Unidade é referência para atendimento de tocantinenses de 13 municípios da região de saúde Amor Perfeito
Por Erlene Miranda
Chega à maioridade nesta quinta-feira, 13, o Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD), unidade referência para o atendimento de média complexidade a tocantinenses de 13 municípios da região de saúde Amor Perfeito. O hospital foi criado em 13 de julho de 2005 e é credenciado para atendimento especializado e assistência materno infantil de crianças de até 11 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes.
“É uma satisfação participar da história do Tia Dedé, e comemorar seus 18 anos. Quero parabenizar a todos que fazem parte desta história, meu muito obrigada aos servidores e usuários” externa o diretor-geral da unidade Hélio Barros.
O atendimento dos profissionais na unidade é um diferencial, relata Aldeane Lima Barreira, moradora de Recursolândia e mãe do pequeno Leonardo Lima Franco que nasceu na HMITD na terça-feira,11. “Eu fui bem atendida por todos, estou muito feliz com filho, sempre quis ter um menino e consegui. Agradeço a todos que trabalham aqui”.
Já a técnica em enfermagem, Raquel Albuquerque, conta que “estou aqui para falar sobre a enorme importância de fazermos parte da família Tia Dedé, onde não só a sociedade de Porto Nacional é beneficiada, mas de todos os municípios da região que são atendidos aqui. Sendo um atendimento de qualidade, onde todos que aqui chegam são bem acolhidos e respeitados conforme a necessidade de cada um”.
Para a servidora Marza da Paixão, técnica de enfermagem, esse aniversário é significativo. “São 18 anos de história, que Deus continue abençoando e iluminando a toda a equipe do Tia Dedé, dando muita alegria, paz e harmonia”.
Unidade
O Hospital Materno Infantil Tia Dedé conta com 65 leitos e atende a pacientes de urgência e emergência em pediatria, ginecologia e obstetrícia, sendo referência em média complexidade da Região de Saúde Amor Perfeito. A unidade oferece ainda serviço de coleta de leite humano, exames laboratoriais e exames de imagem: raio-X e ultrassonografia. A unidade também conta um Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, que funciona todos os dias da semana, incluindo feriados, das 8 às 12 horas.
Atendimentos
O HMTD atende 2.200 pessoas por mês, com uma média de 280 internações mensais. Entre janeiro e abril de 2023, a unidade realizou 668 internações, 827 cirurgias de urgência, 132 partos normais, 89 partos cesarianos e 31 partos cesarianos com laqueadura.