O ex-prefeito de Gurupi e presidente do PDT tocantinense Laurez Moreira está perdendo as principais lideranças de seu grupo político na Capital da Amizade e no Estado. O afastamento de Família Stival, proprietária de um dos maiores grupos econômicos do Estado, com sede em Gurupi, é o maior exemplo do resultado dessas tomadas de decisões equivocadas.
Por Edson Rodrigues
Apesar disso, acreditamos que dificilmente Laurez não será o candidato a vice-governador na chapa de Wanderley Barbosa. Mas, em Gurupi e região, ele terá de redobrar esforços para recuperar a musculatura perdida junto com a Família Stival, que sempre foi um esteio importante em suas vitórias como candidato a deputado federal e prefeito. Laurez poderá escolher entre uma reaproximação com Família Stival ou buscar outras lideranças para recompor a musculatura política perdida.
Sempre lembrando que Gurupi é o terceiro maior colégio eleitoral do Estado e a prefeitura está nas mãos de uma adversária que conta com mais de R$ 80 milhões oriundos de emendas parlamentares para serem investidos em obras de infraestrutura após o período chuvoso.
Laurez foi recebido pelo Palácio Araguaia com todas as honras e tapete vermelho. Entregaram em suas mãos a presidência do Partido Democrático Brasileiro (PDT) no Estado e fizeram uma complicada engenharia política para colocar seu fiel escudeiro Gutierres Torquato na Assembleia Legislativa.
Laurez Moreira com a família Stival e Carlos Amastha - Fpto Atitude-To
Mas, ao invés de demonstrar fidelidade ao seu novo grupo, partiu para a perseguição políticas a pessoas da região sul indicadas para compor o Governo em cargo de direção, provocando um constrangimento na gestão, que não tem como norma esse comportamento.
Em determinado momento Laurez participou de várias reuniões no Bico do Papagaio ora na companhia de Ronaldo Dimas, ora junto com a senadora Kátia Abreu e Edson Tabocão. Depois, se reuniu em Gurupi com o ex prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e o empresário Oswaldo Stival, declarando em seguida que estava em um grupo político que iria discutir os destinos do Tocantins.
PDT E AS CANDIDATURAS.
O seu lançamento a candidato a governado em Gurupi, logo após ser confirmado como presidente do PDT provocou desconfiança no Palácio Araguaia. Com isso, bons candidatos a deputado federal e estadual, que deveriam se filiar ao PDT, estão repensando essa decisão.
Para recuperar seu prestígio com a Família Stival e com vários líderes que o sempre o acompanharam, Laurez Moreira precisa trabalhar muito nos bastidores.
Fazendo isso com competência, não tem nenhuma dúvida que pode recuperar seu espaço e ser o candidato a vice-governador de Wanderley Barbosa.