Lira tende a assumir liderança da federação entre partidos da direita

Posted On Sexta, 21 Março 2025 04:33
Avalie este item
(0 votos)
Ex-presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) lidera o ‘Centrão’ Ex-presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) lidera o ‘Centrão’

O PP de Arthur Lira aprovou nesta terça-feira, a parceria com União Brasil e espera retorno da sigla aliada até esta sexta-feira. A federação dos partidos da direita e extrema direita seria oficializada no próximo mês, com nome de União Progressistas

 

 

Com Correio do Brasil

 

 

Ex-presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira (PP-AL) deverá presidir aa federação integrada pelo Partido Progressistas (PP) e o União Brasil (UB). Pela lei, se federados, os partidos devem atuar juntos, como uma única sigla, pelos próximos quatro anos, com divisão do fundo partidário, tempo de televisão e o mesmo programa. O comando, porém, seria rotativo entre os dois, com substituição a cada seis meses.

Apesar de ainda estar pendente de uma resposta do União, que busca resolver impasses regionais, a federação já começou a dividir os diretórios estaduais – nove estarão sob o comando do PP; nove do União Brasil; e outros nove deverão ser distribuídos em acordo com a Executiva Nacional de cada legenda.

O PP de Arthur Lira aprovou nesta terça-feira, a parceria com União Brasil e espera retorno da sigla aliada até esta sexta-feira. A federação dos partidos da direita e extrema direita seria oficializada no próximo mês, com nome de União Progressistas.

Bancada

No início das negociações, ainda no ano passado, o Republicanos (Rep) também cogitou participar da aliança, mas desistiu nas últimas semanas. O partido abriu conversa com o PSDB, que espera uma fusão com outra legenda, sob risco de deixar de existir já nas eleições de 2026 caso não consiga atingir o quociente mínimo de parlamentares, distribuídos pelas duas Casas Legislativas.

 

Caso a federação entre PP e UB se concretize, o grupo político será o maior da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, ultrapassando o PL, de Jair Bolsonaro (PL), atual maior bancada. No Senado, as bancadas do Progressistas e do União totalizam 13 senadores.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}