Marco histórico no Brasil, a plenária em Palmas conta com a presença dos Ministros, das Mulheres, Aparecida Gonçalves, da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, disse o governador em redes sociais
Com Agência Tocantins
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, entregou armamentos e viaturas para a polícia do Tocantins nesta sexta-feira (16). A entrega ocorreu durante uma plenária do Plano Plurianual (PPA) participativo, em Palmas.
“Além de armamentos letais, não letais e equipamentos, estou trazendo 22 viaturas que estão ali fora e estão sendo entregues ao governador. Essas viaturas são do programa chamado Pronasci”, disse.
O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) tem como objetivo articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade.
O ministro afirmou que o governo federal, ao longo do ano, fará entrega de mais equipamentos e um helicóptero para a segurança pública do Tocantins.
A promessa da aeronave para o estado foi feita ainda em abril, enquanto a polícia fazia buscas por criminosos na operação Canguçu com helicópteros das forças de segurança de ouros estados que participaram da força-tarefa.
O reforço para a segurança chega em um momento em que Palmas vive uma intensa onda de violência, com aumento de mais de 200% no número de homicídios. São pelo menos 86 mortes na cidade em 2023.
Dino também falou de uma pareceria no valor de R$ 90 milhões com o governo estadual e prometeu a construção de três núcleos da Casa da Mulher Brasileira no estado, sendo uma delas em Palmas.
Orçamento participativo
A plenária do PPA contou com a presença dos ministros Flávio Dino, Simone Tebet, do Planejamento, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores. O evento tem como objetivo debater as principais políticas públicas que serão incluídas no Plano Plurianual.
A atividade desta sexta-feira é voltada para os movimentos sociais e Organizações da Sociedade Civil, mas todos podem participar do planejamento fazendo a inscrição na página do PPA Participativo.
Até o dia 14 de julho também estará ativa a plataforma Brasil Participativo, aberta às sugestões de qualquer pessoa com cadastro no Gov.Br.