Por Luciano Moreira (interino)
Estivemos em Palmas neste fim de semana, onde pudemos colher informações com nossas fontes para compor as últimas análises e panoramas políticos deste ano de 2023. Já de volta à Brasília, estaremos, todos os colaboradores de O Paralelo 13, entrando em recesso até o próximo dia 20 de janeiro.
Neste último Panorama Político de 2023, trazemos os fatos que darão o tom das articulações, conversas e entendimentos que deverão transcorrer no primeiro trimestre de 2024.
CHANCE ZERO PARA JÚNIOR GEO NO NINHO PALACIANO
A cada dia que passa o deputado estadual Júnior Geo (foto) fica mais distante de receber o apoio do governador Wanderlei Barbosa em sua pretensão pela prefeitura de Palmas. Apesar de nada ser exato na política, em nossa passagem por Palmas estivemos com os principais nomes do conglomerado político palaciano, amigos e conselheiros de Wanderlei Barbosa e podemos afirmar, sem medo de errar, como diria nosso bom Edson Rodrigues, que é mais fácil um elefante passar pelo buraco de uma agulha do que Wanderlei Barbosa apoiar Júnior Geo a prefeito de Palmas.
Nem mesmo os familiares do governador, irmão, irmã, pai e filhos, em hipótese nenhuma são simpáticos à candidatura de Júnior Geo. O mesmo sentimento é percebido junto aos vereadores da Capital e na Assemblei Legislativa, além de entidades representativas. Em um café da manhã com empresários e representantes de entidades da classe, a rejeição ao nome de Júnior Geo foi quase unânime.
Um importante empresário de Palmas, gerador de muitos empregos e um dos maiores contribuintes, definiu Júnior Geo como “um político sem partido, sem lado, sem grupo e que acha que é melhor que os demais. Fica difícil tê-lo como referência para alguma coisa, principalmente, vê-lo como prefeito de Palmas”.
“OCO POLÍTICO”
É exatamente assim, “oco político”, que Júnior Geo foi definido pela maioria das pessoas com quem estivemos em contato. Segundo elas, fica difícil, nos dias atuais, entender uma candidatura à prefeito da Capital do Tocantins que não vista a camisa nem do Palácio Araguaia nem do Paço Municipal. Um político que entre as duas arquibancadas, prefere o muro.
Uma das principais observações feitas pelos nossos interlocutores, é que, mesmo querendo ser o candidato do grupo palaciano, Júnior Geo se contradiz, politicamente, ao votar contra o governo nas pautas da Assembleia Legislativa, criando em torno de si uma sensação de “oco político”, ou seja, uma pessoa que faz parte da política mas que não traz a política dentro de si, tornando-se incapaz de encantar e atrair seguidores e correligionários, permanecendo, sempre, como um eterno candidato de si mesmo.
Segundo um dirigente partidário de Palmas, a atitude de Geo – ou a falta dela – acaba confundindo quem espera ver nele alguma qualidade para ser prefeito de Palmas: “nem no caso do escândalo das joias e dos milhões em dinheiro, ligados a um assessor da prefeita Cinthia Ribeiro, muito menos no recente caso da ornamentação natalina, o nobre deputado foi capaz de se manifestar, de se pronunciar. O povo espera que, quem quer ser prefeito de Palmas, se posicione nesses casos, mostre o que faria diferente ou, até mesmo, aponte soluções. Ficar só observando a banda passar, incomoda muito mais do que tomar uma posição. Se ele que ter o apoio da prefeita ou do governador, ele tem que demonstrar entender e estar de acordo com esse ou aquele grupo político”, finalizou.
Segundo outro interlocutor, Júnior Geo está se especializando em perder oportunidades: “ele sempre é visto em fotografias ao lado do governador ou da prefeita, mas corre, igual o diabo da cruz, de ser fotografado ao lado de vereadores ou deputados estaduais. Ele esquece que vereadores e deputados são os que correm atrás dos votos para dar sustentabilidade à prefeita e ao governador”, enfatizou.
ENQUANTO ISSO, NO PALÁCIO ARAGUAIA...
Enquanto isso, nas cercanias do Palácio Araguaia, as coisas vêm ocorrendo conforme vem profetizando nosso Edson Rodrigues: tudo no tempo e no momento certo, de acordo com o ritmo de Wanderlei Barbosa.
Como nas corridas de Fórmula 1, é Wanderlei Barbosa o carro que lidera e que determina o ritmo dos demais, que estão atrás de si. E o governador está certíssimo em manter o suspense e esperar o momento certo de acelerar.
Assim, ele pode medir o nível de confiabilidade dos postulantes, analisar os movimentos da oposição e determinar em quem pode ou não pode confiar.
Wanderlei Barbosa tem um Estado para administrar, cidadãos para prestar contas e uma vida política para encaminhar. A continuar cuidando do Tocantins como está, fazendo caixa para ter um 2024 de realizações, com obras em profusão, o governador tem tudo para fazer o povo mais feliz e seu nome em voga, com admiração e credibilidade, com um crescimento planejado e resultados garantidos.
Em nossa passagem por Palmas, neste fim de semana, em nossas conversas com pessoas com funções-chave na gestão estadual e outras da cúpula do conglomerado político palaciano, todo o planejamento de obras e investimento caminha para ser 100% cumprido até o dia 31 deste mês, com a garantia de muitas novidades boas em 2024, com a manutenção do nível de recursos federais carreados por emendas impositivas, aumento na arrecadação – o Tocantins é um dos poucos estados brasileiros com recorde de arrecadação – produção e exportação de produtos agropecuários, e totalmente enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal, com dinheiro em caixa e bilhões de reais a receber de empréstimos e emendas impositivas.
Isso resultará em uma malha viária recuperada, funcionalismo público trabalhando feliz, com promoções e progressões asseguradas, insumos e obras na Saúde e na Educação e infraestrutura sendo ampliada, cada vez em mais municípios.
Wanderlei Barbosa entra 2024 como o mais forte cabo eleitora em um ano de eleições municipais, com condições plenas de transferência de votos, e capaz de cumprir com sua parte nos acordes de apoio.
Caberá aos candidatos ungidos pelo Palácio Araguaia fazer as suas partes nas campanhas, afinal, não existe varinha mágica em eleições. Tudo é conquistado com seriedade, profissionalismo e trabalho.
Daqui, da minha interinidade, quero desejar a cada um dos tocantinenses, em especial aos colaboradores, amigos e admiradores de O Paralelo 13, meus votos de feliz Natal e um ano novo de conquistas e realizações, com muita harmonia familiar e sabedoria para conquistar cada vez mais dias felizes.
Feliz Natal e um 2024 pleno de felicidades, saúde e realizações.
Luciano Moreira