Semana Nacional de Saúde, destacando a importância de ações voltadas às comunidades indígenas da Ilha do Bananal (Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins)

 

O governador Wanderlei Barbosa agradeceu a presença de todos e destacou a importância dos povos originários do Tocantins, ressaltando ainda como a geografia do estado contribui para o avanço da pauta indígena em todo o Brasil. “Esse momento é grandioso para as comunidades indígenas e todo o nosso estado. Fico imensamente feliz em receber um evento dessa magnitude no coração do Brasil, em uma área muito importante para o nosso país, a Ilha do Bananal. Estamos aqui para atender nosso povo originário e ir além, ouvindo-os e nos colocando à disposição. Somos muito gratos pelas parcerias e pelo reconhecimento da nossa gente, com a realização dessas ações”, afirmou o governador.

 

O ministro do STF, Dias Toffoli, participa da cerimônia de abertura da 1ª Semana Nacional de Saúde, evento que une os Três Poderes para garantir direitos às populações indígenas do Tocantins (Márcio Vieira/Governo do Tocantins)

 

O ministro do STF, Dias Toffoli, comentou sobre a potencialidade do Tocantins, com destaque para a Ilha do Bananal, enfatizando que esse seria o melhor lugar para iniciar uma Semana Nacional de Saúde. “Tenho a alegria de ver reunidas autoridades dos três poderes [Executivo, Legislativo e Judiciário] das esferas federal, estadual e municipal. Essa união é fundamental. Mais do que isso, é essencial sair dos gabinetes, deixar o conforto do ar-condicionado e vir ao calor, sentir de perto a realidade da população, suas dificuldades, especialmente as enfrentadas pelos povos indígenas. Dentro desse contexto, damos atenção especial à saúde da mulher indígena. Este é um projeto de justiça, realizado por grandes parcerias. Aqui, estamos satisfeitos e garantindo direitos à população indígena”, expressou o ministro.

 

A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini, destaca a relevância da ação conjunta entre os poderes e celebra o fortalecimento da cidadania entre os povos originários (Márcio Vieira/Governo do Tocantins)

 

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, relatou sobre a satisfação de fazer parte de outras ações voltadas às comunidades indígenas locais, especialmente para as mulheres. “Eu nunca imaginei que, após 36 anos de carreira na magistratura viveria um momento como este, uma ação tão importante e tão efetiva. Essa ação vai proporcionar à população digna desta região muito mais do que cuidados em saúde, representando cidadania e a garantia de direitos, especialmente para mulheres. Agradecemos aos parceiros, ao Executivo estadual e a todos e todas que ajudaram a realizar esse evento”, pontuou a desembargadora.

 

Reunião com lideranças

 

Reunião com lideranças indígenas marcou o início das atividades da Semana Nacional de Saúde. Governador Wanderlei Barbosa e autoridades ouviram as demandas das comunidades Javaé e Kanela (Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins)

 

Antes da abertura do evento, no início da manhã desta segunda-feira, 7, o governador Wanderlei Barbosa e as demais autoridades reuniram-se com lideranças indígenas da região, no Tribunal do Júri, do Fórum da Comarca de Formoso do Araguaia. Na ocasião, foram externadas as demandas da população indígena, amplamente discutidas com representantes dos povos Javaé e Kanela.

 

A anciã Lucirene Javaé, a primeira primeira cacique mulher do Tocantins, agradeceu a atenção das entidades públicas com os povos originários, destacando a importância da comunidade ser ouvida. “Considero muito importante as autoridades estarem aqui nos ouvindo. Minhas falas são poucas, mas deixo o reconhecimento da importância deste momento para o meu povo e demais comunidades aqui presentes”, afirmou Lucirene Javaé.

 

Saúde da Mulher Indígena

 

 

"Este é um projeto de justiça, realizado por grandes parcerias. Aqui, estamos satisfeitos e garantindo direitos à população indígena”, expressou o ministro Ministro Dias Toffoli

 

Como parte da programação da 1ª Semana Nacional de Saúde, o Fonajus, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), realiza, em Formoso do Araguaia, a ação Saúde da Mulher Indígena, com iniciativas em prol das mulheres indígenas da região. Entre as ações que serão realizadas durante a semana, estão os atendimentos na especialidade de ginecologia e a realização de exames preventivos de câncer do colo do útero e rastreamento de câncer de mama, atendimento obstétrico (pré-natal e exame de ultrassom), consultas oftalmológicas e de pediatria para as crianças acompanhadas das mães indígenas, além de atividades educativas de prevenção em saúde.

 

A 1ª Semana Nacional de Saúde é uma realização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), com a parceria do Governo do Tocantins (Márcio Vieira/Governo do Tocantins)

 

No Polo-Base Indígena (PBI) de Formoso do Araguaia, vivem 1.937 indígenas aldeados. A ação foi idealizada para atender as mulheres indígenas da região. Na área, vivem povos como Javaé, Karajá, Kanela do Tocantins, Avá-Canoeiro, Krahô-Takaywrá e Krahô-Kanela, distribuídos em mais de 20 aldeias.

 

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, este é um momento histórico pela junção dos executivos federal, estadual e municipal, em prol de uma causa de extrema importância que é a saúde da mulher indígena. "A SES/TO é parceira do evento com o envolvimento de equipes desde o administrativo até a assistência, por entendermos que a assistência integral da população usuária do SUS deve ser uma prioridade nossa, enquanto gestores. Temos avançado na política de saúde para as mulheres em todo o estado e seguiremos ampliando serviços para multiplicar atendimentos próximo das comunidades", completou.

 

Consultas oftalmológicas e de pediatria para as crianças acompanhadas das mães indígenas (Márcio Vieira/Governo do Tocantins)

 

Outras iniciativas também serão realizadas, como a emissão de documentos civis, além da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e do registro civil de nascimento da pessoa indígena. Segundo a supervisora do Fonajus, a conselheira Daiane Nogueira de Lira, a realização da ação teve apoio de várias instituições, trazendo para o Tocantins atendimentos essenciais e garantindo o cuidado à população indígena. “A ação realizada na Ilha do Bananal, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, é fruto de uma importante integração entre os poderes Judiciário, Executivo e instituições públicas e privadas. O objetivo é levar atendimento de saúde até quem mais precisa, especialmente às mulheres indígenas”, ressaltou a conselheira.

 

Ilha do Bananal

 

A Ilha do Bananal, com cerca de 20 mil km² de área, é a maior ilha fluvial do mundo. Cercada pelos rios Araguaia e Javaés, ela é considerada uma das mais importantes reservas ambientais do Brasil, reconhecida como Reserva da Biosfera pela Unesco desde 1993. Grande parte do ano, a ilha permanece submersa, ressurgindo com toda sua exuberância durante a seca, revelando uma biodiversidade impressionante, fruto do encontro entre o Cerrado e a Floresta Amazônica. Habitada por povos originários desde antes da colonização, atualmente, abriga comunidades das etnias Karajá-Javaé, Avá-Canoeiro e Tapirapé, que vivem em aldeias nas Terras Indígenas Parque do Araguaia e Inãwébohona.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}