IPUEIRAS: MULTIDÃO PRESTIGIA ABERTURA DE COMITÊ DE IRISNETE EM SÃO FRANCISCO

Posted On Sábado, 07 Setembro 2024 09:33
Avalie este item
(0 votos)

Uma multidão acompanhou o evento democrático da abertura do comitê de campanha da candidata à prefeita de Ipueiras, Irisnete Pinto, nos distrito de São Francisco. Diversas lideranças locais fizeram questão de comparecer. Irisnete tem como candidato a vice-prefeito, Nilson Piem, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

Na inauguração, o ex-prefeito Hélio Carvalho, um dos coordenares da campanha, fez uso da palavra e reafirmou seu apoio à candidatura de Irisnete e de Nílson Piem. O empresário e presidente do MDB local, Nícolas Pedreira, que abriu mão de sua candidatura para apoiar Irisnete e, inclusive, coordenar sua campanha, salientou a importâncias dos jovens votarem em pessoas da cidade e da união de todos para alcançar a vitória em seis de outubro.

 

Já Nilson Piem, representante político do distrito de São Francisco, falou da importância de eleger uma ipueirense legítima como prefeita, que conheça as demandas e as necessidades de cada distrito e cada assentamento da cidade, e da zona rural.

 

ATUAÇÃO CONJUNTA

Em conversa com o Observatório Político de O Paralelo 13, durante a inauguração do Comitê, Irisnete Pinto e Nilson Piem se mostraram entrosados em relação às ações quem pretendem tomar, assim que assumir, em 1º de janeiro de 2026, no Distrito de São Francisco e em toda a região rural de Ipueiras, para as quais já tem parlamentares como o deputado federal Ricardo Ayres, comprometidos em direcionar emendas impositivas ao município.

 

Os dois foram unânimes em elencar as prioridades, que começam com as crianças, que ganharão um projeto de escolinha esportiva, em parceria com a secretaria municipal de educação, que premiará os estudantes que se destacarem nos esportes e mantiverem boas notas, com uma ajuda de custo de até 100 reais mensais.

 

A juventude terá a construção e reforma do campo de futebol com gramado e a implantação de uma academia ao ar livre nos fundos do Porto de Saúde.

 

Irisnete fez questão de ressaltar a questão da educação, tanto em São Francisco quanto em Ipueiras: “buscaremos recursos com nossos deputados e com o governo do Estado para a construção da sede definitiva da escola Firmina Pereira dos Santos e para a aquisição de um ônibus para levar nossos estudantes universitários à Palmas e à Porto Nacional. Lutaremos, também, por uma creche para  ajudar às nossas mães trabalhadoras. A princípio, vamos alugar e adaptar uma casa, mas só até a sede própria da creche ser construída”, frisou.

 

Nilson Piem também falou de uma prioridade sua para São Francisco: “vou ajudar, desde o primeiro dia do nosso mandato, a levar água lá para as casinhas. Temos o poço artesiano, que o atual prefeito ganhou, mas que é um convênio federal e a verba ainda não saiu. Minha primeira batalha será a liberação dessa verba”, prometeu,

 

Os dois falaram, ainda, da necessidade de uma patrulha mecanizada permanente para o distrito, para auxiliar os produtores rurais e assentados de toda a região, incluindo Matão, Gaspar, Surubim e Crodomiro.

 

TURISMO COMO OPÇÃO DE CRESCIMENTO

Irisnete e Piem elegeram o turismo como principal foco dos dois primeiros anos da gestão, como uma forma de arrecadar e ter recursos próprios para fazer as pequenas obras da cidade. Ambos se comprometeram a buscar recursos federais e estaduais para, já no primeiro ano de gestão, revitalizar o perímetro da Praia da Amizade, com a construção de quiosques permanentes, com banheiros públicos. Espaço pra as mães, com berçários, instalação de equipamentos esportivos, com quadras de areia multiuso, para vôlei e futebol e outros esportes de areia, todos com iluminação por energia solar.

 

No projeto há, também, um espaço climatizado para abrigar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, transformando a Praia da Amizade em uma atração turística nos 12 meses do ano.

 

O compromisso da futura prefeita de Ipueiras é fortalecer o turismo e proporcionar a geração de emprego e renda para a população, com incentivos fiscais aos comerciantes e doação de terrenos para a construção de pousadas e hotéis, e trabalhar as agências de viagem, com material impresso mostrando que Ipueiras é a única cidade da região de Palmas, Porto Nacional, Silvanópolis e outros municípios, com praia de água corrente do Rio Tocantins, ideal para a pesca e o turismo de aventura.

 

Um espaço coberto, dentro do programa turístico, abrigará feiras sazonais de produtos agrícolas, oriundos das lavouras comunitárias, e artesanatos, como crochê e redes, além da produção local de bolos, doces, peixes e outros produtos que se enquadrarem na estrutura do espaço.

 

Segundo Irisnete, o objetivo é fazer a economia aquecer e a moeda circular entre os próprios moradores ipueirenses.

 

Mas, os investimentos não serão só para os turistas. O moradores da zona urbana, São Francisco e dos assentamentos, terão dois ônibus coletivos para fazer o transporte gratuito dos moradores até a Praia da Amizade aos fins de semana

 

RECONHECIMENTO DA ATUAL GESTÃO

Irisnete Pinto fez questão de se comprometer a dar continuidade à tudo de bom que a gestão de Caio Augusto tem feito pela cidade de Ipueiras, que afastou todas as ruas de São Francisco, construiu calçadas, uma quadra poliesportiva e implantou a iluminação pública em todas as ruas e na praça central.

 

Caio augusto também investiu na Saúde Pública, providenciando uma ambulância em tempo integral, farmácia e atendimento no posto de saúde, com todas as estradas vicinais em Ipueiras e em São Francisco devidamente trafegáveis, assegurou, apoiou e reconheceu a candidatura de Irisnete.

 

OTIMISMO E TRABALHO

Irisnete finalizou suas palavras ao Paralelo 13 se dizendo muito otimista com a sua campanha, com o entendimento da população de que é preciso um ipueirense para governar Ipueiras e de que o sentimento de pertencimento dos eleitores falará mais alto nas urnas: “eu conheço cada rua, cada esquina, cada morador desta cidade e vice-versa. Só com uma ipueirense na prefeitura o povo se sentirá incluído, como parte integrante do nosso governo. É nesse sentimento de pertencimento, de saber que conhece a prefeita como moradora da cidade, que acreditamos que fará o eleitor acreditar nas nossas propostas e no nosso trabalho”, finalizou.