Câmara aprovou cinco acordos internacionais na última semana
Com Assesoria
O Plenário da Câmara Federal aprovou cinco acordos internacionais firmados pelo governo brasileiro nas áreas de educação, defesa, serviços aéreos e investigação criminal.
A deputada federal Josi Nunes(PROS/TO) comemorou a aprovação do acordo que facilita a circulação de estudantes dos ensinos médio e fundamental entre países do Mercosul. Aprovado na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 783/17, o acordo estabelece a equivalência de certificados, títulos e estudos emitidos por países do bloco na educação básica (ensinos fundamental e médio conforme a terminologia brasileira).
“Nós votamos cinco acordos internacionais , mas eu quero aqui destacar esse da equivalência educacional com países do Mercosul. Hoje, com essas ida e vindas os nossos estudantes acabam ficando prejudicados com relação ao currículo. Com a aprovação deste acordo, o currículo do estudante será reconhecido em todos esses países”, destacou a parlamentar.
De acordo com o governo federal, o protocolo assinado em 2010 em San Juan, na Argentina, confere celeridade e reduz a burocracia exigida de estudantes que desejam estudar em outros países do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Venezuela.
O instrumento internacional prevê ainda a criação de uma Comissão Técnica Regional (CTR) no âmbito da Reunião de Ministros da Educação do Mercosul para estabelecer as equivalências de níveis educacionais entre os Países signatários. Além disso, exige que os países notifiquem os demais em caso de alterações em seus sistemas de ensino em prazo de até 120 dias. (Com informações da Agência Câmara)