Lula lidera todos os cenários na disputa presidencial de 2026, diz pesquisa

Posted On Segunda, 03 Fevereiro 2025 14:41
Avalie este item
(0 votos)

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira, 3, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em todos os cenários testados para a eleição presidencial de 2026. O levantamento indica que Lula venceria possíveis adversários, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cantor Gusttavo Lima (sem partido), o influenciador Pablo...

 

 

Com Site o cafezinho

 

 

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira, 3, mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em todos os cenários testados para a eleição presidencial de 2026.

 

O levantamento indica que Lula venceria possíveis adversários, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cantor Gusttavo Lima (sem partido), o influenciador Pablo Marçal (PRTB) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).

 

A pesquisa, realizada entre 23 e 26 de janeiro, simulou quatro cenários para o primeiro turno e seis para o segundo.

 

No segundo turno, o cantor Gusttavo Lima teria a menor desvantagem contra Lula, com uma diferença de seis pontos percentuais (41% a 35%).

 

Nos demais cenários, Lula venceria Tarcísio de Freitas por 43% a 34%, Eduardo Bolsonaro por 44% a 34% e Pablo Marçal pelo mesmo placar.

 

O levantamento também incluiu os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás. Contra Zema, Lula venceria por 45% a 28%. Na disputa com Caiado, a vantagem seria de 45% a 26%.

 

Rejeição e indecisão entre eleitores

 

A pesquisa aponta que, em todos os cenários, aproximadamente 20% dos eleitores declararam intenção de votar em branco, nulo ou se abster. Outros 3% a 4% disseram estar indecisos.

 

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, 78% afirmaram não ter definição de voto. Entre os que mencionaram candidatos, Lula e Jair Bolsonaro (inelegível até 2030) aparecem empatados com 9%, enquanto Gusttavo Lima registra 1%.

 

O levantamento também mediu o grau de conhecimento e rejeição de algumas figuras públicas. Lula é conhecido por quase todos os entrevistados, sendo aprovado por 47% e rejeitado por 49%.

 

Bolsonaro tem rejeição maior, com 53% afirmando que não votariam nele, contra 41% que declararam apoio.

 

Outros nomes testados foram Michelle Bolsonaro, Gusttavo Lima, Fernando Haddad (ministro da Fazenda) e Ratinho Júnior (governador do Paraná).

 

Gusttavo Lima e Michelle Bolsonaro são rejeitados por cerca de 50% dos entrevistados, com entre 21% e 22% afirmando desconhecê-los. Haddad e Eduardo Bolsonaro tiveram os maiores índices de rejeição, com 56% e 55%, respectivamente.

 

Cenários do primeiro turno

 

Nos cenários simulados para o primeiro turno, Lula registra intenção de voto entre 28% e 33%, a depender dos nomes testados. Sem a presença de Tarcísio de Freitas, Gusttavo Lima atinge 18%, o melhor desempenho entre os adversários.

 

Os demais candidatos, incluindo Tarcísio, Eduardo Bolsonaro, Pablo Marçal e Ciro Gomes (PDT), variam de 9% a 18% na intenção de voto.

 

Metodologia

 

A pesquisa Genial/Quaest ouviu presencialmente 4.500 eleitores com 16 anos ou mais em todos os estados do país entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. O levantamento foi financiado pela Genial Investimentos, empresa do setor financeiro controlada pelo Banco Genial.