Com foco na produção de carne premium, a AGROJEM projeta o abate de 95 mil animais no ano safra 2022/2023, com mais de 500 colaboradores e área total de 50 mil hectares, sendo 25 mil de áreas preservadas.
Escrito por Compre Rural Notícias
Fundada em 2008, a AGROJEM se destaca por sua capacidade de integrar a cadeia produtiva de proteína animal de maneira inteligente e sustentável. Com mais de 500 colaboradores e área total de 50 mil hectares, sendo 25 mil de áreas preservadas, todas as fazendas da empresa estão situadas no estado do Tocantins e são compostas pelas unidades São Geraldo (Caseara-TO), Bacaba (Miranorte-TO), Céu Azul (Divinópolis-TO), Surubim (Ipueiras-TO) e Terraboa (Almas-TO), além da sede corporativa em Palmas-TO.
Com foco na produção de carne, a AGROJEM projeta o abate de 95 mil animais no ano safra 2022/2023, a partir da conclusão de uma nova planta de confinamento na unidade Bacaba (Miranorte-TO) finalizada neste ano. Agora, são duas unidades de confinamento, sendo a primeira instalada na unidade São Geraldo.
Na AGROJEM, uma das maiores empresas de agronegócio da região Norte do país, a Fazenda São Geraldo (Caseara-TO e Marianópolis-TO) é referência para estes novos caminhos que o setor busca com a sustentabilidade.
O grupo possui um dos maiores projetos de confinamento de bovinos do país. Segundo as informações, a capacidade estática é de 50.000 bovinos (dados de 2022) na sua estrutura de confinamento. Entretanto, esses números mudaram, com a finalização da nova estrutura, conforme supracitado. Situada no coração do Brasil, a AGROJEM faz ciclo completo com recria a pasto e engorda em confinamento, em duas plantas regionais: Caseara, com capacidade estática para 28.000 animais; e Miranorte (36.000).
Com as novas instalações, e o investimento de cerca de R$ 1 bilhão na última década, a AGROJEM alcançou a capacidade de terminação de 120 mil bovinos por ano. Além disso, a fazenda abriga projetos de ILPF, com excelentes produtividades e estrutura para o desenvolvimento da agricultura na região.
Nas operações de agricultura, a AGROJEM conta com mais de 34 mil há de área entre 1ª e 2ª safra, onde parte dessa produção é destinada para fabricação de alimentos ao gado confinado. Através da unidade JEM Armazéns Gerais, a empresa possui capacidade para armazenar toda sua produção e também presta serviço a terceiros com estrutura 100% automatizada em Miranorte-TO.
Com a proposta de integração entre lavoura, pecuária, pessoas e meio ambiente, a fazenda conta com uma capacidade de armazenagem de 600 mil sacas de grãos, uma fábrica de ração com capacidade de produção de 535 toneladas por mês para demanda interna, engordando bois por ano, cultivando soja, milho e sorgo dentro da própria fazenda.
Outro ponto relevante é o melhoramento genético da raça Nelore por meio da marca NELOREJEM, criada para fornecer touros e matrizes de alto potencial ao mercado e responsável por leilões anuais que são destaques na região norte do Brasil. Todas estas ações combinadas resultam em uma alta performance operacional, gerando garantias para a indústria da carne. Atualmente, 95% dos animais fornecidos pela AGROJEM atendem aos padrões internacionais de exportação, com animais abatidos cada vez mais jovens, média de peso de 24 arrobas e rendimento de carcaça de mais de 57%.
Você sabia que o MAIOR CURRAL DA AMÉRICA LATINA É um projeto da OXEN e AGROJEM?
O mundo busca cada vez mais a carne bovina brasileira, deixando o país e o setor em grande destaque aos holofotes do consumidor que, cada vez mais, é exigente em um produto que emprega bem-estar e sustentabilidade em sua produção. Diante disso, um dos maiores projetos – a construção do maior Curral de Manejo da América Latina – vem sendo desenvolvido pela Oxen Currais e o Grupo Agrojem.
Este curral é um projeto na Fazenda Bacaba, que fica no município de Miranorte em Tocantins, a propriedade rural pertence ao grupo Agrojem e abriga um projeto de ponta que é referência na integração entre lavoura e pecuária, uma das maiores empresas de agronegócio da região Norte. Segundo o próprio site da empresa, eles afirmam que a visão empresarial é fundamental para alcançar o sucesso. “Encaramos o agronegócio com visão empresarial.
Pensamos em produtividade para cada hectare de área útil, tomando decisões por meio de números e métricas precisas. Ter gestão eficiente é se preocupar com cada detalhe do negócio e também com as pessoas que o compõem”. Ainda segundo a empresa, “olhar para o futuro é investir em bem-estar humano e também animal.
É ser uma das únicas fazendas do Tocantins a integrar lavoura e pecuária, o que garante melhor resultado para nós e também para todo o ambiente. Nosso compromisso é elevar o patamar de todo o mercado. Entendemos o que fazer, por que e como fazer para chegar ao melhor resultado para nós e para o Brasil. Nascemos para pensar o agronegócio juntos. E, juntos, fazermos a engrenagem que move o país rodar”.